TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade de aprendizagem: Gestão Estratégica

Seminário: Unidade de aprendizagem: Gestão Estratégica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/8/2014  •  Seminário  •  1.514 Palavras (7 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de aprendizagem: Gestão Estratégica

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Leia e analise o artigo abaixo indicado.

Faça a leitura do texto "Planejamento ou Pensamento Estratégico?" disponível no site: http://www.intelligentia.com.br/novidades/artigos/ensaio_rap0203-2.pdf e, em seguida faça o que se pede abaixo.

a) Elabore uma análise crítica, levando em consideração os seguintes itens: (3,5 pontos)

- A síntese da opinião de 2 outros autores (com a devida referência) além do autor do texto acima Robin Alves Pagano.

- O posicionamento da unidade de aprendizagem em relação ao tema.

- As convergências e divergências entre os autores e o conteúdo da unidade de aprendizagem.

Para Pagano (2002) não existem divergências sobre as escolas de pensamento e a de planejamento estratégico pois a maximização dos resultados depende do desenvolvimento de ambas.

Já para Persona (2008) que apesar de considerar as duas processos distintos diz não acreditar em um planejamento estratégico formal devido a mutabilidade do mercado. Assim sendo, para ele um bom planejamento estratégico seria manter sempre um pensamento estratégico detectando, analisando e atendendo as oportunidades de mercado que surgem.

Gasparetto (2012) por sua vez diz que o pensamento estratégico nada mais é que um conjunto de ideias visando definir a meta do negócio e que para implantação dessa meta é que existe o planejamento estratégico.

Pelo posicionamento da unidade de aprendizagem, que mais se assemelha a visão de Pagano, para um bom planejamento estratégico além de uma boa gestão estratégica é preciso ter um pensamento estratégico flexível.

Apesar de os três autores e o conteúdo da unidade de aprendizagem terem visões bem parecidas sobre o que é um planejamento estratégico, que é uma gestão baseada em analises e o desmembramento a partir de fatos e dados concretos, Persona é o único que não acredita ser possível tal gestão devido à dificuldade de prever o futuro com base em estatísticas e dados passados e presentes.

A escola do pensamento estratégico tem um pensamento menos linear e assume que riscos e oportunidades são naturais e as empresas e gestores devem estar atentos para uma rápida tomada de decisão e mudança de planos. O único que não concorda com tal posição sobre pensamento estratégico é Gasparetto, que se afastando dos pensamentos da escola, fala se tratar apenas dos valores e visão da empresa.

b) Elabore uma dissertação com quatro parágrafos. (3,5 pontos)

- No primeiro parágrafo - Apresentar as ideias de Robin Alves Pagano e os outros 2 autores que você escolheu como fonte.

- No segundo parágrafo - Apresentar o posicionamento da unidade de aprendizagem em relação ao tema.

- No terceiro parágrafo - Apresentar as convergências e divergências entre autores e o conteúdo da unidade de aprendizagem.

- No quarto parágrafo apresente a sua conclusão abordando a partir de suas análises a importância do Pensamento e Planejamento estratégico para as organizações na atualidade.

Pagano (2002), em seu texto sobre planejamento e pensamento estratégico deixa claro não ser possível abrir mão de um pelo outro. Para ele a maximização dos resultados exige o desenvolvimento do que ele chama de “cultura estratégica”, estabelecendo atenção para todos os acontecimentos diários, dessa forma criando um comportamento em longo prazo e uma estruturação de um “sistema estratégico” permitindo a implementação de uma gestão de modo coordenado e totalmente gerenciável as estratégicas empresariais. Neste ponto podemos observar que enquanto a “cultura estratégica” está associada a escola do pensamento, o “sistema estratégico” está voltado a do planejamento. Persona (2008), por sua vez, diz em seu texto não ser possível a adoção de um bom e consistente planejamento estratégico, devido este ser baseado em dados passados e o mundo competitivo de hoje ser de grande mutabilidade. Para ele, apenas aqueles atentos as mudanças ambientais, sendo elas externas ou internas e de oportunidades ou riscos, conseguem sobreviver e conquistar uma fatia maior do mercado. Daí a necessidade dele insistir muito mais na necessidade de um pensamento estratégico do que de um planejamento estratégico. A definição de pensamento estratégico para Gasparetto (2012) é a reflexão dos desejos da alta administração da empresa, traçando onde a empresa quer chegar em um determinado tempo, tendo como base a definição do negócio da empresa, dos valores e da missão e visão. Como chegar até lá, que é de responsabilidade dos níveis gerenciais e operacionais, definindo as táticas e planos de ação, é que faz parte do planejamento estratégico.

Na apostila da unidade de aprendizagem vemos que pensamento estratégico e planejamento estratégico são ambos fundamentais para uma boa gestão estratégica, e que esta, por ser mais flexível, vai muito além do simples planejamento estratégico, se colocando como uma prática que veio resolver diversos problemas da implementação utilizando somente o planejamento estratégico. Pois, é preciso estar atento as mudanças ambientais externas e internas para possíveis ajustes nos planos de ação do desenvolvidos ou até mesmo a necessidade de um novo planejamento. Com a união do planejamento estratégico com o pensamento estratégico existe a preocupação com a projeção de cenários, e com a previsão do que possa acontecer no futuro com a organização, porque estando atento as mudanças ambientais, boas e ruins, é possível identificar se os objetivos organizacionais estão de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com