TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valores da organização

Exam: Valores da organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  Exam  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 4

1)Explique sobre os significados de organização.

De um modo geral, organização é a forma como se dispõe um sistema para atingir os resultados pretendidos. Em Administração de Empresas, entende-se por organização uma entidade social formada por duas ou mais pessoas que trabalham de forma coordenada em determinado ambiente externo visando um objetivo coletivo. Envolve a divisão de tarefas e atribuição de responsabilidades.

2)Como se dá a função Organização nos níveis estratégico, tático e operacional?

Toda empresa ou organização conta com três níveis de decisão e operação. Mesmo quando a empresa conta apenas com o empreendedor, esta pessoa acaba se desdobrando em tarefas correlatas a esses três níveis. É importante conhecer esses três níveis para distribuir bem as tarefas e para que a Organização não se descuide de nenhum. Cada nível terá a sua forma de planejar específica.

3)Com qual objetivo fazemos o desenho organizacional?

Para selecionar e gerenciar vários aspectos e dimensões da estrutura e cultura de forma que a organização possa controlar as atividades necessárias para atingir seus objetivos. Para a sua sobrevivência, deve equilibrar as pressões internas e as externas do ambiente.

4)Qual a diferença entre organização formal e informal? Cite características.

A organização formal é conduzida pela prática estabelecidas pela empresa e por uma política empresarial traçada para atingir objetivos da empresa.

Ex:Divisão do Trabalho - Maneira pela qual um processo complexo pode ser decomposto em uma serie de pequenas tarefas.

Especialização - Cada orgão ou cargo passa a ter funções especializadas, como consequência da divisão do trabalho.

A organização informal concretiza-se nos usos e costumes, nas tradições, nos ideais e nas normas sociais. Traduz-se por meio de atitudes e disposições baseadas na opinião e no sentimento.

Ex: Status. Os indivíduos interagem em grupos informais, dentro dos quais cada um, independentemente da sua posição na organização formal, adquire certa posição social ou status em função do seu papel e participação e integração na vida do grupo.

Colaboração espontânea. A organização informal é um reflexo da colaboração espontânea que pode e deve ser aplicado a favor da empresa.

5)Explique organização linear, funcional e linha staff.

Organização Linear: A organização do tipo linear constitui a forma estrutural mais simples e antiga. Linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade entre superior e subordinados.

Organização funcional: É o tipo de estrutura organizacional que aplica o principio funcional ou principio da especialização das funções. Autoridade funcional ou dividida, linhas diretas de comunicação.

Linha Staff: É o resultado da combinaçao dos tipos de organização linear e funcional. Soma as vantagens desses dois tipos de organização e reduzir suas desvantagens.

6)Explique etapas da estrutura organizacional.

*Formulação dos objetivos organizacionais e das prioridades a longo prazo(a definição da visão,a definição da missão)

*Análise das forças e limitações internas( O entendimento e a investigação da situação presente, a análise dos recursos, a análise da estrutura organizacional, a avaliação dos resultados

*Análise do ambiente externo ( Da conjuntura, do mercado e do público, das empresas que atuam na mesma área, dos fornecedores e parceiros, da conjuntura tecnológica)

* Formulação das alternativas de melhoria

* Criação da estratégia

*Compartilhamento e alinhamento

*Controle estratégico dos resultados em relação aos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com