TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HIDRELÉTRICA DO RIACHO DOCE: RESPONSABILIDADE AMBIENTAL, SOCIAL E DO TRABALHO

Por:   •  2/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.973 Palavras (12 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

ANA PAULA MENDES

JOSÉ ALMIR FREITAS ASSÉRIO JÚNIOR

LUCAS HENRIQUE QUADROS SEIXAS NUNES PEREIRA MAYLLA SILVA ARAÚJO

HIDRELÉTRICA DO RIACHO DOCE: RESPONSABILIDADE AMBIENTAL, SOCIAL E DO TRABALHO

[pic 2]

EUNÁPOLIS

2017


ANA PAULA MENDES

JOSÉ ALMIR FREITAS ASSÉRIO JÚNIOR

LUCAS HENRIQUE QUADROS SEIXAS NUNES PEREIRA MAYLLA SILVA ARAÚJO

HIDRELÉTRICA DO RIACHO DOCE: RESPONSABILIDADE AMBIENTAL, SOCIAL E DO TRABALHO

Trabalho apresentado a Universidade Norte do Paraná –

UNOPAR        para        obtenção        de        nota        nas        disciplinas        de

Gestão  de  Pessoas,  Responsabilidade  Social,  Direito

Empresarial e do trabalho.

Tutores: Amanda Araújo Loures Aquiles e Vandick Lima dos Santos

[pic 3]

EUNÁPOLIS

2017


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL        3

3        GESTÃO DE PESSOAS        5

4        DIREITO EMPRESARIAL E DO TRABALHO        8

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

6        REFERENCIAS        11


3

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda questões acerca dos impactos sociais, econômicos, ambientais e do trabalho na Construção da Hidrelétrica do Riacho Doce, considerando as dimensões de responsabilidade empresarial e ambiental, englobando também aspectos relacionados ao direito do trabalho e da gestão de pessoas. Para tanto, o trabalho se divide em três partes.

Na primeira parte, discute-se sobre a responsabilidade social e ambiental e os aspectos relacionados a essa temática, de forma resumida, buscando dar maior enfoque a importância dos movimentos sociais nesse contexto, e em especial ao Movimento dos Atingidos Por Barragens – MAB, e sua luta para a garantia de direitos de pessoas vitimas de empreendimentos de barragens e seus impactos ambientais e sociais.

Na segunda parte, apresentam-se algumas considerações acerca da gestão de pessoas, sua importância para a organização, refletindo sobre a relevância da pesquisa de clima organizacional no âmbito da mesma para a mensuração do clima na organização e da satisfação dos colaboradores. Ainda na segunda parte, apresenta-se também um instrumento de pesquisa de Clima Organizacional, no qual é proposta a investigação de quatro eixos acerca do clima na organização, a saber; Relacionamento Interpessoal; Condições de Trabalho; Remuneração; Desenvolvimento Profissional.

Na terceira parte, apesentam-se algumas considerações acerca do direito empresarial e do trabalho e sua relação com as principais dimensões dessa questão, a partir do entendimento de que estas estão relacionadas principalmente aos principios de responsabilidade social, ambiental e do trabalho.

2 RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

As discussões acerca da Responsabilidade Social e Ambiental das empresas é um fenômeno que na atualidade ganha cada dia mais espaço no meio empresarial bem como em diversificados espaços, principalmente do ponto de vista da representatividade dessa temática para as concepções e debates que permeiam a questão social versus empresariado nos tempos contemporâneos.


4

Desta forma, os estudos acerca dessa temática se apresentam como ferramenta que pode contribuir significativamente para a expansão e aprofundamento dos debates acerca dessa temática.

Assim, este tópico visa discutir a Responsabilidade Social Empresarial sob a ótica dessa e seu papel enquanto elemento indispensável ao exercício de cidadania por parte das empresas.

A partir da década de 80, com os processos de mudanças na ordem societária provenientes de diversos movimentos sociais decorrentes daquela época, assim como pela conjuntura social naquele período, várias mudanças começam a surgir, trazendo novas demandas e também um novo contexto para a ação do Estado.

Essas mudanças surgidas conferem uma nova roupagem a dinâmica de execução de politicas e programas por parte do Estado, especialmente no sentido de demandar uma reorganização de suas ações e funções, que a partir de então passam a ser definidas por múltiplas determinações acompanhadas de tendências enraizadas nos processos de reprodução sócio histórica.

Faz-se importante refletir, no que se refere ao alcance desses trabalhos, visto que “são necessárias medidas que possibilitem a distribuição de renda para que o dinamismo econômico favoreça padrões de equidade social” uma vez que uma das principais atribuições a que se destina estas políticas é a permanente criação de programas e projetos que possibilitem a geração de trabalho e renda. (COSTA, 2005, p. 182).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (254.3 Kb)   docx (98.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com