TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELOS DE AVALIAÇÃO DE EMPRESAS: UMA COMPARAÇÃO ENTRE FLUXO DE CAIXA DESCONTADO, DE DIVIDENDOS E MÚLTIPLOS

Por:   •  11/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.564 Palavras (7 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 7

1 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

TAVARES DE ARAÚJO, E. A; BARROS, L. E. V; MORAIS, E.D; PEREIRA, F. S; OLIVEIRA, V. C. Modelos de avaliação de empresas: uma comparação entre fluxo de caixa descontado, de dividendos e múltiplos, Belo Horizonte, 4 out. 2011. Disponível em: https://unifacs.blackboard.com/bbcswebdav/pid-1720716-dt-announcement-rid-106083754_1/courses/20201.1000009032.3000369281.0.03/enegep2011_TN_STO_137_871_17578.pdf. Acesso em: 30 maio 2020.

2 APRESENTAÇÃO DOS AUTORES DA OBRA

Elisson Alberto Tavares Araújo (FNH)

Elisson é Mestre em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Unihorizontes. Possui MBA em Finanças pelo IBMEC, graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estácio de Sá e, curso de extensão em cooperativas de crédito pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Atualmente atua no Large Corporate Hunter do Banco do Brasil S.A., possuindo as certificações CPA-10 e CPA-20, além de ser membro do NUCONT - Núcleo de Pesquisas em Contabilidade e Finanças.

Elisson possui experiência na área de Administração, como administrador de empresas - ênfase em gestão de negócios e finanças e, apresenta interesses de pesquisa em finanças corporativas, desempenho econômico-financeiro, avaliação de investimento, e mercados financeiros.

Leandro Eduardo Vieira Barros (FNH)

Leonardo é Doutor em Administração (Organizações, Gestão e Sociedade) pela Universidade Federal de Lavras – UFLA, além de Mestre em Administração (Gestão de Pessoas) pela Faculdade Novos Horizontes (2011).

Possui MBA em Gestão de Pessoas (2008) e graduação em Ciências Contábeis (2006), sendo também professor de dedicação exclusiva ao Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Del-Rei.

Para tanto, é membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e possui experiência em Ciências Contábeis e Administração.

Fabiana da Silva Pereira (FNH)

Fabiana é graduada em Economia pela FEA USP e, durante a graduação, trabalhou como monitora da Comissão de Cultura e Extensão do Departamento de Economia. Nesse período, colaborou com o andamento de um projeto de pesquisa, sob supervisão dos professores José Flávio Motta e Luciana Suarez Lopes, sobre voto feminino no Brasil.

Ela ainda, coordenou a elaboração de uma ferramenta digital destinada a otimizar as doações à Biblioteca FEA USP e, produziu relatório sobre divulgação científica e extensão universitária na Economia.

Além desses feitos, também fez parte da entidade FEA Social, pioneira na prestação de assessoria técnica gratuita a entidades do terceiro setor. Atualmente, trabalha como assistente de pesquisa do Grupo EconomistAs - Brazilian Women in Economics - dedicado a estudar a carreira das mulheres na Economia, nos setores público e privado e na academia, e vieses de gênero em geral, com foco no Brasil. Nesse sentido, suas principais atribuições são manipular bases de dados e aplicar métodos quantitativos usando softwares de estatística, possuindo bastante interesse em Economia Política e Estudos de Gênero.

Victor do Carmo Oliveira (FNH)

Victor possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Asa de Brumadinho/MG (2007) e mestrado pelo Centro Universitário UNIHORIZONTES (2011).

Atualmente, atua como professor da Faculdade Asa de Brumadinho/MG, além de possuir experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas.

Além de atuar como professor, Victor atua como orientador no projeto PIBIC-FAPEMIG e orientações de trabalho de conclusão de curso e é professor integrante do NDE- Núcleo Docente Estruturante dos cursos de Ciências Contábeis e Engenharia de Produção.

3 PRINCIPAL TESE DE DESENVOLVIMENTO DA OBRA

O presente artigo tem como objetivo central realizar uma comparação entre modelos de avaliação das organizações: Modelo de Fluxo de Caixa Descontado, Modelo de Desconto de Dividendos e Modelo de Avaliação Relativa ou Múltiplos. Tais modelos são bastante relevantes no Brasil.

Através disso, os autores buscam trazer suas vantagens e limitações no cenário empresarial, analisando 14 diferentes artigos publicados, sendo possível constatar que os modelos de avaliação empresariais são muito utilizados em processos de compra, venda, dissolução e liquidação de corporações.

Originalmente aplicados para analisar se o gestor da empresa está criando ou não valor para os acionistas da mesma, os modelos são responsáveis pela procura de taxas expressivas de retorno sobre investimentos e, frente a um mercado competitivo e arriscado relativo a projeção de fluxos de caixa, torna-os valiosos para avaliar com frequências o preço das ações investidas.

É necessário identificar, classificar e mensurar as oportunidades de investimento nas organizações, já que esses são fatores imprevisíveis para a determinação da capacidade de geração de fluxos de caixa e, consequentemente, expectativas de cada acionista.

4 REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE OBRA E IMPLICAÇÕES

Modelo de Fluxo de Caixa Descontado

O Modelo de Fluxo de Caixa é um método avaliativo de riqueza econômica de uma empresa, dimensionada pelos benefícios de caixa a serem agregados no futuro e descontados por uma taxa de atratividade, refletindo diretamente no custo de oportunidade.

Em sumo, é o método de definição do “preço justo”, no qual os fluxos de caixa futuros esperados das ativos, são trazidos à valor presente, descontado a taxa de retorno. Com isso, classificam-se em dois modelos, são eles.

Fluxo de Caixa Descontado do Acionista

Método utilizado em qualquer contesto de avaliação e, mais utilizado em organizações com o passivo operacional elevado, a exemplo das instituições financeiras. Esse método contempla apenas o que sobra do fluxo de caixa da empresa para ser distribuído para aqueles possuidores de capital próprio, após de pagamento de juros aos credores. Nesse sentido, é avaliado somente a participação acionária na empresa, através de fluxos de caixa residuais e mais líquido possível, onde o custo de capital próprio é considerado.

 

Fluxo de Caixa Descontado da Empresa – método utilizado e aplicado em todas as empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com