TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência na Sociedade Brasileira

Por:   •  11/10/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 4

Violência na sociedade brasileira

O Brasil é um dos países em que a sociedade é mais violenta. Um dos motivos que mais gera violência hoje em dia é o aumento da taxa de desemprego que acaba gerando também um alto índice de marginalidade principalmente em regiões mais pobres. As pessoas quando não tem uma ocupação procuram alguma forma para que a situação mude e muitas vezes com a falta de oportunidade e a necessidade de dinheiro faz com que elas acabem entrando em um caminho errado, ficam mais agressivas e acabam fazendo coisas erradas. O desemprego atinge todo o país, principalmente atualmente com a pandemia esse índice tem aumentado muito e consequentemente a violência também. As ruas estão mais vazias dando mais oportunidade para as pessoas que querem fazer algo errado.

Temos também uma grande desigualdade social provocada pela má distribuição de renda, onde o governo não consegue distribuir a renda de acordo o que é necessário para cada brasileiro, umas pessoas ganham muito acima da média enquanto outras não possui renda alguma. Moradores de rua e pessoas mais carentes se recebem algo do governo recebem pouco enquanto pessoas que nem precisam recebem muito bem. Esse auxílio emergencial que foi disponibilizado por causa da pandemia é um bom exemplo disso. Vemos pessoas bem de vida recebendo até mais do que pessoas que realmente precisam. O brasileiro também tem sua culpa nessa desigualdade pois muitas pessoas aproveitam da situação para se dar bem, usando de má fé para se dar bem em cima do governo.

A violência independente de qual forma é sofrida precisa ser punida, o governo tem uma grande falha nessa punição. Problemas na assistência aos mais pobres e às vítimas da violência é um problema sério que não é falado, em alguns casos, essas pessoas ingressam no mundo do crime ou acabam reproduzindo a violência sofrida. As pessoas mais pobres não tem como se defender a não ser entrar no crime ou procurar ajuda pelo governo, mas como não possui a devida punição, muitas vezes até sem punição alguma, isso faz com que a pessoa se revolte e comece a fazer igual até mesmo para se defender, ou então pelo simples fato de ver pessoas ruins se dando bem sem ter nenhuma punição e acaba querendo aquilo pra sua vida. É um assunto muito complicado, pois quando alguém não recebe a devida punição necessária a pessoa começa a fazer cada vez pior.

Leis e sistema judiciário tem muitas falhas que favorecem a impunidade e incentivo indiretamente a violência; Um grande exemplo de violência sem punição é a violência contra mulheres, temos a lei que defende a mulher mas muitas vezes não é colocada em prática, quando o homem consegue sair ele vai atrás dessa mulher com muito mais raiva e a violência volta a acontecer de forma muito pior, mulheres morrem todos os dias por violência doméstica mas nem todos esses crimes são punidos. Sem contar os filhos que veem esse tipo de violência e aprendem desde pequeno o mal da vida, e como vê feito pelos pais que até então são exemplos para eles aprendem as piores coisas.

O uso de drogas também é um grande aliado a violência, muitas pessoas carentes entram no mundo das drogas até mesmo para sobreviver, claro que nada justifica uma violência ou crime, mas temos que entender que falar de violência ou de extrema pobreza estando do lado de fora é muito fácil, mas na prática a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (37.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com