TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HIDRELÉTRICA DO RIACHO DOCE

Por:   •  10/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.030 Palavras (13 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

SISTEMA EAD DE ENSINO 100% ON-LINE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO 4º SEMESTRE- TURMA 17

VITOR HENRIQUE SILVESTRE MARTINS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL GESTÃO DE PESSOAS

DIREITO EMPRESARIAL E DO TRABALHO SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR IV

HIDRELÉTRICA DO RIACHO DOCE

[pic 5]

São José do Rio Preto

2017


VITOR HENRIQUE SILVESTRE MARTINS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

HIDRELÉTRICA DO RIACHO DOCE

Trabalho de complementação de conceito e atividades apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média para o 4º semestre da disciplina de Bacharelado em Administração- 100% on-line - Turma 17

Orientador: Prof.: Elias Barreiros; Indiara Beltrame Brancher; Janaina Carla Vargas S. Testa; Emília Yoko Okayama; Natalia Branco Lopes; Aleksander Roncon; Nicole Cerci Mostagi; Ewerton Taveira Cangussu; Elizete Alice Zampronio; Eduardo Faria Nogueira.

  São José do Rio Preto                                      2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO .................................................. Erro! Indicador não definido.

  1. RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL        4
  1. MOVIMENTOS SOCIAS        4-5
  2. TECNOÇOGIA VERDE        5-6-7
  1. GESTÃO DE PESSOAS        7
  1. CLIMA ORGANIZACIONAL        7
  2. AVALIANDO AS DIMENSÕES DAS ORGANIZAÇÕES        8-9
  1. DIREITO EMPRESARIAL        9
  1. ANALISANDO OS CONFLITOS SOB O VIÉS DO DIREITO EMPRESARIAL

................................................................................................................................9-10

  1. CORRELAÇÃO ENTRE ORDEM ECONÔMICA E A DEFESA DO MEIO AMBIENTE        10-11
  1. IMAGENS ILUSTRATIVAS        12
  2. CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS        14


  1. INTRODUÇÃO

O emprego da energia elétrica no país teve como marcos pioneiros a instalação da Usina Hidrelétrica Ribeirão do Inferno, em 1883, destinada ao fornecimento de força motriz a serviços de mineração em Diamantina, Minas Gerais; a Usina Hidrelétrica da Companhia Fiação e Tecidos São Silvestre, de 1885, no município de Viçosa, também em Minas Gerais; a Usina Hidrelétrica Ribeirão dos Macacos, em 1887, no mesmo estado; a Usina Termelétrica Velha Porto Alegre, em 1887, no Rio Grande do Sul; e a Usina Hidrelétrica Marmelos, realizada em 1889, em Juiz de Fora, Minas Gerais, por iniciativa do Indus Bernardo Mascarenhas. Até a primeira década do século XX, foi construído no país um grande número de pequenas usinas geradoras de energia elétrica, cuja produção visava o atendimento dos serviços públicos instalados nas cidades, sendo empregada predominantemente na iluminação pública e particular, nos bondes utilizados para o transporte coletivo e no fornecimento de força motriz a unidades industriais, sobretudo do setor têxtil.

Para que se inicie todo processo de construção de Usinas Hidrelétricas, várias licenças, estudos de impactos ambientais, prospecções de gastos, estudos de viabilidade de implantação do empreendimento, dentre outros fatores, são levantados e minuciosamente analisados por profissionais para garantir o produto final e minimizar ao máximo os transtornos que inevitavelmente serão causados às populações que serão diretamente atingidas pelo empreendimento.

Neste trabalho proposto, analisaremos quais são esses impactos, quem são os grupos que defendem as causas abrangidas pela população, e as medidas mitigatórias que são utilizadas para preservar a integridade de cada uma dessas famílias afetadas com o processo de instalação da Usina.

Abrangeremos também como funciona a gestão de pessoas e o direto que cada uma tem perante as leis de nosso país.


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1- RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

Segundo   o   Livro    Verde    da    Comissão    Europeia    (2001),   a responsabilidade social é um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Com base nesse pressuposto, a gestão das empresas não pode, e/ou não deve, ser norteada apenas para o cumprimento de interesses dos proprietários das mesmas, mas também pelos de outros detentores de interesses como, por exemplo, os trabalhadores, as comunidades locais, os clientes, os fornecedores, as autoridades públicas, os concorrentes e a sociedade em geral, conhecidos também como Stakeholders¹.

¹ “Stakeholder” significa público estratégico e descreve uma pessoa ou grupo que tem interesse em uma empresa, negócio ou indústria, podendo ou não ter feito um investimento neles.

Em inglês stake significa interesse, participação, risco. Holder significa aquele  que  possui.  Assim, stakeholder também  significa parte  interessada ou interveniente. É uma palavra em inglês muito utilizada nas áreas de comunicação, administração e tecnologia da informação cujo objetivo é designar as pessoas e grupos mais importantes para um planejamento estratégico ou plano de negócios, ou seja, as partes interessadas.

2.1.1. Movimentos Sociais

Em linhas gerais, o conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade  e  de  um  contexto   específicos,   permeados   por   tensões   sociais. Os movimentos sociais são característicos de uma sociedade plural, que se constrói em torno do embate político por interesses coletivos e/ou individuais. Podem objetivar a mudança, a transição ou mesmo a revolução de uma realidade hostil a certo grupo ou classe social. Seja a luta por um algum ideal, seja pelo questionamento de uma determinada realidade que se caracterize como algo impeditivo da realização dos anseios deste movimento, este último constrói uma identidade para a luta e defesa de seus interesses. Fazem parte dos movimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (445 Kb)   docx (281.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com