TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita Tecnica a Socimol

Por:   •  18/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  908 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADE SANTO AGOSTINHO – FSA

CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: GESTÃO DA PRODUÇÃO E DA QUALIDADE

PROFESSOR: JOSÉ ALBERTO ALENCAR LUZ

RELATÓRIO

VISITA TÉCNICA A SOCIMOL

ANA ANGÉLICA SILVA DE SOUSA

JÃRLES VICTOR SILVA DE SÁ

TERESINA, PI

ANA ANGÉLICA SILVA DE SOUSA

JÃRLES VICTOR SILVA DE SÁ

RELATÓRIO

VISITA TÉCNICA A SOCIMOL

[pic 2]

TERESINA, PI

INFORMAÇÕES GERAIS – A FÁBRICA

        A Socimol é uma empresa especializada na produção de colchões, móveis e estofados que tem como missão surpreender satisfatoriamente seus clientes através do conforto e sensação de bem-estar proporcionada por seus produtos. Com mais de 30 anos de atuação no mercado, a inovação é uma constante na empresa, que procura sempre investir em novas tecnologias e na qualificação de seus funcionários.

        A empresa está sediada em Teresina, capital do Piauí e atende a todo Brasil e MERCOSUL, destacando-se principalmente no segmento hoteleiro. Para esse setor, a marca oferece diversas opções para facilitar o conforto e a flexibilidade. Além do alto investimento em tecnologia, qualidade, conforto, design e inovação a empresa tem compromisso com a sustentabilidade, reaproveitando materiais do processo fabril que antes eram desperdiçados, além da realização de campanhas de arborização que se chama “ Sinal Verde para a Natureza”, programas de “Racionamento de água” e “Racionamento de energia”.

        Todo esse modelo de gestão reflete-se na qualidade dos produtos fabricados o que garantia a Socimol o certificado ISSO 9001, tal certificação comprova que o sistema de gestão de qualidade da empresa segue os modelos internacionais, tendo com ênfase a satisfação dos clientes e demostrado o compromisso com o alto padrão de seus produtos.

DESCRIÇÕES DAS ATIVIDADES        

        A produção da fábrica é de produtos próximos um do outro, com pouca variedade para diminuir o setup, são produtos populares que atendem a demanda do armazém, onde, 90% da fabricação é destinada para o Armazém Paraíba.

Primeiramente observamos a logística de distribuição da fábrica, onde são armazenados os colchões na fábrica não movimenta o produto de forma rude pelas escadas e sim por elevadores, por toda parte da empresa pode-se observar que contém roletes de trilhos e elevadores para facilitar a movimentação dos produtos e materiais. Os produtos armazenados são os que tem menor rotatividade.

Logo após visitamos a Fábrica de paneis, onde é feita a fabricação dos guarda-roupas e cômodas, o material usando na fabricação é o MDF (placa de fibra de média densidade), MDP (painel de aglomerado constituído de partículas de madeira aglutinadas entre si), e a síntese. O armazenamento desses materiais mais pesados é feito no almoxarifado, e os mais leves são armazenados no próprio setor (o que é ruim para empresa pois é de difícil controle).

Processos: primeiramente observamos o corte da chapa, onde a máquina já é programada para cortar o tamanho certo, o tempo de alimentação das máquinas quem determina é o operador e eles dispõem de elevadores para facilitar a pegada do material para a alimentação da máquina e para separação dos produtos, isso faz com que se evite perder tempo. As maquinas são as sexonadoras, roladeira de bordo e de furação. Na máquina de furação é feita a perfuração das peças, ela possui uma capacidade de produção de 70%, logo após a furação a peça vai para a linha de pintura onde a mesma já sai pronta, logo após a peça vai para inspeção, onde, se for aprovada vai para a embalagem que ainda é feita manualmente, e depois vai para o armazenamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (102.9 Kb)   docx (46.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com