TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade Anhanguera – Uniderp Administração L&Construção

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Anhanguera – Uniderp

Administração

L&Construção

Nome – Sayra Cristine Chagas Lima Vaz

RA - 9675465590

Serie – 2 período –Administração

Anápolis 04 de novembro de 2014

Sumario

  • Introdução
  • Desenvolvimento
  • Propostas de melhorias
  • Considerações finais

Introdução

Um dos mais importantes setores da economia , a construção civil é essencial para o desenvolvimento de um país , responsável por mais de 2 milhões de empregos diretos e indiretos , de acordo com a SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e da FGV (Fundação Getúlio Vargas).  Porém é a que degrada mais o meio ambiente , pois o material que se usa na construção e retirada da natureza, desde a produção até o finalização da obra.

A construção civil é a que mais gera resíduos , sendo duas vezes maior que o lixo urbano , com isso esses entulhos se misturam com outros lixos, pois não tem o desacate correto e nem fazem a reutilização que poderia diminuir o impacto ambiental.

A produção de materiais de construção é, ainda, responsável por poluição que ultrapassa limites tolerados em poeira e CO2. O processo produtivo do cimento necessariamente gera o gás carbônico, um dos principais causadores do efeito estufa. Para cada tonelada de clinquer (componente básico do cimento) produzido, mais de 600 kgA de CO2 são lançados na atmosfera. Junte-se o sedimento ambiental da produção de outras indústrias com o crescimento mundial da fabricação de cimento, o resultado é que a participação do insumo no CO2 total mais que dobrou no período de 30 anos, entre 1950 e 1980. Outros materiais usados em grande escala têm problemas similares.

“Hoje, aproximadamente 40% da energia mundial são consumidas pelos edifícios”, diz Scillag, explicando que o consumo energético nas edificações ocorre em dois momentos. Na etapa pré-operacional ou de energia embutida, aquela da extração e fabricação de materiais, do transporte até a obra e da construção do edifício. “Porém, a etapa em que a edificação mais consome energia é durante sua ocupação, em manutenção e demolição”,

A construção civil é responsável pelo exorbitante gasto de agua potável no mundo, chega a ser gasto 50% de água nas construções.

A construção civil é muito importante para o crescimento do país , mais tem que ser pensado no meio ambiente também por que sem ele não temos vida.Com isso podemos desenvolver alguns projetos de reutilização tanto dos matérias gasto na construção, e evita os desperdices que são também um grande vilão.

Logo abaixo veremos como adotar uma economia sustentável  

Propostas

Material

Ação

Resultado

telhas de garrafa pet

retirada de garrafas pet do meio ambiente

telhas mais resistentes ao calor, não acumula mofo e fungos

Cola para fixação de tijolos e piso

diminuir o acumulo de massas de concreto nas construções

agilidade no termino da construção, redução nos entulhos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (144.3 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com