TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HIDRELÉTRICA DO RIACHO DOCE

Por:   •  25/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.052 Palavras (9 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

ADMINISTRAÇÃO- 4° semestre

HIDRELÉTRICA DO RIACHO DOCE

[pic 3]

Barra de São Francisco-ES

2017

HIDRELÉTRICA DO RIACHO DOCE

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Responsabilidade Social e Ambiental; Gestão de Pessoas; Direito Empresarial e do Trabalho; Seminário Interdisciplinar IV.

[pic 4]

Barra de São Francisco

2017


Sumário

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        4

RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL        4

TECNOLOGIAS EM FAVOR DO MEIO AMBIENTE        4

TECNOLOGIA VERDE        5

GESTÃO DE PESSOAS – CLIMA ORGANIZACIONAL        6

CENÁRIO 1 – COMUNICAÇÃO        6

CENÁRIO 2 – ESTILO DE GESTÃO        6

CENÁRIO 3 – REMUNERAÇÃO        7

CENÁRIO 4 – CONDIÇOES DE TRABALHO        7

DIREITO EMPRESARIAL        7

ANALISE DO CONFLITO DA USINA HIDRELÉTRICA FOZ DO RIACHO DOCE        8

ORDEM ECONÔMICA E A DEFESA DO MEIO AMBIENTE        8

CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10


INTRODUÇÃO

            Neste presente trabalho ira-se desenvolver uma atividade de investigação e análise da situação da Usina Hidrelétrica Foz do Riacho Doce, que está instalada entre os municípios de Águas de Purificação e o município de Lotus, tendo como coordenadas geográficas 27º 08’ 22,75” de latitude sul e 53º 02’ 50,59’’ de longitude oeste.

            O presente trabalho explana pontos importantes da atuação da Usina Hidrelétrica Foz do Riacho Doce, os impactos ambientais e socioeconômicos que ele exerce sobre a região e sua população. Tal população que anteriormente tirava seu sustento primordialmente através da pesca no rio Riacho Doce, e que agora teve uma diminuição significativa em seu rendimento.

            A análise se dará através de alguns pontos, tais como: apresentação da responsabilidade social e ambiental, tecnologias em favor do meio ambiente, gestão de pessoas e clima organizacional e desdobramentos a respeito do direito empresarial. Todos esses pontos servirão para tornar claro e conciso detalhamentos importantes dentro do ambiente citado.

DESENVOLVIMENTO

RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

           

            Movimentos sociais são formas de expressão que são organizadas pela sociedade. Eles agem de forma coletiva com intuito de promover a inclusão social. Tais movimentos estão fortemente ligados a fatores de moralidade e bem-estar geral de determinado grupo social.

Segundo Medeiros (acesso em 20 de out. 2017)

Para haver esses movimentos sociais os motivos são os mais diversos, em geral são frutos da insatisfação popular frente a má gestão dos líderes políticos então eleitos pelo povo, que reivindicam ações efetivas para os quais foram eleitos, em áreas como SaúdeEducaçãoMeio Ambiente, habitação, entre outras demandas não atendidas, fomentando indignação no povo e levando este a realizar movimentos e manifestações populares.



            No caso da usina Hidroelétrica da foz do riacho doce existe uma discordância aceca da quantidade de famílias, para a empresa responsável pelas obras o número de famílias que tiveram que deixar suas residências é de aproximadamente 2,4 mil famílias. Mas de acordo com os movimentos sócias, esse número se eleva para aproximadamente 3 mil, o que caracteriza em uma grande divergência.

            Para estabelecer um consenso a respeito desse problema seria necessário um profundo estudo, comprovando o real número de famílias, e tentar solucionar quaisquer conflitos de ideias entre a população e a empresa. E ainda oferecendo todo o suporte para que elas pudessem se estabelecer em outras localidades, se assim desejarem.

TECNOLOGIAS EM FAVOR DO MEIO AMBIENTE

            Atualmente, a grande maioria dos problemas causados ao meio ambiente, estão fortemente ligados ao consumo desenfreado de recursos energéticos. Mas nos últimos anos o desenvolvimento tecnológico tem servido de apoio para o meio ambiente, fornecendo inúmeras ferramentas que quando utilizadas de forma correta mitigam problemas ambientais.

            “[..] o desenvolvimento tecnológico deixou de ser visto apenas como vilão para tornar-se um auxiliar na minimização dos efeitos negativos das atividades produtivas para o meio ambiente” (Pinelli, acesso em 20 de out 2017).

            Um bom exemplo e a Tecnologia da Informação (TI), que combina a internet com a existências de satélites altamente tecnológicos para apontar áreas que precisam de maior atenção. O próprio uso do GPS associados com aplicativos específicos tem contribuição decisiva para a redução da emissão de CO2 na atmosfera.

            Outra tecnologia que certamente veio para conquistar seu espaço, são as chamadas energias limpas: energias eólica e solar. Que ao contrário das outras fontes produtoras de energia tais como, hidroelétrica, geotérmica e nuclear, tem sua forma de produção muito menos agressiva dentro da natureza.

TECNOLOGIA VERDE

            De acordo com ITAUTEC (acesso em 20 de out. 2017), A chamada tecnologia verde é uma expressão utilizada para tornar notável a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade. Tem como intuito promover o uso eficiente de energia, avaliando aspectos como, cadeia produtiva, uso e reuso de recursos naturais, reciclagem de equipamentos, infraestrutura entre outros aspectos.

            Todo esse processo facilita na hora de troca de entre empresa e o meio que a norteia, promove uma atuação menos agressiva no meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (144 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com