TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

WORKSHOP E AV. DISCURSIVA - GESTÃO COMERCIAL FAEL

Por:   •  30/11/2022  •  Dissertação  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 3

Conforme o Código Tributário Nacional - CTN os tributos são pagamentos obrigatórios, realizados por pessoas físicas ou jurídicas e estão divididos em cinco tipos diferentes: impostos, contribuições de melhoria, taxas, empréstimos compulsórios e contribuições especiais. Estes tributos podem ser diretos, quando os valores pesam direto na renda do contribuinte e indiretos, os quais são aplicados em produtos e serviços. Com relação a taxas e impostos, a sua principal diferença é quem se beneficia com o recolhimento destas cobranças.

O imposto é um tributo não vinculado, que tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica relativa ao contribuinte. Pode ser de responsabilidade federal, estadual e municipal, o não pagamento do imposto pode acarretar multas e penalizações.

Temos como principal exemplo de imposto, o Imposto de Renda (IR), conhecido como imposto sobre os rendimentos, onde todo contribuinte, é obrigado a deduzir certa porcentagem de sua renda média anual para o Governo Federal, sendo este descontado direto na fonte.

Já a taxa é um tributo vinculado, que tem por fato gerador a vinculação a uma atividade estatal específica relativa ao contribuinte. São cobradas quando um órgão público presta algum serviço como: limpeza, fiscalização, iluminação pública, entre outros. Temos como exemplo de taxas: Taxa de Lixo e Iluminação cobrada pelo município.

Referências bibliográficas:

Ortigara, Janes Sandra Dinon, Introdução ao Direito: Fundamentos, Legislação Social, Trabalhista, Comercial e Tributária. 2º Edição. Curituba. Editora Fael. 2018;

Grandchamp, Leonardo. Tributos, taxas e impostos, entenda a diferença entre eles. Rede Jornal Contábil. 2022. Disponível em: https://www.jornalcontabil.com.br/tributos-taxas-e-impostos-entenda-a-diferenca-entre-eles/. Acesso em: 30 de novembro de 2022;

Trombetta, Renata. O que é tributo e qual é a diferença entre taxa e imposto? Educação Financeira. Serasa. Disponível em: https://www.serasa.com.br/blog/o-que-e-tributo-e-qual-e-a-diferenca-entre-taxa-e-imposto/. Acesso em: 30 de novembro de 2022.

A tecnologia tem evoluído numa velocidade crescente ao longo dos anos e esse aumento está modificando os costumes humanos e transformando a nossa cultura. Dessa forma, podemos perceber que a presença crescente no nosso cotidiano está mudando a forma como nos comunicamos e como nos relacionamos em diferentes esferas, desde a familiar até a profissional.

Grandes inovações tecnológicas podem ser destacadas em diferentes áreas, como: saúde, economia, educação e principalmente na telefonia.

Na educação, a tecnologia melhorou a forma de transmitir conhecimentos e informações aos alunos. A utilização de livros didáticos antigos e desatualizados não é mais necessária, pois há milhões de materiais didáticos digitais e online disponíveis. Assistir as aulas, atualmente não é somente de maneira presencial, como acontecia há alguns anos. Hoje o sistema EAD possibilita que possamos assistir as aulas de forma online de qualquer lugar, através dos sites, plataformas e até mesmos aplicativos em smartphones.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com