TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valuation – Utilização do Fluxo de Caixa Descontado na Gestão das Empresas

Por:   •  18/6/2019  •  Artigo  •  4.257 Palavras (18 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 18

Valuation – Utilização do Fluxo de Caixa Descontado na Gestão das Empresas

Felipe Falci Braga

Resumo:

A mudança do perfil de investidor, ao longo do tempo, principalmente, nas últimas décadas, alterou a percepção de gestão e avaliação de retorno de investimento das organizações. Dessa forma, avaliamos a principal ferramenta criada para avaliação de valores futuros e expectativas de investimento, representado pelo Fluxo de Caixa Descontado, suas formas básicas de cálculo e a implicação na gestão financeira das empresas, explicitando a dificuldade de se prever valores futuros, sua diferenciação sobre a análise de informações passadas, representadas pelas demonstrações financeiras publicadas pelas organizações, por força de lei, demonstrando a dificuldade de se calcular valores futuros.

Palavras-chave: Valuation. Fluxo de caixa. Investidor. Perpetuidade. Gestão.

1. Introdução

Na economia atual, seja no cenário mais amplo ou apenas nacional, existem diversas ferramentas utilizadas na gestão das empresas, com diversos objetivos. Dentre as diversas áreas das organizações, temos destaque da área financeira, e suas funções e objetivos. Em muitas ocasiões, os objetivos da área financeira conflitam com objetivos da própria organização, tais como promoção de preços mais atraentes ou aumento de prazos para pagamento dos clientes, ações voltadas para capital humano da organização e seus custos, ou mesmo, políticas de estoque da área de produção.

Por outro lado, existiu, durante muito tempo em nosso país, a cultura de que a área financeira das empresas fazia apenas o controle dos custos das operações, das perdas, estabelecimento de metas diversas, para redução destes índices a análise de dados passados, de forma que a gestão sempre estava em defasagem com o cenário atual da organização.

Tal fato é destacado pela avaliação, até hoje comum, das empresas através da análise de balanços patrimoniais e demonstrações financeiras. Isso denota a avaliação de dados passados, ou no máximo, estáticos, uma vez que as demonstrações contábeis visam apurar os custos e os lucros de um período já decorrido, não considerando, dentro de sua concepção, os valores futuros, investimentos, expectativas de ganho e/ou riscos intrínsecos da atividade empresarial.

Com o aumento da concorrência, e a sofisticação de investimentos, oriundo tanto da necessidade do mercado, como de eventos externos, tais como tecnologia, que permitiu que investidores participassem de mercados globais, o que infligiu em mais capital disponível para investimentos, porém, com maior concorrência, o que aumentou de forma proporcional a dificuldade em avaliar riscos e ganhos dos investimentos nas corporações.

Essas mudanças ocorreram em curto período de tempo, o que demandou novas ferramentas para avalição tanto dos investimentos como da gestão das organizações, de forma a valorar o capital do investidor, otimizando os gastos e investimentos, o que alterou o perfil das empresas atraentes no mercado, uma vez que o investidor avalia uma organização pela sua capacidade de retorno sobre investimentos, e não em sua solidez para quitação de dívidas, por exemplo.

Porém, um fenômeno passou a exigir outro tipo de demanda das organizações. As fusões e aquisições, entre empresas, passou a ser comum, principalmente a partir da década de 80, de forma que o olhar passado apenas não satisfaz a essa demanda, e surge a pergunta: quanto posso ganhar com este investimento?

O termo valuation, ganha sua importância, nesse momento. Em suma, é a ferramenta utilizada para estimar o valor de uma empresa, ou mesmo de um investimento, determinando o preço justo que esta oferece.

Outro ponto que determina a importância da utilização do valuation, também como ferramenta de gestão, é vizualizar que uma empresa com maior valor de mercado, também, torna-se atrativa a investimentos. A partir do momento que os gestores de uma organização, entendem a relação existente entre valuation e suas decisões, as quais influenciam diretamente no retorno de valor aos acionistas, esta ferramenta passa a ser de interesse geral de uma organização, ultrapassando, assim, os limites da área financeira.

Desta forma, podemos considerar, também, que a metodologia adotada pela organização, para avaliação de seu valor no mercado, influência também, no modelo de gestão a ser adotada. Assim, discorreremos sobre a principal metodologia utilizada para esse fim, representada pelo fluxo de caixa descontado.

2. Dificuldades de avaliação no fluxo de caixa descontado

É a metodologia mais comum utilizada para avaliar os ativos de uma empresa, ou seja, seu valor de mercado. Para tal, atualizam-se os valores do fluxo, a uma determinada taxa, de forma a se chegar a um valor atualizado e justo dos ativos do fluxo de caixa.

Salientamos, alguns pontos que afetam diretamente os dados utilizados para a análise do fluxo de caixa descontado: a subjetividade das informações utilizadas nesse processo, uma vez que o retorno de um ativo e calculado com base na expectativa de resultados futuros. Nesse sentido, todas as informações de entrada do fluxo devem passar por rigorosa avaliação de forma a se determinar o valor justo ao fim do fluxo.

Tal fato foi citado por Damodaran (1997), onde indica que uma das maiores dificuldades na mensuração de um ativo, relaciona-se com a preceitos do próprio analista, o que consequentemente, afeta diretamente o valor dado aos ativos. Para minimização deste efeito, é interessante que o avaliador se exima de influenciar, ao máximo, na avaliação dos dados utilizados em sua análise.

3. Conceitos básicos

Para entendimento da aplicação da ferramenta de fluxo de caixa descontado, faz-se necessário o conhecimento de alguns conceitos ligados a contabilidade e a área financeira das organizações.

3.1 Balanço patrimonial

Representa a principal demonstração financeira de uma empresa, sendo obrigatória a sua elaboração. Este apresenta os bens e direitos, bem como as obrigações da organização, findo o exercício social. Apresenta onde estão alocados os recursos da empresa, e a composição do capital, separados por capital de terceiros e capital próprio, sendo este representado pelo patrimônio líquido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (259.8 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com