TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso Mercado Santa Caterina

Por:   •  31/3/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.133 Palavras (9 Páginas)  •  934 Visualizações

Página 1 de 9

Mercado de Santa Caterina

ARQUITETO: ENRIC MIRALLES, BENEDETTA TAGLIABUE

ANO: 1997-2005

DESENVOLVEDOR: FOMENTO DE CIUTAT VELLA, SA

ALTURA: 40M

PAVIMENTOS: 1

ÁREA CONSTRUÍDA: 7.000M²

LOCALIZAÇÃO: BARCELONA, ​​ESPANHA

[pic 1]

Introdução

O projeto arquitetônico é de Enric Miralles e Benedetta Tagliabue . A espetacular capa de mosaicos coloridos foi desenhada pela artista Toni Comella. O engenheiro responsável pela estrutura do telhado foi José María Velasco Rivas desde o início do projeto em 1997 até a conclusão da construção em 2005.

O mercado faz parte do pacote de reabilitação realizado pelo Instituto do Mercado de Barcelona, ​​que depende da Câmara Municipal. A proposta sobrepõe a nova arquitetura à antiga, mistura e surge com um conglomerado, um híbrido que acentua a utilidade e é contemporâneo. A distribuição interna do mercado foi reorganizada. Há menos postos, mas os sistemas de acesso e serviço são racionalizados, a superfície dos espaços públicos ganha terreno e se comunica com a Avenue Francesc Cambó, importante veia de transição no bairro, também cercada por uma densa rede de ruas estreitas.

As obras de reforma deixaram expostos importantes vestígios arquitetônicos da abside do mosteiro, um espaço que pode ser visitado. O mercado antigo preserva as portas de entrada.

O arquiteto Miralles morreu antes de finalizar a construção da obra.

História

Sua história começa com a demolição do convento de Santa Caterina, cujas terras foram concedidas à prefeitura da cidade para elevar o mercado. Foi o arquiteto, nomeado pelo conselho da cidade, Josep Mas Vila, quem apresentou o primeiro projeto, um plano ambicioso que superou em muito as funções dos mercados existentes na Plaza del Born e em Sant Josep, onde as vendas seriam feitas ao atacado, incluindo a venda de carne. O projeto que se erguia a poucos metros da Catedral de Barcelona e no centro histórico da cidade não prosperou, pois era necessário fazê-lo com as áreas circundantes, sem contar com a aprovação do governo de Madri .

Apesar dos inconvenientes de 1846, o mercado começa a funcionar timidamente e provisoriamente, com um peixeiro e outras poucas posições que haviam leiloado a prefeitura para financiar as obras. Nos anos do pós-guerra, o mercado supria não apenas os cidadãos da cidade, mas também os das cidades vizinhas. Este foi o primeiro mercado coberto da cidade, inaugurado oficialmente no ano de 1848.

Situação

O mercado de Santa Caterina está localizado no distrito de Ciutat Vella e também a Basílica de Santa Maria del Mar, no distrito de Rivera de Barcelona , Espanha , na avenida Francesc Cambó 16, fazendo parte da intervenção urbana de reabilitação de a área.

Conceito

A proposta de reabilitação do antigo mercado de Santa Catarina, localizado no bairro de Ciutat Vella, em Barcelona , envolve ações no tecido urbano adjacente à estrutura existente que racionaliza sua localização. Ao mesmo tempo, a intervenção pretende "se misturar e confundir" com a estrutura original. Ambos os objetivos são alcançados com a realização de um novo convés, que envolve a estrutura e a estende para além do perímetro da primeira construção.

A essência deste projeto baseia-se no design de sua capa, que parte da metáfora de um imenso mar colorido pela memória de frutas e legumes. Ele também recuperou elementos já empregados na Escola de Música de Hamburgo.

O trabalho é espetacular e desempenha um papel importante na recuperação urbana de Ciutat Vella (projeto municipal no qual Miralles estava ativamente envolvido).

O telhado é transformado na fachada mais importante do edifício, com a desvantagem de ser visível apenas a partir da altura e, por enquanto, não há possibilidade de um mirante para contemplá-lo.

Espaços

O mercado possui quatro entradas, a da fachada principal, outras nas ruas laterais e a localizada na praça da parte de trás.

Chão

O projeto não possui uma abordagem de uso interno, possivelmente porque deseja recuperar a estrutura dos antigos mercados das aldeias, de modo que a cobertura represente um grande toldo sob o qual os postos estão alojados sem nenhuma organização predeterminada, embora seus corredores constituam um toldo. layout irregular privado que facilita o acesso a eles, localizado no centro da planta. No perímetro foram localizadas várias lojas que servem de suporte ao mercado oferecendo produtos que não estão nas paradas internas, além de bares e restaurantes. O grande deck sugere a geração de 3 naves, sendo a central a mais alta, aproximadamente 40m

Estacionamento

O mercado é composto por 2 pisos subterrâneos, nos quais estão localizados o estacionamento e o espaço destinado à coleta de lixo e dependências para apoiar a operação do mesmo.

Praças

Na parte de trás do mercado foram criadas duas praças, uma pública que liga o mercado ao bairro e coloca um dos acessos e a outra mais privada é obtida com o retranque-o, que fornece as casas que foram geradas no plano de urbanização.

Estrutura

A estrutura de mercado de Santa Caterina consiste em um conjunto de cofres irregulares de madeira, alguns biarticulados triarticulados, que são apoiados por vigas de aço de seção e orientação variável, apoiados, por sua vez, em vigas e pilares de concreto. Um conjunto de três grandes arcos com mais de 40 metros de luz segura centralmente as vigas de aço trianguladas para impedir sua descida.

A parte central não mantém nenhuma estrutura do antigo mercado, ao contrário, os corredores laterais, com 14m de luz, mantêm os baús antigos, alguns foram reparados e outros tiveram que ser substituídos.

Cobrir

O estudo estrutural da capa começou no final de 1997 e seu processo termina no final de 1999, terminando no início de 2000. Enric Miralles viu todos os planos de construção antes de sua morte em julho de 2000. Durante sua construção apenas Introduziu pequenas alterações.

A solução estrutural da capa surgiu de um processo anterior. A primeira abordagem de Miralles foi um convés que flutuava em um mar de cabos, ao mesmo tempo em que queria recuperar os materiais tradicionais da construção em Barcelona, ​​a primeira de todas foi a cerâmica que cobriria toda a superfície do o convés.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (551.4 Kb)   docx (688.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com