TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL: HIDRELÉTRICA DO RIACHO DOCE

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.945 Palavras (8 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

LUIH ADRIANO MARQUES

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

HIDRELÉTRICA DO RIACHO DOCE

[pic 3]

Wenceslau Braz - PR

2017

LUIH ADRIANO MARQUES

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

HIDRELÉTRICA DO RIACHO DOCE

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de: Responsabilidade Social e Ambiental; Gestão de Pessoas; Direito Empresarial e do Trabalho; Seminário Interdisciplinar IV.

Tutor Eletrônico: André Eugênio da Silva

Tutor de Sala: Vânia Pereira Silva Batista.

Wenceslau Braz - PR

2017


[pic 4][pic 5]

1        INTRODUÇÃO        3

2        RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL        4

2.1        MOVIMENTOS SOCIAIS        4

2.2        TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE        5

2.2.1        Tecnologia Verde        5

3        GESTÃO DE PESSOAS        6

4        DIREITO EMPRESARIAL E DO TRABALHO        8

CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10



  1. INTRODUÇÃO

A proposta de Produção Textual terá como temática “Hidrelétrica do Riacho Doce”, o que nos dará maior base sobre os assuntos estudados nas diversas disciplinas aplicadas neste semestre do curso. No trabalho será realizada uma investigação, sistematizando critérios e padrões qualitativos e quantitativos relacionados a uma situação geradora de aprendizagem, referente a cada disciplina.

Será feita uma análise do caso da Hidrelétrica Riacho Doce no que se refere aos aspectos pertinentes a responsabilidade social e ambiental; gestão de pessoas; direito empresarial e do trabalho.

Também será descrito sobre como a tecnologia pode ser utilizada no favorecimento ao meio ambiente, conceituando o que é a tecnologia verde e o que são Movimentos Sociais.

No tópico Gestão de Pessoas, falaremos sobre ambiente organizacional, como o clima da organização influencia no bom andamento da empresa, realizando um instrumento de pesquisa de 4 dimensões com 16 questões relacionadas com a opinião dos colaboradores a respeito do clima organizacional.

Sobre Direito Empresarial e do Trabalho, veremos que com a construção da usina, surgem alguns conflitos entre desenvolvimento econômico  e a preservação do meio ambiente, a partir desta afirmação, será apresentada uma análise deste conflito refletindo sobre a ordem econômica no Brasil e a sua finalidade que é assegurar a todos a existência digna, correlacionando com a defesa do meio ambiente, umas das principais ordens econômicas.


  1. RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL
  1. MOVIMENTOS SOCIAIS

Existe um movimento que contesta o número de famílias atingidas pelo empreendimento Foz do Rio Doce, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), por meio desta afirmação, conceituaremos sobre o que são Movimentos Sociais.

Os movimentos sociais são os meios de intervenção direta no contexto político que os grupos minoritários possuem, por meio de uma ação grupal que lutam por um objetivo comum, dentro de uma sociedade ou de um contexto específico.

Segundo (2012, p. online):        

Os movimentos sociais são característicos de uma sociedade plural, que se constrói em torno do embate político por interesses coletivos e/ou individuais. Assim sendo, a organização de indivíduos em prol de uma causa é uma característica de uma sociedade politicamente ativa. Os grupos que produzem ação em busca da representação política de seus anseios atuam de modo a produzir pressão direta ou indireta no corpo político de um Estado. Para isso, várias formas de ações coletivas são usadas, como a denúncia, as passeatas, marchas etc. (RODRIGUES, 2012, p. online).

O Brasil, os movimentos sociais ganharam mais importância a partir da década de 60, quando surgiram os primeiros movimentos de luta contra a política vigente, ou seja, a população insatisfeita com as transformações ocorridas tanto no campo econômico e social. Mas, antes, na década de 50, os movimentos nos espaços rural e urbano adquiriram visibilidade.

Os principais movimentos sociais no Brasil são: As ações coletivas mais conhecidas no Brasil são o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS) e os movimentos em defesa dos índios, negros e das mulheres (RODRIGUES, 2012). Os movimentos sociais estão diretamente ligados à resolução de problemas sociais, e não à reivindicação de posses materiais.

  1. TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE

A tecnologia pode trazer vários benefícios no que se refere às questões ambientais, como por exemplo, por meio dela as pessoas conseguem obter muitas informações sem precisar se deslocar para outros lugares, o que influencia na quantidade de veículos nas ruas, diminuindo também o fluxo de pessoas. Tal benefício também é estendido no ramo da agricultura.

De acordo com Silveira (2016, p. online):        

Na área da agricultura, a utilização desses softwares ajuda na diminuição do uso de insumos, fertilizantes e pesticidas. Também é possível economizar diversas etapas no processo de plantio, o que significa menos gases lançados na atmosfera (SILVEIRA, 2016, p. online).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (127.7 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com