TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagens da gestão ambiental

Relatório de pesquisa: Vantagens da gestão ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Relatório de pesquisa  •  1.939 Palavras (8 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 8

Projeto Experimental de Viabilidade para a Implantação de um

Sistema de Gestão Ambiental

DÉCIO PRADO LOPES JÚNIOR – RA 6949479932

MARIA LÚCIA PEREIRA LOPES - RA 7365500696

MARQUES REIS DOS SANTOS – RA 6397238206

NELSON PEREIRA DE FIGUEIREDO – RA 7365403805

RITA DE FÁTIMA VIEIRA MARTINS – RA 6787415595

Tutor(a) Presencial

FERNANDA SOARES SILVA

Tutor(a) a Distância

ROBERTO DA SILVA NUNES JUNIOR

Tecnologia em Gestão Pública

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia II

PROINTER II

Faculdade Santa Terezinha

Taguatinga-DF

2013

APRESENTAÇÃO

A atividade fabril de embalagens na Cidade de Taguatinga-DF tem resultado em alterações ambientais preocupantes levando a cobranças por parte da sociedade sobre os empreendimentos que não considerem os impactos ambientais gerados em suas atividades.

Os projetos que valorizam o meio ambiente se tornaram mais promissores e devem inverter décadas de negligências ambientais. Modificações nos processos que podem causar impactos ambientais estão sendo introduzidas aos poucos nas indústrias e são aplicadas na concepção do produto. Praticamente todos os elementos da cadeia produtiva, produtores de matéria-prima, fabricantes e usuários de produtos podem se beneficiar da engenharia verde.

O setor privado, sobretudo o segmento industrial, tem avançado no tratamento das problemáticas ambientais e hoje elas podem ser vistas como uma oportunidade de aumento de competitividade a partir do seu correto gerenciamento, pensamento contrário ao vigente há algum tempo atrás.

Além disso, fatores sociais (exigências dos consumidores e ações de entidades não-governamentais) e fatores econômicos e políticos (imposição de restrições e multas e novas legislações) exercem pressões adicionais para a introdução do gerenciamento ambiental nas empresas.

Um Sistema de Gestão Ambiental pode ser descrito como uma metodologia pela qual as organizações atuam de maneira estruturada sobre suas operações para assegurar a proteção do meio ambiente. Elas definem os impactos de suas atividades e, então, propõem ações para reduzi-los. Um SGA tem, portanto, o objetivo de controlar e reduzir continuamente estes impactos.

Muitas ferramentas que surgiram com a preocupação ambiental focalizam apenas um único aspecto do ciclo de vida de um produto, porém, elas podem ser utilizadas para mitigar impactos ambientais em todas as suas fases. Para isso é necessário que a administração ambiental seja realizada por meio de um SGA bem estruturado.

A implantação de um SGA faz com que o processo produtivo seja reavaliado continuamente, se refletindo na busca por procedimentos, mecanismos e padrões comportamentais menos nocivos ao meio ambiente.

Um SGA pode ser definido como parte do sistema de gestão organizacional utilizado para projetar, implementar e gerenciar a política ambiental. Ele inclui elementos interdependentes, tais como a estrutura organizacional, a divisão de responsabilidades e o planejamento de práticas, procedimentos, processos e recursos necessários para a determinação da referida política e seus objetivos.

A modernização ecológica vinculada a um SGA pode se dar na forma de melhoria (tecnologia mais limpa) ou inovação radical (tecnologia limpa). A melhoria afeta dimensões diferentes, como intensidade de material (uso eficiente de materiais), intensidade de energia (uso eficiente de energia), intensidade de transporte (logísticas eficientes), intensidade de superfície (uso eficiente de espaço) ou intensidade de risco (relativo à planta, substâncias e produtos). Já a inovação está relacionada com o desenvolvimento de nova tecnologia que pode melhorar algumas ou todas as fases do ciclo de vida do produto.

Neste contexto, as ações de implementação de Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) têm sido adotadas para controlar e minimizar os impactos ambientais negativos decorrentes dos empreendimentos.

Na atividade de manufatura de embalagens não é diferente. Este estudo teve como objetivo realizar uma avaliação ambiental inicial na unidade de reciclagem de matéria-prima da Cooperativa de Catadores de Lixo Reciclável de Taguatinga-DF, uma vez que esta é uma etapa primordial para a implantação de um SGA.

Para isso, inicialmente foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os cooperados a fim de verificar suas percepções em relação às questões ambientais da atividade e à própria cooperativa. Em seguida foram realizadas a caracterização da empresa, a descrição e o mapeamento dos processos produtivos da unidade de beneficiamento, a identificação das entradas e saídas dos processos e a avaliação dos aspectos e impactos ambientais identificados em cada setor/atividade e sua correlação com a legislação ambiental aplicável.

Complementarmente, para uma análise quantitativa, foram coletados dados de consumo de água, energia elétrica e de geração de resíduos relacionando-os aos dados de produção da cooperativa, elaborando assim, indicadores de desempenho ambiental para estes parâmetros.

Entre os resultados obtidos pode-se destacar: 1) os cooperados se mostraram favoráveis a implantação do SGA na cooperativa; 2) a avaliação ambiental inicial apontou aspectos ambientais prioritários na unidade, como os relacionados à falta de um plano de emergência para o risco de incêndio, a disposição de parte dos resíduos sólidos e líquidos e o elevado consumo de água e energia elétrica.

JUSTIFICATIVA

A seguir, são apontados os estudos das alternativas técnicas relacionadas às implantações dos sistemas de abastecimento d’água, esgotamento sanitário e drenagem pluvial para a unidade fabril de embalagens recicláveis. As alternativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com