TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Você Conhece Aquela: A piada, o riso e o racismo à brasileira

Por:   •  2/5/2018  •  Resenha  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

Cor/po (in)visível e risível

O texto Cor/po (in)visível e risível do livro “Você conhece Aquela” de Dagoberto José da Fonseca é uma obra muito estruturada em relação a realidade de hoje, no âmbito do preconceito por cor e etnia, mostrando as ferramentas utilizadas hoje para difamar a imagem de uma pessoa de cor.

O texto analisado retrata a forma que os negros estão sendo ridicularizados dentro da sociedade, porem de forma discreta, caçoando o negro de forma incisiva em cima de piadas, ironias, como a substituição de nomes, conversinhas, relembrando tempos escravistas onde isso era feito de forma direita sem nenhum consentimento humano. Porém insto não é feito somente por uma classe ou pessoas de outra cor etc. O próprio texto relata que negros discriminavam-se entre si, buscando uma identidade mais próxima do branco, sendo dividido entre pardos, mulatos, não se identificando como negro. Outro ponto que o texto salienta é o discurso informal de preconceitos e discriminação pela cor da pele tratando-os como marginais, provocando risos com conflitos raciais gerando prestígios e valores aos brancos  e confirmando aos risos o “Racismo à Brasileira”, como diz o autor.

Outro ponto importante que se destaca é a questão da ferramenta piada que é usada para o adestramento e ajuste a novas necessidades da produção capitalista, enquadrando-o como chão de fábrica. Porém por mais que ridicularizam sua imagem é esquecido as raízes e as origens que o negro trouxe para o Brasil como sua musica, sua religião seus costumes vindo da África junto a escravidão que agrega valor na construção de uma sociedade e nação de forma a harmonizar todos porem isso faz que a sociedade perde sua essência como democracia e torna-a ditatorial.

Mas a discussão se leva a pensar qual é o caminho para reverter essa realidade, claro que mudanças de imediato são bem difíceis pois deve-se moldar uma sociedade nova mostrando a igualdade entre todos independente de sua cor, classe social desde berço, usando o bom humor para coisas engraçadas sem a discriminar por nenhum precedente, sendo uma sociedade totalmente democrática pela essência da ética.

Fonseca, Dagoberto José: Você Conhece Aquela: a piada, o riso e o racismo à brasileira. 1.ed. São Paulo: Selo Negro, 2014, p. 117-133.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com