TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita Técnica a ZM

Por:   •  22/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 3

Wéliton Pedrini

VISITA TÉCNICA A EMPRESA ZM S.A.

Faculdade São Luiz

Brusque

2016

Visita técnica realizada a empresa ZM S.A. em 24 de outubro de 2016.

Em 25 de abril de 1983, a ZM iniciou suas atividades no ramo automotivo, desenvolvendo e oferecendo relés de partida. Com o aumento da tecnologia e a consolidação da marca ZM a expansão na sua linha de produtos oferecendo parafusos, porcas de roda e peças especiais conformadas a frio.

Atualmente também se encontram em sua linha de produtos motores de partida, os alternadores e também sua linha de fixadores, composta por diferentes tipos de parafusos para as diversas aplicações. Ela também possui certificações internacionais de qualidade como a ISO TS 16949.

A ZM possui toda a estrutura necessária para o desenvolvimento de seus produtos, utilizando tecnologia de ponta, são desenvolvidos projetos em forjamento a frio, estamparia e injeção, bem como para maquinas e equipamentos para montagem dos produtos e processos. As ferramentas utilizadas na produção de peças e componentes são fabricadas internamente contribuindo para a qualidade e otimização do fluxo produtivo.

Contando hoje com aproximadamente 600 colaboradores em sua estrutura a ZM tem atenção especial quanto à saúde de seus funcionários, principalmente na segurança dentro do seu parque fabril. Também possui benefícios como transporte, plano de participação nos resultados e alimentação.


 


A visita técnica começou por volta das 7h no seu atual principal parque fabril, com a apresentação do vídeo institucional descrevendo sua linha de produtos e sua confiabilidade e solidez no mercado tanto nacional quanto internacional, também foram passadas as orientações sobre como aconteceria a visita e a distribuição dos EPI’s.

Entrando no local onde ficam as maquinas a primeira coisa a se notar foi a limpeza do local e a organização da produção. Com um layout funcional as maquinas com mesmas funções estavam dispostas umas do lado da outra.

Como a turma era grande foram divididas em 3 pequenos grupos e cada um passou por caminhos diferentes, começamos pela maquina que recortava a fitinha em pequenos prendedores, a primeira impressão foi a velocidade de produção, o operador apenas precisava verificar a qualidade e especificações da peça.

Depois fomos para as injetoras de plástico, pelos equipamentos bem sofisticados os operadores também não precisaram realizar vários processos apenas adicionar matéria prima na maquina e ela praticamente realizava todo o processo, fazendo com que novamente o operador apenas precisasse acompanhar a qualidade e especificações do produto.

Após as injetoras já vimos o processo de usinagem que basicamente era fazer alguns recortes no metal ou acrescentar detalhes a peça como roscas ou pequenos encaixes.

Já nos processo de conformação a frio a peça recebia forma, através de prensas de alto peso. Neste processo ficou claro o quanto a ZM presa pela segurança dos seus funcionários, pois as maquinas observadas possuíam proteção das mais variadas para evitar acidentes, como grades ou censores. Nosso guia pela fabrica mostrou como os censores funcionavam e o quão importante eles eram para a segurança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com