TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita tecnica

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

Canoa Criança é um projeto social que atende crianças e adolescentes carentes da comunidade de Canoa Quebrada com intuito de torna-los um ser social, oferecendo atividades de integração, desenvolvimento pessoal e profissional. O projeto já existe a 20 anos focando diminuir a quantidade de jovens envolvidos com o mundo das drogas. Existe uma certa parceria com a escola local onde a maioria dos alunos são da mesma. As criança que frequentam o projeto recebem algumas atividade relacionadas a arte como: pintura, dança, flauta, atividade circense e pedagógicas.

Palavras-chave: projeto, social, desenvolvimento, jovens, arte.

Introdução

O presente relatório visa apresentar de maneira objetiva, um relato da visita ao projeto social Canoa Criança, para conhecer a metodologia aplicada por eles, em relação a sociedade ali presente e como o projeto age com as crianças e adolescentes que o frequenta. Visita essa idealizada pela professora Carla Dorneles junto a turma de 3° período de administração da FVJ.

Desenvolvimento

O projeto social Canoa Criança foi fundado em junho de 1995, servindo de reforço para crianças e adolescentes da comunidade de Canoa Quebrada. O projeto visa a redução do número de jovens nas ruas e a inclusão social dos mesmos, pelo incentivo da arte. Uma das opções oferecida aos que participam é o circo social, que é uma ferramenta para que através das atividade circenses os alunos possam se tornarem cidadãos e levarem suas conquistas para a vida pessoal, relevando que as atividade circenses não são para torna-los artistas de circo.

Outra atividade trabalhada é o protagonismo juvenil onde se dá ao jovem o poder de voz e de vez. Eles muitas vezes que montam as apresentações e se é feito apenas algumas adaptações pelos coordenadores. Para ingressar no projeto há apenas a necessidade de estar matriculado na escola, onde os alunos estão um horário na escola e outro na sede.

A manutenção do projeto é por forma de editais pelo incentivo a arte, oferecido pelo governo, tanto estadual quanto federal, por doações externas tanto financeiras quanto presencial, como aulas de teatro, cursos, entre outros. Ou por voluntarismos, onde pessoas que se interessam pelo projeto vem e passam seus conhecimentos ao alunos.

Conclusão

Podemos observar em nossa visita, um pouco das atividades oferecidas no projeto, onde alguns alunos fizeram apresentações demonstrando suas habilidades e a seriedade presente naquela instituição.

Quanto a instituição, a impressão que tive foi das melhores, principalmente da forma que se é feita a inclusão daqueles jovens na sociedade, e ainda os preparando para o futuro mostrando seriedade e respeito ao próximo. Assim ajudando aquela comunidade a se desenvolver ainda mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com