TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALPARGATAS S.A - VISÃO, MISSÃO, VALORES

Dissertações: ALPARGATAS S.A - VISÃO, MISSÃO, VALORES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  1.747 Palavras (7 Páginas)  •  3.037 Visualizações

Página 1 de 7

ALPARGATAS S/A

1. HISTÓRIA

1907

A história começa em 3 de abril de 1907. Vindo da Argentina, o escocês Robert Fraser associa-se a um grupo inglês e funda a Sociedade Anonyma Fábrica Brazileira de Alpargatas e Calçados, que mais tarde passa a se chamar São Paulo Alpargatas Company S.A. Começa a produção das Alpargatas Roda e do Encerado Locomotiva, na fábrica da Mooca, em São Paulo.

1910

O sucesso desses produtos é imediato: as alpargatas mostram-se perfeitas para as lavouras de café e impulsionam os negócios da empresa, que aproveita para colocar suas ações na Bolsa de Valores de São Paulo. Começa a Primeira Guerra Mundial e a empresa enfrenta dificuldades, como a falta de matéria-prima e a gripe espanhola, que deixa a metade dos empregados da fábrica enfermos.

1920

No fim desta década, a crise econômica provocada pela superprodução de café e pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York faz cessar a produção das Alpargatas Roda, um dos calçados mais acessíveis e populares do País.

1930

Momentos de instabilidade e violência afetam o País. Enquanto empresas atolam-se em dívidas, a Alpargatas, numa arriscada manobra de seus acionistas, consegue prosperar e conta, ainda, com o apoio de seus empregados, que lutam por ela. A empresa retoma a fabricação das Alpargatas Roda e lança o seu primeiro calçado de couro. Durante a Revolução de 1932, o talento da empresa é convocado para prover os combatentes de mochilas, barracas e fardas.

1940

A empresa adota outro nome: São Paulo Alpargatas S.A. A Alpargatas passa a conceder a seus empregados o abono de Natal e a beneficiá-los com os domingos e os feriados não trabalhados; anos antes de esses benefícios serem obrigatórios por lei. Em meio à Segunda Guerra Mundial, faltam alimentos e combustível no Brasil. A sociedade vive uma grande inquietação, mas a empresa cresce perante a adversidade. A guerra termina e a Alpargatas lança o Brim Coringa, com o qual o Brasil produz sua primeira calça jeans, a Rodeio.

1950

Com o lançamento do tênis Conga e do modelo Bamba Basquete, a Alpargatas inaugura uma nova era de calçados no Brasil. A empresa lança ainda a lona Sempreviva. O presidente JK dá início à construção da nova capital brasileira e os trabalhadores que erguem Brasília usam Sete Vidas. Na Suécia, a Seleção Brasileira de Futebol traz para o Brasil o primeiro título de campeão da Copa do Mundo. As transmissões pioneiras dos jogos são feitas pela Rádio Bandeirantes e têm patrocínio da Alpargatas.

1960

Os Beatles hipnotizam o planeta. Os hippies pregam paz e amor. E é incorporado ao dia a dia do povo brasileiro um brim de muita qualidade, que dá origem às calças Far West. Os jingles das Alpargatas Roda e do Encerado Locomotiva são cantados em todas as esquinas, fazendo o povo acreditar que a empresa é americana, já que nessa época pensa-se que só americano faz propaganda bem-feita.

Em 1961, surge a marca Sete Léguas com a produção e comercialização da bota de borracha Sete Léguas Trator. Um produto consagrado, presente no dia a dia dos trabalhadores da agricultura, agropecuária e construção civil.

No ano seguinte, em 1962, as sandálias Havaianas são lançadas e fazem tanto sucesso que todo o mundo copia. Mas são cópias “fajutas”, alertam os comerciais da marca. O novo termo, de tão falado, vai parar no dicionário Aurélio como sinônimo de produto de má qualidade. As sandálias cativam milhões de fãs.

A Alpargatas lança a calça Topeka e, dois anos depois, as Colchas Madrigal. Um ano antes da chegada do homem à Lua, a empresa recria o seu logotipo: um triângulo que lembra um “A”, inicial de Alpargatas, e que dá ideia de movimento.

1970

É lançado o Kichute, o calçado perfeito para as peladas. O Brasil torna-se tricampeão mundial de futebol e a empresa dá início à campanha de cunho social que percorre escolas estaduais com o mote: “Criança calçada, criança sadia”. Os jovens brasileiros ganham uma calça velha, azul e desbotada: a Us Top. A empresa inaugura fábricas de Norte a Sul do País e entra de sola em um segmento promissor: o de artigos esportivos com o lançamento da marca Topper e a compra da Rainha em 1979. O Brasil vive a época chamada de “Milagre Econômico” e desperta a atenção do mundo.

1980

A empresa é reconhecida pelo seu relacionamento com o mercado acionário e recebe o Prêmio Mauá, concedido pela Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Jornal do Brasil. Na economia, o Brasil assiste à escalada da inflação. Apesar disso, a Alpargatas cresce e desenvolve-se, sendo eleita a Melhor Empresa do Ano, pela revista Exame. A Empresa encerra o processo de nacionalização de seu capital e inaugura novas fábricas na Paraíba. Em 1982, ao comemorar 75 anos, a Alpargatas adquire a Jeaneration. No ano seguinte, lança as sandálias Samoa e o jeans Top Plus.

1990

A Alpargatas relança aquilo que viria a ser um dos maiores cases de marketing no mundo: Havaianas. As sandálias de borracha que revolucionaram o planeta batem recorde: 100 milhões de pares vendidos.

A companhia licencia as renomadas marcas Timberland e Mizuno. A primeira, especializada em esportes de aventura, inaugura o mercado de outdoor wear (vestuários para esportes ao ar livre) no Brasil. A segunda, com alta tecnologia de amortecimento e componentes, é desenvolvida especialmente para aumentar o desempenho de atletas e de adeptos do atletismo.

Enquanto isso, o Plano Real dá fim à hiperinflação e coloca o País na rota da estabilidade econômica. Nos Estados Unidos, os nossos craques do futebol conquistam o título de tetracampeões da Copa do Mundo.

A Alpargatas termina a década com uma nova visão de futuro: foco no mercado de calçados

2000

A Alpargatas entra no século 21 conquistando ainda mais espaço no cenário mundial. Adere ao Nível 1 de Governança Corporativa da Bovespa, e a Camargo Corrêa torna-se a principal acionista. A empresa também define a sua nova visão: ser uma empresa global de marcas desejadas. E, como estratégia, implementa um plano de internacionalização.

Neste início de século, a empresa inaugura também importantes ações de sustentabilidade e cria o Instituto Alpargatas de Responsabilidade Social, em 2003, com a missão de melhorar a qualidade da educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com