TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valores Fundamentais para os Indivíduos na s Organizações

Por:   •  2/6/2015  •  Dissertação  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 4

VALORES FUNDAMENTAIS PARA O COMPROMETIMENTO DOS INDIVÍDUOS NA ORGANIZAÇÃO.

   O comprometimento deixou de ser uma qualidade ou virtude pessoal e passou a ser um requisito fundamental para cada pessoa dentro de uma organização. Comprometimento não significa mais somente seguir normas e regras, e sim estar empenhado no alcance dos objetivos e metas de uma organização, ou seja, desejar o seu sucesso e trabalhar continuamente por ele.

CONCEITUAÇÃO DE COMPROMETIMENTO.

   Comprometimento esta ligado a uma forte identificação do funcionário, colaborador ou individuo, com a missão e com os valores da organização. É algo maior que o simples envolvimento, é o grau ao qual uma pessoa se identifica psicologicamente com o seu trabalho.

   Não deixamos também de ressaltar a importância, cada vez maior, de se ter profissionais  mais comprometidos, visto que a busca por qualidade e eficiência das organizações geram uma necessidade maior no dia-a-dia, do empenho das pessoas no trabalho e hoje é visto como uma vantagem competitiva.

COMPROMETIMENTO X ENVOLVIMENTO.

   Comprometimento esta ligado bem mais ao fato de empenhar-se de forma espontânea, é ter um engajamento e uma disposição pela realização da sua tarefa, é estar movido pelo desejo de ter seus objetivos alcançados da forma mais eficiente e eficaz, é demonstrar um desejo muito grande de ver o sucesso da sua ação se realizando, é algo maior que o envolvimento, que é entendido bem mais como a parte mecânica no processo realizado por uma pessoa.

CONCEITUAÇÃO DE VALORES.

   Valores são os que sustentam as atitudes, é o que determina a forma de julgar o comportamento organizacional, e estimulam a motivação parar a ação. Quando aplicados de uma forma correta e assimilados por todos, passam a se tornar um habito comportamental.

RELAÇÃO ENTRE CULTURA, VALORES E COMPROMETIMENTO.

   Para se que se tenha um comprometimento das pessoas, colaboradores ou indivíduos, é necessário o entendimento por todos da cultura da organização. É preciso fazer uma análise apropriada da cultura e de seus valores para que se possa ter uma melhor estratégia para a implementação dos valores que irão nortear o comprometimento.

COMPREENDENDO CULTURA ORGANIZACIONAL.

   A cultura organizacional é o conjunto de condutas que regem as organizações. Esta composta por fatores constituídos, que visam harmonizar dentro de uma organização a relação entre todos indivíduos. Estas condutas estão compostas por elementos, denominados fatores constitutivos.Esses fatores  acabam definindo a cultura organizacional, como sendo um conjunto de valores , expressos em elementos simbólicos e em praticas organizacionais.O comportamento e o comprometimento  do indivíduo pode ser um reflexo da cultura, ou também, ser causados por contingências .

CULTURA FAVORÁVEL AO COMPROMETIMENTO.  

   Cultura favorável ao comprometimento é aquela que estamos vendo cada dia mais dentro das grandes organizações, mesmo sabendo que não são exclusivas a organizações de grande  porte. São culturas que incentivam verdadeiramente o aprendizado e trabalham com algumas orientações que são decisivas ao sucesso desta metodologia como: equilíbrio entre o interesse de todos envolvidos, concentração nas pessoas e não nos processos, estimulo a comunicação aberta, crença no trabalho em equipe entre outras. Vale destacar que a cultura que propicia o aprendizado, também será propícia ao desenvolvimento do comprometimento dos funcionários, pois ela molda as atitudes e os comportamentos das pessoas,ao mesmo tempo em que influência decisivamente o modo como a organização interage com o seu ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com