TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática em Gestão Comercial, apresentado ao Centro Universitário Fael

Por:   •  14/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.162 Palavras (5 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAEL - UNIFAEL[pic 1]

Plano de negócios: Vendas no varejo

Votorantim-SP

2022

Sidney Marcel Aparecido Leite

American-Foods: Planejamento Comercial da Linha das Margarinas Nutry

Trabalho da disciplina Prática em Gestão Comercial, apresentado ao Centro Universitário Fael - UniFAEL, como parte das exigências para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Comercial.

Orientador: Luiz Alberto Vivan

Votorantim-SP

2022


ETAPA 1 – COLETA E ANÁLISE DE DADOS DE MERCADO

1. INTRODUÇÃO

Para realizar um plano de vendas para a margarina nutry , é necessario analisar varios fatores, porque não se pode apenas pensar na lucratividade do produto, o produto não pode ser apenas mais um introduzido na area de vendas, levando em consideração que muitas empresas tem dificuldades em entender que uma pesquisa mercadológica, é muito importante para definir quais ações são necessarias para impulsionar as vendas do produto, assim aumentando os lucros do produto, e que nem sempre isso esta ligado diretamente na margem de lucro aplicada, deve ser levado em consideração varios outros fatores, como quantidade vendida, ou seja não adianta aplicar um margem alta e vender pouco, muitas vezes o produto com uma margem menor, bem exposto acaba gerando um lucro maior no final, porque acabamos ganhando mais na quantidade vendida.

Podemos notar falhas nas operações que muitas das vezes são negligenciadas pela operação de loja, como propaganda clara e eficaz do produto muitas das vezes falta de preços primários, quanto mais colocação de cartazes, banner,  porque o produto com uma identificação correta e efetiva de seu preço, ou ainda informando vantagens da compra como oferta, qualidade etc. Isso impacta diretamente nos resultados das vendas, pois um cliente sem informação clara de um produto não pode tomar decisão de compra.

2. LEVANTAMENTO DE DADOS MERCADOLÓGICOS DA SUA CIDADE

A cidade de Votorantim/SP tem uma população estimada em 123.599 pessoas em 2020 (fonte IBGE). Desse total de pessoas nosso comercio tem cerca de 15% dessa população dentro de nossa microrregião. 

Ao fazer uma pesquisa de mercado observamos que, “No Brasil, mais de 50% da população tem o hábito de consumir margarina todos os dias” (fonte USP/SP).

Levantamento do perfil de renda familiar

 Após realizar esse levantamento os resultados indicam que os pontos de vendas da região atendem em maior parte o publico B,C e D, uma vez em que os pontos de vendas analisados estão localizados em sua maior parte em regiões de periferia, ao analisar os concorrentes da região, identificamos que existe uma grande falha na analise mercadologica dos produtos, pois a grande oferta de nossos concorrentes é de margarinas com valor agregado muito maior, assim deixando um nicho de mercado para a margarina nutry pois ela tem um custo menor com qualidade semelhante as marcas concorrentes.

Levantamento dos dados de escolaridade

A população de  Votorantim em sua grande maioria tem formação média completa (fonte site prefeitura municipal).

Levantamento dos dados econômicos de Votorantim

Um estudo aponta que Votorantim está na 21ª posição em desenvolvimento econômico em 2020 em todo o país, desempenho superior ao das cidades da região metropolitana de Sorocaba (fonte centro de liderança publica).

3. ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA LOCAL

Analisando os produtos comercializados pelos concorrentes locais

 Podemos identificar que existe espaço para inserção deste produto no mercado, pois analisando as marcas encontradas nos comércios locais teremos grande vantagem na questão preço para consumidor final.

Levantamento do preço médio de venda dos concorrentes locais

A margarina da marca líder de mercado hoje está 50% maior que nossa marca, quanto a segunda marca a diferença é mais 35% no seu preço final ao consumidor.

    Os produtos comercializados por nossos concorrentes têm pouca disposição ao cliente em relação ao seu volume disponibilizado, pois existe grande ruptura na área de venda, pois não é levado em consideração demanda exata de venda dos produtos, os produtos que tem seu preço elevados ficam muito tempo ociosos, enquanto a marca com melhor preço fica desabastecida na maior parte do tempo, os concorrentes não oferecem promotor de vendas para os pontos de vendas. Ainda é possível identificar problemas de comunicação, falta de treinamento de pessoal, e também falta de categoria dos itens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (64.7 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com