TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão do Desenvolvimento Agrícola Sustentável: O caso do Assentamento Santa Amélia

Por:   •  24/5/2016  •  Artigo  •  4.190 Palavras (17 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 17

Visão do Desenvolvimento Agrícola Sustentável: o caso do Assentamento Santa Amélia

Patrícia Gonçalves Zandona (CPAQ/UFMS) pattydib@hotmail.com

Rubens Milton Silvestrini de Araújo (CPAQ/UFMS) Silvestrini@terra.com.br

Resumo:

Abordar o tema produção sustentável é discorrer sobre um assunto delicado, pois são novas ideias de sustentabilidade que abordam e estão sendo implantadas no meio do agronegócio. Tratar a terra de forma diferenciada, e se preocupar com ela é fundamental, pois disso depende o futuro da população e sua sobrevivência em um meio no qual consumir exageradamente e sem limites é normal. Falar da necessidade de preservação e inovação na maneira de extração da matéria-prima tornou-se um hobby da sociedade e principalmente da mídia, sem realmente lhe dar a dimensão certa e adequada para aquisição social de novos costumes. O presente trabalho aborda o desenvolvimento rural sustentável e sua importância para o desenvolvimento local e a permanência dos agricultores no campo em função da preservação dos recursos naturais. Assim neste contexto faz-se uma reflexão acerca das possibilidades dos produtores do assentamento Santa Amélia adotar o modelo de Produção Sustentável.

Palavras chave: Sustentabilidade; Agronegócio; e Assentamento Rural.

Vision of Sustainable Agricultural Development: the case of Santa Amelia Settlement

Abstract

Addressing the theme sustainable production is to discuss a delicate matter, since they are new ideas that address sustainability and are being deployed in the midst of agribusiness. Treat land differently, and worrying about it is critical, as the future of this population and their survival depends on a medium in which to consume excessively and without limits is normal. Speaking of the need for preservation and innovation in the way of extraction of raw materials has become a hobby of society and especially the media, without actually giving you the right and proper size for acquisition of new social customs. This paper addresses the sustainable rural development and its importance to local development and farmers remain in the field in relation to the preservation of natural resources. So in this context it is a reflection

on the possibilities of producing Nesting Santa Amelia adopts the model for Sustainable Production.

Key-words: Sustainability; Agribusiness; and Rural Settlement.

1 Introdução

O agronegócio tem grande importância na economia brasileira e mundial, principalmente devido aos vários agentes envolvidos no sistema, que faz com que haja uma sequência de atividades, geradoras de riqueza entre os elos da cadeia. Com essa expressiva importância, torna-se necessário aos agentes inserirem-se nesse mercado, atendendo as demandas globais, procurando manter a competitividade. A competitividade envolve, entre outras, questões relacionadas à sustentabilidade, principalmente a garantia de acesso a mercados altamente exigentes.

ROMEIRO (2007) apud SILVA (2012, p.24) apresenta uma das questões chaves para o agronegócio que é a problemática da sustentabilidade. Isso acontece devido à necessidade de minimizar os grandes impactos causados, sobretudo, na agricultura, com erosão dos solos, assoreamento dos cursos d’água, poluição do solo, da água e dos alimentos. Assim, as empresas têm incorporado ações sustentáveis às suas estratégias, seja por pressão da opinião pública, seja por busca de vantagem competitiva.

O sistema de produção sustentável garante a conservação de rios, nascentes e matas. Desta forma um sistema de produção é considerado sustentável quando todas as etapas do processo atendem a processos socialmente justos, economicamente viáveis e ambientalmente adequados. Isso significa gerar alimentos seguros para a saúde humana, com respeito ao meio ambiente, garantindo a segurança do trabalhador e possibilitando o crescimento da economia. Dentre as alternativas dos sistemas de produção sustentável, destacam-se a agricultura orgânica, a produção integrada agropecuária, a aquicultura, a produção agroflorestal e a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), entre tantas outras soluções.

Batalha (2012, p.666) afirma que:

A tecnologia agrícola tem importante papel a desempenhar na transformação de sistemas produtivos em direção a uma maior sustentabilidade. Tecnologias limpas, classificadas na literatura como sustentáveis, podem simultaneamente proporcionar conservação ambiental e sistemas econômicos mais justos. Apesar de grandes avanços, os esforços governamentais e não governamentais ainda são tímidos no sentido de proporcionar uma solução de longo prazo para os problemas ambientais e sociais causados pelas atividades agrícolas especialmente no Brasil.

O objetivo central deste trabalho consiste numa análise teórica sobre a importância da produção sustentável, um estudo de caso no Assentamento Santa Amélia na cidade de Dois Irmãos do Buriti/MS, averiguando a possibilidade ou viabilidade de se implantar um sistema de produção sustentável no local.

2 Sustentabilidade

De acordo Mendes e Junior (2007, p. 45) a maioria das pessoas ainda pensa que a agricultura se restringe a arar o solo, plantar semente, fazer colheita, ordenhar vacas ou alimentar os animais. Esse, na realidade, foi o conceito de agricultura que perdurou até o inicio da década de 1960. Contudo, a chamada industrialização da agricultura, a qual tem gerado crescente dependência da agropecuária com relação ao setor industrial, como resultado das grandes transformações tecnológicas experimentadas pelo setor rural, levou a uma radical mudança de

concepção sobre a agricultura.

Conforme Neves et al (2005, p. 3 a 7), o agronegócio no Brasil pode ser dividido em competência adquirida, potencial e os desafios. Como competência adquirida o Brasil apresenta grandes melhorias, em tecnologia temos sistemas de irrigação de última geração, máquinas eficientes e um importante papel da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA – na área de pesquisa. O potencial se apresenta nos milhões de hectares produtivos e que aos poucos estão sendo explorados pelos brasileiros de forma a extrair ao seu máximo potencial. Em relação aos desafios, o autor acredita que são vários, mas para fins de estudo os divide em quatro: o primeiro o país1 e sua estabilidade política, o segundo é o de crescer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)   pdf (154.6 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com