TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visao, Missao e Valores

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  11.859 Palavras (48 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 48

Conceitos, definições e aplicar.

1 – O que é visão, missão e valores?  

2 – Aplicabilidade

3 – Exemplos

4 – CONCLUSÃO

Missão, visão e valores

Para alcançar melhores resultados é importante que as empresas tenham regras para manter-se competitivas em um mercado que os consumidores estão cada vez mais exigentes. Para tanto, as empresas estabelecem os princípios de Missão, Visão e Valores que as diferenciem das demais.

Todos devem saber claramente o propósito e os objetivos da organização.

Missão:

É o resumo do que uma organização faz ou que quer fazer, é a razão de ser.

Na missão fica o motivo da sua existência, o que a empresa produz, onde deseja chegar e como gostaria de ser reconhecida.

Resumidamente, é o papel da empresa junto ao mercado. As palavras desenvolver, promover, acompanhar, inovar, são usados com frequência na missão da empresa.

3. 3 ©The McGraw-Hill Companies, Inc., 2004 Missão É a finalidade da existência de uma organização. È aquilo que dá direção e significado a essa existência. A missão da organização está ligada diretamente aos seus objetivos institucionais, aos motivos pelos quais foi criada, à medida que representa a sua razão se ser. A missão deve responder o que a empresa ou a organização se propõe a fazer, e para quem. O enunciado da missão é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da sua empresa perante os seus clientes:  Por que a empresa existe?  O que a empresa faz?  Para quem? O propósito é algo com muito mais significado do que a simples descrição do que é feito internamente; a missão retrata a verdade de que o resultado da empresa é maior do que a soma das partes do que é feito.

A missão é como o DNA da empresa, não costuma mudar ao longo do tempo. Não precisa complicar. O importante é que a missão comunique de forma clara e objetiva a todos na empresa o que se espera de seu trabalho e também como a organização quer ser reconhecida por seus clientes.

De acordo com o consultor Sergio Luiz de Jesus, a missão de uma empresa está tão ligada ao lucro quanto ao seu objetivo social. Ainda segundo o consultor, toda missão dever orientar os objetivos financeiros, humanos e sociais da organização.

Visão:

A visão é algo responsável por nortear a organização.

Visão é aquilo que a empresa pretende ser em um dado espaço de tempo, tem a ver com o futuro e invariavelmente envolve metas e objetivos que a organização pretende alcançar no futuro.

A definição da visão envolve analisar o que a empresa tem no momento em termos  de capital físico, financeiro e intelectual e como pode usar isso para atingir as metas desejadas ao longo do tempo.

Um detalhe muito importante sobre a visão é que o conceito de futuro não deve ser abstrato, pelo contrário, deve ser definido em termos palpáveis. Em outras palavras é preciso dizer quando é esse futuro, por exemplo, em 5 anos, em 2018 e assim por diante.

Visão é aquilo que a empresa pretende ser em um dado espaço de tempo, tem a ver com o futuro e invariavelmente envolve metas e objetivos que a organização pretende alcançar no futuro. Como já foi dito que esses conceitos são parte do planejamento estratégico, a definição da visão envolve analisar o que a empresa tem no momento em termos  de capital físico, financeiro e intelectual e como pode usar isso para atingir as metas desejadas ao longo do tempo.

Verbos como ser, situar, alcançar, entre outros são bem cotados para ajudar na definição da visão.

Um detalhe muito importante sobre a visão é que o conceito de futuro não deve ser abstrato, pelo contrário, deve ser definido em termos palpáveis. Em outras palavras é preciso dizer quando é esse futuro, por exemplo, em 5 anos, em 2018 e assim por diante.

A visão é a descrição do futuro desejado para a empresa. Esse enunciado reflete o alvo a ser procurado pelos esforçoes individuais, da equipe e pela alocação de recursos. A visão deve conter tanto a aspiração, como a inspiração. A aspiração de tornar-se "algo", e a inspiração porque esse "algo" deve merecer e valer a pena ser concretizado. Deve ser uma frase prática, realista e visível, pois não passará de uma mera alucinação, se ela sugerir ou propor resultados inatingíveis. Uma simples frase pode sintetizar essa idéia sendo, ao mesmo tempo, ambiciosa e inspiradora. Deve facilitar as respostas para as seguintes perguntas: No que a empresa quer se tornar? Onde nós estaremos? O que a empresa será? Em que direção deve-se apontar os esforços dos dirigentes e colaboradores?

A visão é algo responsável por nortear a organização. É um acumulado de convicções que direcionam sua trajetória. O professor de empreendedorismo Louis Jacques Filion define visão como "a imagem projetada no futuro do espaço de mercado futuro a ser ocupado pelos produtos e o tipo de organização necessária para se alcançar isso".

Em suma, a visão pode ser percebida como a direção desejada, o caminho que se pretende percorrer, uma proposta do que a empresa deseja ser a médio e longo prazo e, ainda, de como ela espera ser vista por todos.

Algumas definições:

“Uma imagem viva de um estado futuro ambicioso e desejável, relacionado com o cliente, e superior em algum aspecto importante, ao estado atual”. (Whiteley)

“Articulações das aspirações de uma empresa a respeito de seu futuro”. (Hart)

“Algo que se vislumbre para o futuro desejado da empresa”. (Quigley)

5. 5 ©The McGraw-Hill Companies, Inc., 2004 Visão • É o sonho da organização. É aquilo que se espera ser num determinado tempo e espaço. A visão é um plano, uma ideia mental que descreve o que a organização quer realizar objetivamente nos próximos anos de sua existência. Normalmente é um prazo longo (pelo menos, 5 anos). • Jamais confundir Missão e Visão: a Missão é algo perene, sustentável enquanto a Visão é mutável por natureza, algo concreto a ser alcançado. A Visão deve ser inspiradora, clara e concisa, de modo que todos a sintam e identifiquem o alvo a ser procurado: – pelos esforços individuais; – pelos esforços das equipes e – pela alocação dos recursos. • O enunciado da visão deve conter tanto a aspiração, como a inspiração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (77.9 Kb)   pdf (800.2 Kb)   docx (597.6 Kb)  
Continuar por mais 47 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com