TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A persistência do racismo na sociedade brasileira

Por:   •  5/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 2

Racismo

A persistência do racismo na sociedade brasileira

O preconceito racial é um dos principais problemas sociais enfrentados nos séculos 20 e 21, levando diretamente à exclusão, à desigualdade social e à violência. Racismo é o nome da discriminação ou preconceito devido a um indivíduo ou raça. É importante lembrar que o preconceito é uma forma de julgamento feito sem prévio conhecimento, enquanto a discriminação é o ato de separar, repelir ou distinguir pessoas ou coisas.

O racismo não é exclusivo do Brasil, pois em certa medida todas as colônias e países colonizados têm certo grau de preconceito contra os negros ou preconceito racial dos residentes locais no país colonial. O preconceito racial não é exclusivo do Brasil, visto que, em maior ou menor escala, todos os países colonizadores e colonizados apresentam, em algum grau, índices de preconceito racial contra negros ou, no caso de países colonizados, contra nativos daquele local. No século XIX, surgiram até teorias científicas para tentar hierarquizar as raças e provar a superioridade da raça branca pura. Mas no dia a dia, a título de exemplo, os adjetivos "negro" ou "preto", ou "índio" são utilizados frequentemente como indicativos de algo "inferior".

O preconceito racial não é exclusivo do Brasil, pois em certa medida todas as colônias e países colonizados têm certo grau de preconceito contra os negros ou preconceito racial dos residentes locais no país colonial. No século 19, algumas teorias científicas apareceram para classificar as raças e provar a superioridade das raças brancas puras. Mas na vida cotidiana, por exemplo, os adjetivos "preto", "preto" ou "índio" costumam significar "inferior"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (27.9 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com