TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA NA COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS BANCARIOS

Por:   •  19/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.168 Palavras (9 Páginas)  •  798 Visualizações

Página 1 de 9

INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO CAMPUS SANTA INÊS-MA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO

JANYTON DO NASCIMENTO CUNHA

ÉTICA NA COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS BANCÁRIOS: Análise contrastiva do código de ética e das práticas dos bancários ligados a um banco público de Santa Inês/MA.

Santa Inês/MA

2016

JANYTON DO NASCIMENTO CUNHA

ÉTICA NA COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS BANCÁRIOS: Análise contrastiva do código de ética e das práticas dos bancários ligados a um banco público de Santa Inês/MA.

Projeto apresentado ao Instituto Federal do Maranhão, Campus Santa Inês-MA, no curso de Administração como requisito avaliativo a disciplina TCC II.

Orientador: Prof. Dr. Aristóteles de Almeida Lacerda Neto

.

Santa Inês/MA

2016

SUMÁRIO

                     

1 TEMA....................................................................................................................................05

2 JUSTIFICATIVA.................................................................................................................05

3 PROBLEMATIZAÇÃO        06

4 HIPÓTESES ........................................................................................................................06    

5 OBJETIVOS ........................................................................................................................07  

5.1 Objetivo Geral ....................................................................................................................07

5.2 Objetivos Específicos..........................................................................................................07

6 REFERENCIAL TEÓRICO        .07

7 METODOLOGIA        .09

8 CRONOGRAMA        10

REFERÊNCIAS         11

1 TEMA

ÉTICA NA COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS BANCÁRIOS: Análise contrastiva do código de ética e das práticas dos bancários ligados a um banco público de Santa Inês/MA.

2 JUSTIFICATIVA

A sociedade atual possui uma diversidade de relações comerciais e sociais que são resultados de sua evolução, que através da abertura das fronteiras com o fenômeno da globalização, tem proporcionado maior agilidade e intensidade de negócios, além de exigências de expressivas mudanças nas posturas de condutas profissionais dos indivíduos e das organizações que representam o seu ambiente.

A necessidade deste estudo se baseia em falar sobre a conduta pessoal e profissional, bem como do que a instituição bancária pesquisada exige de seus funcionários para seguir seus preceitos éticos e morais que estão cada vez mais ameaçados com o acirramento da competição no mundo dos negócios na busca por lucros cada vez maiores. Compreende-se que para toda instituição, é imprescindível que seus funcionários assumam o compromisso de postura profissional para a manutenção dessa identidade de práticas e princípios perante a sociedade.

Nesse cenário, há uma crescente uma preocupação com a ética no ramo financeiro, pois observamos que é tão importante como em tantas outras áreas. Sabemos que, dificilmente, alguém irá contratar algum produto ou serviço no mercado financeiro se não existir confiança nessa relação, ainda mais quando se tratar de “meter a mão no bolso” para retirar aquela quantia que, às vezes, é fruto de uma vida inteira de trabalho. Por isso, os agentes financeiros devem representar as instituições, das quais fazem parte, com atitudes e valores éticos notadamente. Daí a necessidade de se fazer um estudo sobre a postura ética dos profissionais na comercialização de produtos e serviços bancários, fazendo uma análise contrastiva do código de ética e das práticas dos bancários ligados a um banco público de Santa Inês/MA.

Por isso se faz necessário a existência de um código de ética dentro das instituições financeiras para que haja uma minimização dos conflitos e a sustentabilidade da identidade da empresa. Nele deve estar contido princípios, valores e normas que regem a instituição e a ajudam a mantê-la ativa.

3 PROBLEMATIZAÇÃO

O estudo realizado pretende responder as seguintes indagações:

1) Os funcionários entrevistados conhecem e seguem o Código de Ética dos Bancos nos quais trabalham?

2) Como são instituídas e cobradas o alcance das metas?

3) Como conciliar os interesses dos clientes e da organização?

4) Existe prática de assédio moral nessas instituições financeiras analisadas?

5) Que percepção as pessoas têm da agência que você trabalha e qual elas deveriam ter.

Uma das principais bases que servirá como parâmetro da pesquisa será o código de ética existentes nas instituições bancárias pesquisadas, no intuito de encontrar os ideais pretendidos pelas instituições e os que são realmente percebidos pela sociedade.

4 HIPÓTESES

Pela análise dos questionamentos, observamos que pode haver grande desrespeito aos clientes e usuários dos bancos, contrariando os preceitos éticos adotados pelas organizações estudadas. No entanto, é possível perceber dois setores que vivem um verdadeiro embate dentro das instituições financeiras: ações éticas e ações não éticas. A primeira visa atender as normas e os procedimentos na íntegra; enquanto a segunda visa apenas alcançar as metas impostas passando por cima de muitos valores expressos nos normativos da empresa.

É possível até imaginar que muitos dos preceitos éticos adotados sirvam apenas como elementos essenciais para a própria existência da empresa frente aos órgãos reguladores, mas que na prática isso seja bem diferente, isto é, na prática, se exclui uma boa parte do uso do código de ética dos bancos.

5 OBJETIVOS

5.1 Objetivo Geral

Analisar o código de ética de uma instituição financeira pública situado no município de Santa Inês/MA, no intuito de verificar se os mesmos são difundidos internamente e estão sendo seguidos a rigor por seus funcionários na comercialização de produtos e serviços bancários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (177.1 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com