TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Projetos de Produtos Bancários: metodologias ágeis como fonte de eficiência e entrega de valor

Por:   •  9/4/2019  •  Monografia  •  4.738 Palavras (19 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 19

Gestão de Projetos de Produtos Bancários: metodologias ágeis como fonte de eficiência e entrega de valor

Michele Patricia Marques Lopes¹; Orientador: Renata Mar[a]è²

1 Michele Patricia Marques Lopes. Endereço: Rua Jordânia, 321 – Casa 4 – Bairro: Vila Guilhermina; 03543-000    São Paulo, São Paulo, Brasil

2 Nome da Empresa ou Instituição (opcional). Titulação ou função ou departamento. Endereço completo (pessoal ou profissional) – Bairro; 00000-000    Cidade, Estado, País

*autor correspondente: nome@email.com[b]

[c]


Gestão de Projetos de Produtos Bancários: metodologias ágeis como fonte de eficiência e entrega de valor

Resumo[d]

As condições comerciais contemporâneas colocam muita pressão sobre as organizações em basicamente todas as indústrias para manter ou aumentar a competitividade. Não é diferente nos setores bancário e financeiro. Gerenciar mudança é de especial importância para a competitividade dos Bancos e, portanto, projetos precisam ser executados continuamente a fim de conduzir atividades não padronizadas ou mudanças em processos. A crescente complexidade dos ambientes de negócios exige um aumento correspondente no número dos projetos a serem executados. Os projetos no setor bancário precisam seguir algumas regras específicas, em termos de regulamentos formais e normas de confidencialidade. O departamento de TI do Banco é geralmente o único setor que é quase em sua totalidade orientado para projetos e tem o papel de eixo do Banco de ambiente de múltiplos projetos e, portanto, o eixo do desenvolvimento do Banco. Além disso, o departamento de TI do Banco tem o papel de aprimoramento da maturidade do gerenciamento de projetos, sendo fundamental na aderência às metodologias de gerenciamento de projetos.

Palavras-chave: Banco. Gerenciamento. Mudanças. Processos. TI. Projetos.

Project Management of Banking Products: agile methodologies as a source of efficiency and value delivery

Abstract

Contemporary business conditions put a lot of pressure on organizations in basically every industry to maintain or increase competitiveness. It is no different in the banking and financial sectors. Managing change has particular importance for the competitiveness of banks and therefore projects need to be run continuously in order to conduct non-standardized activities or changes in processes. The increasing complexity of business environments requires a corresponding increase in the number of projects to be executed. Projects in the banking sector need to follow some specific rules, in terms of formal regulations and confidentiality rules. The IT department of the bank is generally the only sector that is almost fully project oriented and has the role of the bank's multi-project environment and therefore the axis of bank development. In addition, the IT department of the bank has the role of enhancing the maturity of project management, being fundamental in the adherence to the methodologies of project management.

Keywords: Bank. Changes. IT. Management. Processes. Projects.


Introdução[e]

As condições comerciais contemporâneas colocam muita pressão sobre as organizações em basicamente todas as indústrias no sentido de aumentar sua competitividade para se manter no mercado, com sucesso a longo prazo (PORTER, 2009). Certamente, isso também se aplica aos setores bancário e financeiro. Fornecer máxima qualidade com custos mínimos e dentro do menor tempo de resposta possível enquanto maximizam a produtividade: é o que as organizações modernas precisam.

A gestão estratégica é a dimensão profissional utilizada no planejamento de longo prazo e implementação de desenvolvimento das organizações aumentando sua competitividade através do cumprimento dos seus objetivos estratégicos.

Nas últimas décadas, numerosos conceitos, métodos, técnicas e ferramentas foram desenvolvidos por esse motivo. De acordo com o Gartner Group (2014), os principais são:  Balanced scorecard; métodos quantitativos para tomar decisões em circunstâncias de incerteza; modelo de Estratégias Genéricas de Porter.

As fontes de informação necessárias para tomar decisões e criar estratégias tendem a ser heterogêneas. Os tempos modernos são caracterizados por uma grande quantidade de informações de uma variedade de fontes. Gerenciando e usando uma quantidade crescente de dados, o chamado Big Data está se tornando cada vez mais urgente. [f]

Tornou-se um enorme desafio descobrir como fazer a integração de dados de uma variedade de fontes, como determinar em quais dados focar e quais negligenciar, como processar os dados para torná-los potencialmente úteis, como priorizar o reconhecimento de dados potencialmente úteis, entre outros. Os dados são de alto volume e alta velocidade, o que exige novas formas de processamento para permitir a tomada de decisões e a otimização de processos. No ambiente bancário, são crescentes os projetos para otimizar a utilização dos dados com o objetivo de definição dos rumos do mercado, das preferências dos clientes e das necessidades da atualidade, a qual passa por constantes mudanças e grande volatilidade de informações.

A gestão da mudança é de especial importância para a competitividade de qualquer organização. Os projetos precisam estar alinhados com as estratégias e implementados para a execução dos planos da empresa e alcance de objetivos.

O escopo do trabalho em projetos de vários tamanhos e propósitos tem aumentado rapidamente nas últimas duas décadas. De acordo com dados do Banco Mundial[g], 21% do PIB do mundo vem de projetos de investimento.

Isso resultou em diversas frentes que, segundo algumas estimativas, representam quase um terço dos negócios e atividades relacionadas do mundo. Uma pesquisa conduzida pelo Anderson Economic Group (AEG) em 2006 mostrou que mais de 24,4 milhões de funcionários em 11 das principais economias do mundo participaram de projetos. Em 2016 esse número superou 32,6 milhões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.6 Kb)   pdf (317.6 Kb)   docx (83.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com