TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Usina Hidrelétrica Foz do Riacho Doce

Por:   •  13/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.778 Palavras (8 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        MOVIMENTOS SOCIAIS E A TECNOLOGIA VERDE - CONCEITOS        4

2.2        PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL COMO APOIO À GESTÃO DE PESSOAS        5

2.3        CASO DA USINA HIDRELÉTRICA FOZ DO RIACHO DOCE SOB A ÓTICA DO DIREITO EMPRESARIAL        7

3        CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        10



  1. INTRODUÇÃO

 As usinas hidrelétricas exercem um papel muito importante como fonte de energia no mundo atual. No Brasil, devido a sua vasta quantidade de rios, grande maioria da energia elétrica disponível tem sido provenientes de usinas hidrelétricas. Porém, este tipo de geração de energia produz sérios impactos tanto ambientais quanto sociais.

Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre o caso da Usina Hidrelétrica Foz do Riacho Doce sob o viés das disciplinas que foram estudadas ao longo do semestre sendo elas: Gestão de Pessoas, Responsabilidade Social e Ambiental, Direito Empresarial e do Trabalho.

Será possível avaliar os conceitos de movimentos sociais e de Tecnologia Verde dentro do contexto do caso a ser analisado, além de expor um pouco mais sobre o MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), que foi um movimento idealizado por agricultores a partir de 1970 no intuito de ajudar as famílias e os trabalhadores atingidos pela construção de barragens.

Discorrerá também sobre a importância da colaboração das pessoas e das empresas com a adoção de práticas sustentáveis com base num pensamento mais “verde”. Num segundo momento, falaremos sobre a relevância da pesquisa de clima organizacional no apoio às decisões estratégicas e propomos um modelo de pesquisa que comumente é aplicada.

Por fim, falaremos sobre os conflitos existentes na construção dessas usinas com a ordem econômica e seus princípios, destacando dentro do Direito Empresarial aspectos pertinentes a este assunto.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. MOVIMENTOS SOCIAIS E A TECNOLOGIA VERDE - CONCEITOS

Quando se pretende tratar de movimentos sociais, a primeira coisa a destacar é a sua importância como parte das Ciências Sociais. Eles sempre vão expressar melhor os contextos antropológicos, sociológicos, políticos e etc. Por isto, é possível afirmar que estes movimentos são criações provenientes da modernidade e que conseguem expressar da melhor maneira a atuação de indivíduos que pretendem imprimir mudanças na sociedade que atuam.

Segundo Gohn (2008), os movimentos sociais são uma espécie de diagnóstico da sociedade, no qual se criam propostas. Costumam atuar em redes elaborando ações coletivas que vão agir como resistência à exclusão visando a inclusão social. Estes por sua vez possuem características básicas: possuem uma identidade, têm opositores e fundamentam-se em um projeto de vida e de sociedade ideal.

Dentro do caso a ser analisado sobre a usina hidrelétrica Foz do Riacho Doce pode-se observar um exemplo claro de movimento social: o MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens). Este movimento surgiu no intuito de organizar os que foram prejudicados pela construção de barragens, surgindo na década de 1970 a partir da mobilização de agricultores descontentes com este tipo de empreendimento.

Segundo dados cerca de três mil famílias tiveram suas terras alagadas pelas águas do Rio Doce gerando problemas não só com a questão de moradia dos ribeirinhos, mas acarretando problemas econômicos para os trabalhadores. Com base nisso, destaca a importância das lutas feitas pelo movimento.

O MAB sugere a implementação das políticas públicas por meio de práticas mais sustentáveis e responsáveis. De maneira atuante e organizada eles buscam maneiras de negociar com os empreendedores das barragens um processo de indenização aos atingidos garantindo-lhes o direito ao reassentamento rural coletivo, a formação de equipes para analisar os casos de indenização negados pela empresa, indenizações reavaliadas a cada seis meses por intermédio de uma pesquisa de preço para serem reajustadas.

A adoção de práticas sustentáveis não tem sido buscada apenas por movimentos, atualmente algumas empresas estão optando por pensar cada vez mais no meio ambiente, cientes de que a tecnologia tem sido uma das grandes responsáveis pelo consumo dos recursos naturais do planeta. Temos também a energia que é consumida durante os processos, entrando na conta o desperdício de energia de aparelhos eletrônicos.

Com base nisso, inúmeras empresas tem desenvolvido produtos que não emitem ou emitem menos gases poluentes, que utilizam energias renováveis e etc. O foco principal dentro desta “tecnologia verde” é não danificar a natureza com os produtos eletrônicos tanto no momento de sua utilização quanto em seu descarte.

Faz-se imperativo que tanto as empresas quanto as pessoas colaborem, isso envolve desde o consumo de água e energia até a compra de produtos de empresas social e ambientalmente responsáveis. Por mais que a usina hidrelétrica Foz do Riacho Doce tem se preocupado com as questões socioambientais, um modelo de utilização da tecnologia verde poderia ser implantado, baseando-se em três pilares:

  • Fabricação Sustentável.
  • Gerenciamento e utilização de TI Sustentável.
  • Descarte Sustentável.

  1. PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL COMO APOIO À GESTÃO DE PESSOAS

É correto afirmar que um ambiente saudável ajuda a produzir mais. Afinal, em um ambiente de trabalho que as pessoas estejam satisfeitas transforma-se em maior rentabilidade para a empresa.

Para isso, a equipe de Gestão de Pessoas deve atuar de maneira estratégica, mensurando suas ações através de processos que venham agregar ao máximo benefícios à organização. Sabe-se no entanto que o que faz a diferença em qualquer empresa é o seu capital humano, e um instrumento de apoio que pode auxiliar na mensuração da satisfação das pessoas se chama “pesquisa de clima organizacional”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (142.4 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com