TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUDITORIA DE RECURSOS HUMANOS AUDITORIA DE RH

Por:   •  7/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.106 Palavras (9 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 9

AUDITORIA DE RECURSOS HUMANOS

AUDITORIA DE RH

 

Trabalho apresentado como requisito para obtenção da segunda nota na disciplina de Auditoria de Recursos Humanos, da Faculdade Darcy Ribeiro.  

Professor (a): Silvio Roberto  

 

2015

1. INTRODUÇÃO

A auditoria de RH é fundamental para área de gestão de pessoas, pois facilita a identificação da existência de erros ou fraudes dentro da empresa. Desenvolve algumas avaliações para ajudar na verificação do controles interno de acordo com a necessidade da empresa.

Segundo Crepaldi (2002, p. 210) o auditor executa os seguintes passos:

• Levanta o sistema de controle interno:

• Verifica se o sistema levantado é o que está sendo seguido na prática;

• Avalia a possibilidade de o sistema revelar de imediatos erros e irregularidades;

• Determina o tipo, data e volume dos procedimentos de auditoria.

Os auditores de RH procuram acompanhar as áreas já estabelecidas para utilizar como comparação, com o intuito de mensurar possíveis irregularidades. Eles estudam as políticas de gestão de pessoas, verificam o processo de recrutamento e seleção, planos de cargo e salário, avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento e o departamento de pessoal dentre outras.

Realizada a auditoria, o resultado será demonstrado em relatório evidenciando toda a fundamentação sobre todos os aspectos, da legislação e da boa gestão     empresarial e não somente apontando erros, mas mostrando soluções que contemplem um direcionamento sobre as ações que a empresa deverá adotar para sanar os problemas encontrados e prevenir futuros problemas.

O auditor segue três passos para o bom desempenho de uma auditoria:

Primeiro passo é planejar como, e o que será feito naquela determinada empresa;

Segundo passo, a missão, ou seja, excutam o que foi planejado;

Terceiro passo presta relatórios das falhas encontradas ou pontos fortes e apontam um direcionamento para solucionar os problemas.

O auditor interno tem um papel importante na empresa, prevenir eventuais problemas. Não permitindo irregularidades e o auditor externo tem o mesmo papel, porém atua dentro das não conformidades solucionando os problemas detectados.  

  1. O que é auditoria de recursos humanos.

         

A auditoria de RH é uma revisão sistemática e formal desempenhada para medir custos e benefícios do programa global de RH. É fundamental dentro das empresas, pois a mesma examina analiticamente e pericialmente as operações trabalhistas, direitos e deveres do empregado e do empregador, políticas e práticas de pessoas em uma organização e avalia o seu funcionamento atual, por fim, emitindo um parecer sobre as irregularidades encontradas na análise e sugerindo melhores ações que a organização deve tomar para evitar que a empresa se depare com situações inesperadas e prejudiciais as suas operações. Com essas práticas a organização sempre poderá evoluir, aproveitando melhor seus recursos humanos, aumentando assim sua rentabilidade. Segundo Chiavenato (2004, p.490), “a auditoria de RH é a análise das políticas e práticas de pessoal de uma organização e avaliação do seu funcionamento, seguida de sugestões de melhorias”.

  1. Áreas da auditoria

  • Políticas de Recursos Humanos: servem para promover a resolução dos problemas que acabam ocorrendo com freqüências no mundo organizacional. Para evitar conflitos dentro deste ambiente, é preciso estabelecer práticas com objetivo de administrar os componentes internos e potencializar o capital humano, tendo como finalidade selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção das metas da organização.
  • Setor pessoal: trata das rotinas burocratizadas de gestão de pessoal, e tem o objetivo de prevenir e evitar demandas judiciais e infrações administrativas. Pois cada vez as reclamações trabalhistas vêm aumentando no cenário empresarial. Uma das medidas de prevenção a essas reclamações é o uso da auditoria interna no departamento de pessoal das empresas, onde irá verificar passo a passo a rotina desse setor, empregando todos os procedimentos necessários para identificação das não conformidades perante a legislação trabalhista.
  • Plano de cargos e salários: Função do auditor.

Verificar se o Plano de Classificação de Cargos e Funções está devidamente amparado por instrumento legal, emanado de autoridade competente, Verificar se para nomeações e promoções é observado às qualificações do funcionário, previstas no referido plano, Verificar se a quantidade de funcionários existente está de acordo com o previsto no Plano,se as promoções e progressões são realizadas em conformidade com o Plano, atentando para a periodicidade, mudanças de nível e de classe, se os salários, gratificações e outras vantagens percebidas pelos funcionários correspondem aos previstos no Plano, e se existe isonomia salarial.

  • Recrutamento e seleção: O processo de recrutamento e seleção precisa ser eficiente e eficaz. A eficiência consiste em fazer as coisas corretamente: contar com um mínimo de custos operacionais, envolver a gerência e suas equipes s nos dois processos, dotar a seleção de rapidez e agilidade, aplicar testes de conhecimentos que sejam válidos e precisos, saber entrevistar bem, etc. A eficácia consiste em alcançar resultados e atingir objetivos: saber trazer os melhores talentos para a empresa e, sobretudo, tornar a empresa cada dia melhor com as novas aquisições de pessoal.
  •  Avaliação e desempenho: A avaliação de desempenho é uma ferramenta utilizada para avaliar o desempenho do membro da empresa em diversos aspectos, é totalmente sigilosa e tem como intuito a descoberta de pontos positivos (buscando potencializá-los) e pontos negativos (buscando sua minimização), sendo imprescindível que as respostas aos questionamentos apresentados sejam as mais verdadeiras possíveis.
  • Treinamento e desenvolvimento: o primeiro fundamento a ser conceituado é a função do treinamento, que é qualquer atividade que contribui para tornar uma pessoa competente para exerce as suas atividades, aumenta sua capacidade para as funções atuais e prepará-la para novas oportunidades. Em segundo vem a soma de conhecimento, habilidades e atitudes,Baseiam-se em justificações, acompanhamento, registros e estatísticas, abaixo listagem de itens que a compõem:

[pic 1]

  1.  Abrangência da auditoria de recursos humanos

Administração de cargos e salários 

Benefícios e Previdência 

Comunicação com os funcionários 

Estatísticas de RH 

Gerência e Supervisão 

Higiene e Segurança no Trabalho 

Horário e condições de Trabalho 

Planejamento e Organização da administração em RH 

Relações com a comunidade 

Seleção e Recrutamento 

Treinamento e Desenvolvimento 

O planejamento do trabalho da Auditoria Interna compreende os exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos, para definir a amplitude e o período do trabalho a ser realizado, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela administração da entidade. Esse planejamento deve considerar os fatores relevantes na execução dos trabalhos, especialmente o conhecimento detalhado da política e dos instrumentos de gestão de riscos da entidade, o conhecimento detalhado das atividades operacionais e dos sistemas contábil e de controles internos e seu grau de confiabilidade. A natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos de auditoria interna a ser aplicado, alinhado com a política de gestão de riscos da entidade, já o relatório são o documento pelo qual a auditoria interna apresenta o resultado dos seus trabalhos, devendo ser redigido com objetividade e imparcialidade de forma a expressar, claramente suas conclusões, recomendações e providências a serem tomadas pela administração da entidade. O relatório da auditoria interna deve abordar, no mínimo, os seguintes aspectos: a) Objetividade e a extensão dos trabalhos; b) A metodologia adotada; c) Os principais procedimentos de auditoria aplicados e sua extensão; d) Eventuais limitações ao alcance dos procedimentos de auditoria; e) A descrição dos fatos constatados e as evidências encontradas; f) Os riscos associados aos fatos constatados; e g) As conclusões e recomendações resultantes dos fatos constatados. O relatório de auditoria interna deve ser apresentado a quem tenha solicitado o trabalho ou a quem este autorizar, devendo ser preservada a confidencialidade do seu conteúdo 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (158.5 Kb)   docx (212.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com