TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita Técnica

Por:   •  12/5/2015  •  Dissertação  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ANHANGUERA DE CAXIAS DO SUL

ADMINSTRAÇÃO – 5ª SÉRIE

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PROFESSORA ROSÂNGELA MEDEIROS

RELATÓRIO VISITA TÉCNICA A MARELLI AMBIENTES RACIONAIS

ALVARO DANIEL CARMINATTI RA: 5626107403

CAXIAS DO SUL

16/09/2014

O objetivo deste trabalho é demonstrar de forma escrita o Sistema de Gestão de Recursos Humanos aplicado na Empresa Marelli Ambientes Racionais, empresa situada na cidade de Caxias do Sul/RS, a qual visitamos na data de 16/09/2014 na disciplina de Gestão de Recursos Humanos que está sendo cursada durante o 2º semestre de 2014 na Faculdade Anhanguera Unidade de Caxias do Sul.

A Marelli teve sua fundação no ano de 1983 e seus sócios fundadores são: Rudimar Borelli, Francisco Santos e Daniel Mazzochi e que continuam sendo sócios até a data de hoje. O mercado de atuação da empresa é a fabricação de móveis para escritório. Atualmente a empresa conta com 208 profissionais.

A visita técnica foi conduzida pelo Sr. Adair, que ocupa o cargo de Gerente de Recursos Humanos da empresa. Faz parte do logotipo da empresa o símbolo de uma gota que significa a dedicação, o suor e o trabalho de cada dia o qual seus profissionais precisam dar a cada dia, a fim de manter a empresa competitiva.

A empresa também optou em chamar seus funcionários de profissionais e não outros termos como: colaboradores, funcionários, etc., pois a forma de contratação aplicada pela empresa diz que eles não contratam para ser “bonzinhos” e sim contratam pessoas para dar resultado, ou seja, o profissional precisa dedicar-se para trazer lucro para a empresa e para sim próprio. E assim valorizar os profissionais financeiramente para se sentirem bem na empresa.

Quanto à estrutura da empresa se dá de forma horizontalizada, ou seja, a forma de crescer financeiramente na empresa não se dá mudando de cargos, pois segundo a empresa isto acaba desmotivando as pessoas e pode fazer com que se percam talentos, além de que os cargos técnicos nunca chegam a ter profissionais com excelência na função, assim não existem cargos intermediários. Por exemplo, os soldadores, pintores ou expedidores, vão em busca de profissionalização e qualificação para se tornarem ótimos na função que exercem e não ir em busca de se qualificar para cargos de gestão, como por exemplo se tornar um coordenador das áreas de soldagem, pintura ou expedição. Desta forma, a empresa mantém em seu quadro os profissionais que trazem produtividade e gostam do que fazem.

A forma de relação entre empresa e profissionais se dá com parceria e confiança, pois não existe gaveta ou armário com chave por toda a empresa, inclusive nos vestiários, com certeza esta é uma forma diferenciada de gestão de pessoas, que demonstra confiança, pois a educação e respeito, para com as outras pessoas presentes na empresa, são diferenciados. Segundo a visão da empresa não se deve ter muitos mecanismos de controle e sim é preciso dar liberdade as pessoas. Esta forma de gestão é baseada em um modelo aplicado nos EUA que faz com que os profissionais de áreas técnicas continuem sempre se atualizando, estudando a fim de se manterem acompanhando a tecnologia, que inova a cada dia, e desta forma todas as pessoas dentro das empresas estejam sempre atualizadas e não somente as pessoas ligadas à gestão.

O termo aplicado para que os profissionais estejam sempre comprometidos com os resultados é: EU S/A, ou seja, todos precisam se sentir donos da empresa, tratar tudo como se fosse seu, não deve existir monitoramento e sim comprometimento. Para se ter uma idéia disto, o controle do ponto de cada pessoa fica sob responsabilidade própria, se chegar em atraso ou realizar horas extras quem deve apontar isto, é a própria pessoa que fica com o cartão ponto no bolso o mês todo e entrega o mesmo devidamente preenchido todos os dias 20 de cada mês. Ainda relacionado ao EU S/A e empresa vende a imagem de que eu devo estar bem comigo mesmo, para poder vender bem o trabalho para a empresa, e desta forma se sentir feliz com aquilo que cada um tem. Em termos de rotatividade dos profissionais é considerada baixa.

Todas as contratações são feitas pelo próprio gerente de recursos humanos, que juntamente com uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com