TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética, Responsabilidade Social e Governança

Por:   •  22/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.048 Palavras (9 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 3]

 RELATÓRIO TELECOMUNICAÇÕES VBN

Ética, responsabilidade social e governança

Agosto/2019

[pic 4]

[pic 5][pic 6]

Elaborado por: Denio Jorge Pereira da Silva

Disciplina: Ética e sustentabilidade

Turma: A57526017


Tópicos desenvolvidos

1. Apresentação o e objetivo  

2. Desenvolvimento

3. Considerações finais e recomendações

4. Referências bibliográficas


Apresentação e objetivo

Cada vez mais a população brasileira enfoca assuntos relacionados a responsabilidades social, esses questionamentos, manifestos e contribuições, se dar as mudanças e diferenças nos cenários políticos, financeiros e sócio ambiental que o país vem atravessando ao longo do tempo. Assuntos relacionados a valores éticos anteriormente relevantes apenas nos meios acadêmicos, vem criando corpo e destaque na sociedade comum, através dos meios de comunicação e internet, os fatos mais atuais podemos citar as queimadas da Floresta Amazônica e a catástrofe de Brumadinho ocasionado pela Vale do Rio Doce.

Preocupados com as novas expectativas da sociedade, as empresas estão sendo forçadas a rever e executar na prática suas identidades, missões e valores convergindo com o entendimento global do assunto em questão. A Telecomunicações VBN observando o mercado e suas aclamações em políticas sócio ambientais, resolveu criar uma nova estratégica em sua Gestão com foco maior em seus propósitos organizacionais com ênfase no assunto tratado nesse relatório.

O relatório em questão objetiva a apresentação de uma proposta consistente por parte da Telecomunicações VBN uma análise e revisão nos pontos estratégicos de sua organizacional, tal medida tem como finalidade a implantação de boas práticas nos tópicos: ética, responsabilidade social e governança corporativa.

            O trabalho será dividido em análise e ações estratégicos com uma visão em sua integridade, posteriormente serão elencadas as dificuldades culturais administradas pela empresa, tendo como intento a adoção de ações de proteção aos direitos individuais e coletivos. Na sequência serão analisados os efeitos ou impactos de ações empresariais antiéticas em decorrência do desrespeito, com seus stakeholders e com a sociedade, por último, será sinalizado e apontado algumas soluções que a organização poderá adotar e garantir nos aspectos éticos, direitos individuais, coletivos e uma sociedade mais igualitária.  


Desenvolvimento

- ESTRATÉGIA PARA ASSEGURAR A INTEGRIDADE

        Na língua portuguesa temos diversos significados para a palavra Integridade, segundo o Wikipédia, podemos conceituar na integra da seguinte forma:

Integridade vem do latim integritate, significa a qualidade de alguém ou algo a ser integre, de conduta reta, pessoa de honraéticaeducada, brioso, pundonoroso, cuja natureza de ação nos dá uma imagem de inocênciapureza ou castidade, o que é íntegro, é justo e perfeito, é puro de alma e de espírito (https://pt.wikipedia.org/wiki/Integridade).

O conceito de integridade corporativa está ligado diretamente a cultura das organizações, esse fator por sua vez existe valores relevantes nos colaboradores e na sociedade, para se quebrar esse paradigma se faz necessário um trabalho longo e consistente.

“Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também”. O meio-campista da Seleção Brasileira não ficou célebre apenas pelo seu papel no tricampeonato em 1970, mas também por sua participação em uma propaganda de cigarros que, anos depois, viria a ser conhecida como “Lei de Gérson”   (https://blog.aevo.com.br/integridade-organizacional-o-que-e-e-como-desenvolver/).

Por vários anos, essa “lei” era usada como desculpa para comportamentos antiéticos, egoístas, corruptos e que não respeitavam os direitos dos demais. Hoje, ela é utilizada a antítese dos valores que são objetivados em diversas áreas da sociedade, inclusive, no mundo corporativo organizacional. Está enraizado na cultura um desejo de ter vantagem em tudo, porem aos poucos esse desejo estar sendo substituído por princípios e valores que constituem a integridade organizacional.

Um do mais importante fator para as empresas garantir a integridade é ter em sua identidade totalmente definida e aculturada. Para se assegurar o conceito de integridade, a identidade deverá esta convergente com seus valores e delimitado com seus princípios e por sua vez norteará as tomadas de decisão, gerando a missão e visão de futuro.

            De uma maneira geral, se faz necessário que as organizações revisem e discutam sua identidade, enfatizando seu propósito, valores, princípios, bem como e realinhamento de sua missão e sua visão, gerando assim uma sintonia com sua identidade, responsabilidade de social e nos compromissos com os stakeholders.

- OBSTÁCULOS APRESENTADOS PELA CULTURA ORGANIZACIONAL

        

A etimologia da palavra cultura tem diversos significados, podemos citar:                                                                                      

                                     

                                    é o conjunto de características humanas que não são inatas, e que se criam e se preservam ou aprimoram através da comunicação e cooperação entre indivíduos em sociedade ou ainda; é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização socia(https://www.dicionarioinformal.com.br/cultura/)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (447.4 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com