TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Por:   •  21/6/2023  •  Projeto de pesquisa  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Lorenzo Menezes Silveira - 00324720

Resumo Capitulo 13

No Capítulo 13, o foco está nos custos de produção e sua relação com a oferta e a maximização do lucro das empresas. O capítulo também aborda a Organização Industrial e como as decisões das empresas são influenciadas pelas condições do mercado externo. O conceito de custo é introduzido como aquilo que uma pessoa ou empresa abre mão para obter algo. Dentro de uma empresa, são considerados diferentes tipos de custos. Os custos explícitos referem-se aos gastos com insumos pelos quais as empresas devem desembolsar um valor. Por outro lado, os custos implícitos não exigem um desembolso direto por parte da empresa. Um exemplo de custo implícito é o salário do dono da empresa, que muitas vezes abre mão de recebê-lo por ser o proprietário.

Outro exemplo de custo implícito é o custo de oportunidade do capital financeiro investido na atividade. A Receita Total é o valor total que uma empresa recebe pela venda de seus produtos ou produção, enquanto o Custo Total é o valor de mercado dos insumos utilizados pela empresa na produção. Os economistas distinguem entre o lucro econômico e o lucro contábil. O lucro econômico é calculado subtraindo-se os custos de oportunidade (explícitos e implícitos) da receita total. Já o lucro contábil é calculado subtraindo-se apenas os custos explícitos da receita total.

Com base nessas informações, pode-se concluir que uma empresa só obtém lucro se a Receita Total cobrir todos os custos de oportunidade. O conceito de Produto Marginal é introduzido como o aumento na quantidade produzida que se obtém a partir de uma unidade adicional do insumo em questão. O Produto Marginal Decrescente refere-se à propriedade de um insumo diminuir à medida que a quantidade desse insumo aumenta. Os Custos Fixos não variam com a quantidade produzida e podem ser incorridos mesmo que a empresa não produza nada. Por outro lado, os Custos Variáveis mudam à medida que a quantidade produzida varia. Um exemplo de custo fixo é o aluguel de uma casa, enquanto um exemplo de custo variável é o custo dos limões e outros ingredientes necessários para a produção.

O Custo Total de uma empresa é a soma dos Custos Fixos e Custos Variáveis. O Custo Fixo é calculado dividindo-se os Custos Fixos pela Quantidade Produzida, enquanto o Custo Variável é calculado dividindo-se os Custos Variáveis pela Quantidade Produzida. O Custo Marginal representa o aumento no custo total que ocorre com a produção de uma unidade adicional. A Escala Eficiente é a quantidade produzida que minimiza o custo médio total. As Economias de Escala ocorrem quando o custo total médio de longo prazo diminui à medida que a quantidade produzida aumenta. Por outro lado, as Deseconomias de Escala ocorrem quando o custo total médio de longo prazo aumenta com o aumento da quantidade produzida.

As economias e deseconomias de escala têm um impacto significativo na produção e podem resultar em uma curva de custo total inclinada, à medida que a quantidade produzida aumenta ou diminui.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Lorenzo Menezes Silveira - 00324720

Resumo Capitulo 14

Um mercado competitivo é caracterizado por uma grande quantidade de compradores e vendedores, onde o bem oferecido pelos vendedores é geralmente o mesmo. Nesse tipo de mercado, as empresas são livres para entrar ou sair quando desejarem. No mercado competitivo, o objetivo das empresas é maximizar o lucro, que é calculado subtraindo-se o total das receitas do total dos custos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (102.1 Kb)   docx (41 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com