TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Versao monografia

Por:   •  20/9/2015  •  Monografia  •  8.976 Palavras (36 Páginas)  •  762 Visualizações

Página 1 de 36

[pic 2]

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA

PARA CONCLUSÃO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO                      “LATO-SENSU”  ESPECIALIZAÇÃO MBA                                                           ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS

São Paulo

Versão 06- 08/2014

Cursos de Pós-Graduação

ESPECIALIZAÇÃO - “LATO-SENSU” - MBA

REGULAMENTO DA PRODUÇÃO MONOGRÁFICA

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos Cursos de MBA é parte integrante do Currículo Obrigatório do Curso, constante no Projeto Pedagógico do respectivo curso e regido por este Regulamento, elaborado pelos professores e coordenadores dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização-MBA e, Administração e Negócios, da Universidade Cruzeiro do Sul.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta-se em uma única modalidade: monografia, elaborada individualmente. O corpo discente deve optar pelo desenvolvimento de uma pesquisa de caráter científico, orientado pelo corpo docente dos cursos e será amparado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Cruzeiro do Sul.

            A monografia é o desenvolvimento de um trabalho de pesquisa, com fundamentação teórica, de cunho acadêmico e caráter prático, voltado à reflexão sobre temas pertinentes à área de especialização do curso escolhido.

A pesquisa deverá ser formalizada por meio de um trabalho escrito, elaborado de acordo com as instruções metodológicas contidas no presente manual e deverá ser entregue e apresentado publicamente a uma banca examinadora na forma e nas datas definidas pela coordenação dos cursos conforme  cronograma.

 

Esse regulamento aplica-se  à todas turmas Ingressantes  a partir de 2013 e eventuais alunos jubilados que sejam inseridos no período de orientações, entrega  e apresentação de monografia das turmas em andamento  dos cursos MBAs em Administração em Negócios, ministrados nos Campi da cidade de São Paulo da Universidade Cruzeiro do Sul e outros polos avançados aprovados pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

.

CAPÍTULO I

 REGRAS GERAIS

Art. 1o. – No início do ano letivo, durante a reunião de planejamento, os membros do Conselho de Cursos de Pós-Graduação – Especialização – MBA, composto pelos coordenadores, professores indicados pelos coordenadores dos cursos e representantes da Secretaria Geral da Pós-Graduação, indicados pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, revisam este Regulamento e, por fim, sancionam-no. Caberá aos coordenadores dos cursos apresentá-lo aos alunos.

Art. 2º.-  A conclusão do curso se dá pela frequência e aprovação em todas as disciplinas previstas em sua matriz curricular, com o desenvolvimento e a entrega da monografia nos moldes estabelecidos neste regulamento no prazo  de  até 15 dias corridos contados após a conclusão das disciplinas,  e finalmente  com a apresentação pública da monografia , na próxima data agendada para banca, imediatamente após a finalização do curso.

        Parágrafo 1º.  A apresentação oral poderá ocorrer no formato de pôsteres acadêmicos expostos e avaliados por uma banca em um workshop com todos os trabalhos indicados pelos orientadores ou com apresentação individual em sala. Caberá a coordenação, informar aos alunos o formato indicado para os ingressantes de cada ano letivo, quando da apresentação do Sistema de Orientação Programada  para Elaboração de  Monografias

       Parágrafo 2º.   Para entrega e apresentação pública da monografia o aluno não poderá possuir pendências de disciplinas a cursar ou de ordem financeira.  

          Art. 3º. - A formalização do Aceite da Monografia, o seu desenvolvimento, a entrega e apresentação deverão atender ao cronograma descrito no artigo 35º e aos demais requisitos estabelecidos neste regulamento.

         Art. 4o. - A monografia é individual e deverá ser desenvolvida sob orientação de um professor do Programa de Pós-Graduação da área de Administração e Negócios indicado pela coordenação do curso, que será o responsável por indicar se o trabalho final do aluno, produto da pesquisa desenvolvida, está ou não em condições de ser entregue e apresentado publicamente, nas datas previstas.

 

Art.5º.– O desenvolvimento e a orientação da monografia acontecem a partir do 2º  semestre de oferta do curso, concomitantemente ao desenvolvimento das disciplinas constantes nas respectivas matrizes curriculares.

Art. 6o. – O tema da monografia deverá atender à linha temática que se propõe no referido curso e estar inserida em uma das linhas de pesquisa definidas para os cursos, constantes no ANEXO 1 .

Art. 7o. - À disciplina TÉCNICAS DE PESQUISA CIENTÍFICA APLICADA AOS

 NEGÓCIOS caberá a orientação sobre normas e critérios metodológicos para elaboração da monografia bem como para elaboração do pré-projeto.

         Parágrafo 1º. Os alunos que ainda não cursaram a respectiva disciplina, poderão,caso queiram, antecipar seu curso, sem custo adicional, em turmas de outros campi, em dias de aulas diferentes dos previstos para a sua turma original, de acordo com as ofertas disponíveis para as turmas ingressantes do ano seguinte. Para isso deverá consultar cronogramas das turmas subsequentes a sua, e formalizar pedido via CAA.

Art. 8o. – Nas monografias em que houver pesquisa de campo ou estudo de caso sobre empresas ou instituições, será de inteira responsabilidade do discente a manutenção do sigilo das informações obtidas na forma estabelecida pela empresa ou instituição, bem como será também sua a responsabilidade de obter autorização formal para divulgação das informações obtidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.6 Kb)   pdf (684.9 Kb)   docx (443.1 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com