TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelos de avaliação “valor a mercado” e “fluxo de caixa descontado”

Por:   •  26/9/2023  •  Resenha  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 3

Modelos de avaliação “valor a mercado” e “fluxo de caixa descontado”.

 Pode-se conceituar o valor de mercado “como o valor de qualquer ativo ou grupo de ativos quando comercializados em um mercado organizado ou entre portes privados, em uma transação espontânea, sem coerção” conforme HELFERT, 2000, p. 278. Sendo uma medida de desempenho empresarial robusta, o valor de mercado considera a geração operacional de caixa atual e potencial, a taxa de atratividade dos proprietários de capital (credores e acionistas), bem como o risco associado ao investimento (ASSAF NETO, 2014).

Devemos observar contudo, as diferenças entre o valor de mercado e o valor contábil, uma vez que o mercado precifica a empresa com base na continuidade, sendo incorporadas em seu cálculo projeções futuras de retorno e oportunidade de crescimento, enquanto a contabilidade determina um valor com base na descontinuidade ou encerramento de suas atividades (ASSAF NETO, 2014).

O modelo de fluxo de caixa descontado é considerado um dos mais utilizados métodos em avaliação de empresas quando o principal objetivo é mensurar o desempenho das ações no mercado acionário e, como consequência, traçar as políticas de aquisição, venda ou manutenção de investimentos.

Por essa abordagem, o valor da empresa é determinado pelo fluxo de benefícios

projetado descontado por uma taxa que reflita o custo de oportunidade e os riscos associados ao investimento.

Damodaran (1997, p.12) apresenta que “[...] o método do Valor Presente do Fluxo de Caixa Projetado procura determinar o valor da empresa com base na capacidade de remunerar seus acionistas no longo prazo, através dos fluxos de caixa futuros esperados para a empresa.”

Martelanc, Pasin e Cavalcante (2005, p.185) destacam que [...] em um mercado eficiente, o preço de mercado das ações reflete os lucros potenciais da empresa e seus dividendos, os riscos do negócio, os riscos financeiros decorrentes da estrutura de capital da empresa e o valor dos ativos, bem como as variáveis ambientais e outros fatores intangíveis que possam afetar o valor da empresa.Portanto, o fluxo de caixa descontado possibilita diferentes informações, tendo em vista os objetivos dos diferentes usuários.

Segundo Damodaran (2005, p.15), esta abordagem é mais fácil de ser utilizada “[...] para ativos (empresas) cujos fluxos de caixa sejam atualmente positivos e que possam ser estimados para períodos futuros com algum grau de confiabilidade, e onde exista um substituto para risco que possa ser utilizado para a obtenção de taxas de desconto.”

Alguns cenários em que a avaliação pelo fluxo de caixa descontado poderá encontrar dificuldades e necessitar de adaptações (o que não significa que esse modelo não possa ser usado nesses casos), conforme Damodaran (2005, p.15-17), são: empresas em dificuldades; empresas cíclicas; empresas com ativos não utilizados; empresas com patentes ou opções de produtos; empresas em processo de reestruturação; empresas envolvidas em aquisições; empresas de capital fechado.

Esse modelo de avaliação, conforme já dito, pode ser analisado sob diferentes

Enfoques que são a) fluxo de dividendos, b) fluxo de caixa do acionista e c) fluxo de caixa da empresa.

 

Referências:

 ASSAF NETO, A. Finanças Corporativas e Valor. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012. ______. Valuation: métricas de valor e avaliação de empresas. São Paulo: Atlas, 2014. 

DAMODARAN, A. Avaliação de Investimentos – Ferramentas e técnicas para a determinação do valor de qualquer ativo. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (64.1 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com