TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Versão H galera

Por:   •  27/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  6.801 Palavras (28 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 28

SUMÁRIO

1  INTRODUÇÃO ...........................................................................................................         04

2 DELIMITAÇÃO DA UNIDADE DE CASO ............................................................. 05

3 IDENTIFICAÇÃO DOS ASPECTOS POTENCIAIS E LIMITADORES ..........  07

4 REFERÊNCIAL DE ANÁLISE TEÓRICA ............................................................ 08

4.1 MARKETING............................................................................................................  08

4.2 MARKETING PROMOCIONAL..... ......................................................................  09

4.2.1 Ferramentas utilizadas pelo marketing promocional ......................................   10

4.3 TECNOLOGIA E AMBIENTE ...............................................................................  10

4.4 TEORIA DOS SISTEMAS ....................................................................................... 11

5 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS ..................................................  13

6 PRINCIPAIS RESULTADOS .................................................................................. 15

6.1 AÇÕES DE PROMOÇÃO DE VENDA EM MERCADOS CONSUMIDORES.. 16

  1. AÇÕES DE PROMOÇÃO DE VENDA EM MERCADOS EMPRESARIAIS ... 16

7 CONCLUSÃO ..... ...................................................................................................... 17

REFERÊNCIAS ............................................................................................................ 19

APENDICES ................................................................................................................. 20

RESUMO

Cerveja, uma das bebidas mais consumidas no mundo e apreciada por grandes degustadores, possui uma historia milenar, passando por muitas gerações e formas de fabricação, até chegar em 1966, onde se deu a criação de uma grade produtora deste liquido que tanto agrada o paladar de multidões, a CERPA, cervejaria naturalizada paraense que passa por uma grande fase de crescimento com o relançamento da cerveja Tijuca e vem utilizando a ferramenta do Marketing Promocional como forma de alavancar vendas.

  1. INTRODUÇÃO

O relato de caso apresenta o Marketing Promocional como ferramenta de ações estratégicas para comercialização de determinado produto da principal Cervejaria do Estado do Pará. Por bastante tempo os clientes consumiam os produtos oferecidos pelas empresas, destacando assim a demanda muito maior do que a oferta. Os autores destacam este período com a “Era da produção” onde mesmo com a busca implacável por produção em massa, os produtos oferecidos pelas empresas sempre possuíam consumidores para adquiri-los, fazendo com que não houvesse a necessidade de divulgação destes produtos.

Contudo, com o passar do tempo, após a revolução industrial e a criação da produção em massa, o mercado acarretou de possuir muita oferta para pouca demanda, as fábricas começaram a possuir estoques, dessa forma chegamos a “Era das vendas”, onde o foco principal acarretava nas vendas a qualquer custo, não levando em consideração a real necessidade dos clientes.

Com os avanços tecnológicos e uma nova economia cada vez mais globalizada, houve a necessidade da criação de estratégias de vendas, foi quando surgiram os desafios e oportunidades da área de marketing com a finalidade de contribuição para o processo de compra e a criação de técnicas inovadoras de comercialização dos produtos, já que cada vez mais as pessoas não apenas realizam o processo de compra, mas, procuram condições para que estejam satisfeitas.

Atualmente, o cenário empresarial vem inovando cada vez mais e podemos mencionar que esta competição mercadológica tem trazido muitos benefícios para os consumidores através de uma gama de produtos oferecidos no mercado. De acordo com FERREL (2005, p. 05), “tendemos a imaginar o mercado como um grupo de indivíduos ou instituições com necessidades similares podem ser satisfeitas por um determinado produto ou categoria de produtos”.

Esta pesquisa soma as contribuições sobre a dimensão da utilização do Marketing Promocional e suas estratégias para as organizações, criação da discussão em novo campo de estudo no que diz a compreender como ocorre este processo no setor de Bebidas e por refletir uma estratégia empresarial de um empreendimento local.

Sendo assim, será utilizado como objeto de estudo a Cervejaria Paraense (CERPA), obtendo como tema o uso do marketing promocional e a competitividade da CERPA no período de 2011 a 2012 e irá tentar responder a seguinte problemática: De que maneira o marketing promocional na Cerveja Tijuca influenciou na competitividade da CERPA no período de 2011 a 2012?

Ao fim, este relato tem como objetivo compreender de que maneira o marketing promocional tem efetivamente contribuído na comercialização da Cerveja Tijuca no período em análise.

  1. DELIMITAÇÃO E DESCRIÇÃO DA UNIDADE CASO

A primeira cerveja teve seu ponto de partida há cerca de 5 mil anos pelos Sumérios[1], povo que vivia na Mesopotâmia e considerados a civilização mais antiga que se tem registro. A bebida inicialmente era produzida por padeiros, devido a maior facilidade de acesso aos ingredientes de produção da bebida. Estudos arqueológicos em textos Sumérios revelam a existência de tabernas onde era comercializada a cerveja.

Outro povo que logo após a queda do império Sumério, mais avançado culturalmente e tecnologicamente e que teve grande importância no processo de fabricação de cerveja, foi a civilização Babilônica, onde a profissão de produtor desta bebida era altamente respeitada. O povo babilônico produziu cerca de duas dezenas diferentes de tipos de cerveja.

A história da cerveja passou por várias culturas e civilizações até chegar ao Império Romano, onde se deu a maior propagação da bebida, já que Júlio César era grande admirador de tal bebida maltosa, levando-a em suas cruzadas pela Europa. Foi neste momento que os Gauleses a nomearam com o nome de “cerevisia”, onde se acredita que esta tenha sido a origem da palavra Cerveja (em português) e Cerveza (em espanhol).

No Brasil esta história começou com a Bohemia, que foi elaborada no ano de 1853, produzida de forma artesanal, e ganhando a cada dia maior popularidade. Seguindo na história temos a criação da fábrica da Antárctica Paulista em 1885, neste momento a cerveja ganha uma dimensão diferente, onde se tornou o produto da “boca” do povo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.1 Kb)   pdf (517.6 Kb)   docx (292.3 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com