TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Empresarial

Por:   •  1/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.701 Palavras (11 Páginas)  •  2.430 Visualizações

Página 1 de 11

Ética empresarial: Sua história e importância.

Ozanete Cirino Neto dos Anjos

RESUMO

O presente artigo vem desenvolver a temática Ética empresarial, sua importância tanto para empresas quanto para os colaboradores. Num primeiro relance, tem-se a impressão de que os questionamentos da ética empresarial dizem respeito mais ao marketing da empresa do que à ética propriamente dita. Todavia, no fundo o que se busca é o estabelecimento de padrões de comportamento capazes de assegurar, no interior das empresas, a paz e o trabalho produtivo, e nas relações comerciais, a fixação de uma imagem positiva para a empresa, visando o aumento das vendas. Portanto, a motivação deriva de preocupações comerciais, mas o objeto continua sendo o comportamento humano.

O estudo foi feito a partir de pesquisas empíricas com o histórico da Ética empresarial, e dados qualitativos para destacar sua importância. Sejam quais forem às motivações e os fundamentos, a verdade é que a ética empresarial hoje está em franco desenvolvimento, focalizada que são por muitos pensadores das mais variadas tendências filosóficas.

Palavras-Chave: Ética empresarial. Trabalho produtivo. Comportamento humano.

1 INTRODUÇÃO

O tema trás a discussão sobre a relação empresa-consumidor, mas primeiramente vamos analisar a palavra ética em vários sentidos, seu conceito, suas terminologias e importância tanto para a sociedade quanto para o ambiente empresarial. O trabalho foi fundamentado em pesquisas empíricas, e que abrangeu a leitura de vários artigos e trabalhos de inúmeros filósofos e escritores que se dedicaram a escrever sobre a ética, em especial sobre a ética empresarial que é o nosso principal assunto.

De início daremos a definição da palavra em si, e como a definiram Sócrates, Platão e Aristóteles os maiores pensadores da filosofia grega, assim também como Kant e o professor Mário Sérgio Cortella. Faremos também uma breve referência da contribuição do professor Pablo Jiménez Serrano e sua contribuição para o entendimento da ética na atualidade.

Após ser esclarecido sobre o histórico da ética, envolveremos a ética empresarial como foco de nossa pesquisa, e a relacionando com os estudos feitos em séculos passados e na contemporaneidade, exemplificando ainda sobre a ética visando o lucro e as consequências das ações de algumas empresas que não se preocuparam com o consumidor, apenas em vender o seu produto.

Como exemplo de nossa pesquisa empírica foi analisado uma empresa local conhecida, onde suas ações éticas são comparadas com o que diz a missão e código de ética da organização.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A palavra ética

O sentindo etimológico de ética vem do gregoethos, que se traduz em modo de ser, que é um conceito estreitamente ligado ao comportamento humano. Entretanto não há uma hermenêutica consensual de ética e o conceito, segundo os autores, paira entre a reflexão sobre a noção de Bem e os enunciados das regras normativas. A ética é uma ciência prática de caráter filosófico, pois é a parte da filosofia que estuda a moralidade do agir humano qualificando seus atos como bons ou maus. Para Aristóteles não se estuda ética para saber o que é virtude, mas sim para apender a tornar-se virtuoso e bom, de outra maneira seria um estudo completamente inútil.

Sócrates, Platão e Aristóteles fundamentaram ética na ideia do bem. Kant fundamentou na era do dever. Kant relata que aspirar ao bem é egoísmo e que a ética deve estar fundamentada em valores morais do dever formal de cumprir e que ética é ter boa vontade. São fundamentos da ética: os códigos de ética, o fundamento da moral, e o dever de fazer o bem. Para Kant, o valor de uma ação depende da relação de conduta com o princípio do dever, o imperativo categórico. Dissocia assim a moral das ideias de prazer e utilidade. Se o agente atuou visando alguma recompensa, sua ação não pode ser reputada positiva face em que não se necessita da norma para formular ações éticas.

Muitos confundem ética com moral, e o professor Mário Sérgio Cortella nos dar uma diferença ampla entre as duas em uma entrevista concedida ao programa do Jó, da emissora Rede Globo no dia 4 de novembro de 2010, onde suas palavras foram: “ética é o conjunto de princípios e valores que usamos para decidir as três grandes questões da vida: quero, devo, posso. Quais são os princípios que eu uso, tem coisa que eu quero, mas não devo, tem coisa que eu devo, mas posso, e tem coisa que eu posso, mas não quero. Você tem paz de espírito quando aquilo que você quer é o que você deve e o que você pode. São definidos através de exemplar, princípios da sociedade sejam eles religiosos ou não, e de normatizações. Não existe ninguém sem ética e sim antiético”.

Quando perguntando sobre moral, imoral e amoral, ele nos exemplifica dizendo: “Amoral é uma pessoa que não pode decidir escolher e julgar, como por exemplo, uma criança até determinada idade, um idoso com doença de Alzheimer, ou algum tipo de patologia cerebral, ou uma pessoa considerada demente socialmente. Moral é a prática de uma ética, exemplo: eu tenho um princípio ético de não pegar o que não me pertence, meu comportamento moral é se eu roubo ou não, o princípio se traduz numa prática. Para uma pessoa ser considerado imoral depende da moral que o outro tenha, da ética e da época em que esteja, portanto não é que a ética seja relativa e sim a moral, a ética tem uma tentativa de ser universal”. Com as explanações sobre ética e seu conceito dado pelos filósofos gregos antigamente, e do professor Mário Cortella atualmente já podemos associa-la a empresas.

2.2 Ética empresarial

Quando se fala em ética empresarial, há um senso coletivo, onde se buscam criar referências, boas práticas e engajamento na interação corporativa com seus públicos. Nesse sentido, a ética empresarial é a pura expressão do sentimento social. Quando se exige da empresa uma atitude ética em relação ao meio ambiente, é uma demanda social, é um exemplo de como as novas derivações estão tornando a ética nas empresas cada vez mais complexa.

O tema passou a ter aplicabilidade face ao avanço da ganância financeira das empresas que visavam apenas superávit financeiro e dificilmente pensavam na valorização de seus agregados ou repartição de parte de sua lucratividade com obras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com