TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REALIDADE BRASILEIRA: Racismo e Ações Afirmativas

Por:   •  8/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FUMEC                                                                  FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA - FEA

Curso de Arquitetura e Urbanismo

Beatriz Letro Ribeiro Penzin

REALIDADE BRASILEIRA: Racismo e Ações Afirmativas

Profª: Beatriz Parreiral Xavier

Belo Horizonte                                                                                                                                                Abril/2016


                                 Racismo e Ações e afirmativas

O racismo no Brasil constata-se que é um fato que ocorre desde seu descobrimento.

Com a chegada dos portugueses que de forma sistemática estabeleceram um poder hierárquico discriminando e submetendo as raças de diferentes etnias; indígenas e os africanos; a um processo covarde, onde eram vistos como inferiores e submissos. Grande população indígena foi dizimada porém o índio sobrevivente lutou  e não se deixou escravizar.    

Na colonização Brasileira foram trazidos como escravos os negros africanos para servirem de mão de obra nos trabalhos pesados, gerando um capitulo tenebrosos de discriminação racial dos mais violentos contra o ser humano que já ouve na história.

Após a abolição da escravidão, não foi dada nenhuma condição para que a população negra pudesse se desenvolver, permanecendo pobre, sem emprego, sem as mínimas condições dignas para sua sobrevivência tornando marginalizada, confinada a núcleos chamados quilombos, onde tentavam minimamente se organizar para sobreviver.

Este problema atravessou séculos e persisti na nossa sociedade, onde se idealiza o branco, rico, poderoso, como titular de todos os direitos e vantagens, ficando em desvantagem toda população negra, mestiça, que hoje  apesar de inúmeras tentativas vários  negro terem lutado para romper com estes padrões e situações, restando  a grande maioria da população negra até os dias de hoje confinada as favelas e guetos, com péssimas condições de sobrevivência padecendo com baixa renda, baixa escolaridade, falta de saneamento básico, além da discriminação que sofre pela cor da pele.

O racismo é um processo de longo aprendizado através da história de geração em geração de tal forma, que os próprios negros e mestiços praticam o racismo entre si estabelecendo diferentes graus de negritude e alguns não tendo noção da própria negritude.

Alguns governos se utilizam de políticas publicas e ações afirmativas em programas sociais tentando minimizar os problemas abordando ora questões de moradia, ora de educação, saúde, alimentação, transporte e lazer.

Essas políticas públicas juntamente com os setores privados tentam minorar esses problemas e rever uma divida que o país tem com essas minorias étnicas que sempre sofreram discriminação mas promovendo o desenvolvimento, adotando medidas esporádicas voltadas para os problemas mais graves.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com