TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Responsabilidade Social

Por:   •  7/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.012 Palavras (9 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 9

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

SÃO PAULO

2014

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................3
  2. DEFINIÇÕES E CONCEITOS................................................................................4
  1. ÉTICA.....................................................................................................................4
  1. Ética Empresarial e Social.................................................................................4
  1. RESPONSABILIDADE SOCIAL.............................................................................6
  1. As Seis Diretrizes da Responsabilidade Social.................................................6
  2. Benefícios da Responsabilidade Social nas Empresas.....................................7
  1. CONCLUSÃO.........................................................................................................9
  2. BIBLIOGRAFIA....................................................................................................10

  1. INTRODUÇÃO

        Atualmente as empresas têm enfrentado uma concorrência considerável devido às transformações causadas pela globalização, sendo cada vez mais desafiadas a aplicar princípios éticos e a responsabilizar-se por atos relacionados aos problemas da sociedade.

        Neste cenário, as empresas não devem se preocupar apenas com seus interesses particulares, mas também com fatores econômicos, políticos, impactos sociais e ambientais e demais aspectos relacionados às suas atividades.

        Trata-se de um assunto de grande importância no mundo coorporativo, sendo, por isso, muito divulgado pela mídia nos dias atuais.

  1. DEFINIÇÕES E CONCEITOS
  1. ÉTICA

        Ética pode ser definida como sendo um ramo da Filosofia que estuda o comportamento de uma pessoa ou de um grupo, lidando com o que é moralmente certo ou errado, bom ou mau, justo ou injusto. Um de seus objetivos é buscar justificativas para as regras impostas pela moral e pelo direito, sendo que diferencia-se deste por não estabelecer regras.

        A Moral e o Direito são áreas do conhecimento que, embora se distinguem entre si, têm grandes vínculos com a Ética. Tanto a Moral quanto o Direito baseiam-se em regras que visam estabelecer certa previsibilidade para as ações humanas, sendo que a primeira estabelece regras que são assumidas pela pessoa como uma forma de garantir o seu bem estar, e independe de fronteiras geográficas, e a segunda busca estabelecer o regramento de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado, visto que as leis valem apenas para determinada área geográfica onde foi criada. Apesar de se referirem a uma mesma sociedade, ambas podem ter perspectivas discordantes, por exemplo quando ocorre a desobediência civil, onde argumentos morais impedem que uma pessoa acate uma determinada lei.

  1. Ética Empresarial e Social

        A ética empresarial pode ser entendida como um valor da organização que assegura sua sobrevivência, reputação e, consequentemente, seus bons resultados. E ética social é o que se pratica internamente, recrutando e formando profissionais e executivos que compartilham desta filosofia.

        Uma empresa é composta por pessoas que, pela sua formação cultural, religiosa, política, etc., trazem dentro de si valores e crenças diferentes umas das outras, porém estão em busca de um mesmo objetivo, que é o crescimento e desenvolvimento da organização.

        Toda empresa deve possuir conceitos básicos de ética e moral, pois o comportamento ético é esperado e exigido pela sociedade, sendo a única forma de obtenção de lucro com respaldo da moral, além de impor que a empresa haja com ética em todos os seus relacionamentos – com clientes, fornecedores, funcionários, concorrentes, governo e com o público em geral, adote consumo responsável, respeite diferenças, cultive a liberdade de expressão e a lisura nas relações comerciais.

        A adoção de um código de ética ou conduta, onde constem missão, valores e objetivos da organização, pode servir também como vantagem competitiva, pois é uma prova documental de sua intenção para com seu universo de relacionamentos. Porém este código somente se consolidará se outros componentes lhe forem somados, tais como ações permanentes de treinamentos e atitudes organizacionais e pessoais estiverem voltadas ao aprimoramento ético.

        No mundo empresarial, a Ética é a chave para a Sustentabilidade - maneira como a sociedade suprirá suas necessidades, ao mesmo tempo que preservará o meio ambiente e seus ecossistemas - e são as atitudes e os comportamentos de seus colaboradores que fazem dela uma empresa ética ou não.

        A Ética contribui para o desenvolvimento econômico, ao mesmo tempo que colabora com a preservação ambiental e com a melhora da qualidade de vida de seus colaboradores, familiares e da comunidade em geral.

        A pessoa ética, assim como a empresa, por sempre agir corretamente e respeitando ao próximo, ganham confiança, credibilidade, clientes e como retorno, obtém-se o lucro – que é a realização pessoal e fator motivador.

        Na função de gestor, a ética é demonstrada por algumas atitudes, como abertura para criatividade, delegação de tarefas, fornecer informações necessárias, observar e proporcionar feedback, estabelecer canais de comunicação, entre outros. Ser ético também é se revoltar com as condições de miséria em que muitas pessoas vivem ou sobrevivem e tomar atitudes para que essas pessoas retornem ao convívio social com dignidade.

        A ética se destina em realizar o bem comum – não prejudicar ninguém, não se prejudicar e não permitir que ninguém o prejudique. Como nos negócios, em razão dos vários relacionamentos com fornecedores e clientes de diferentes perfis, foi adotado um modelo de ética baseado na responsabilidade, convicção e virtude.

  • Responsabilidade: o indivíduo precisa ter consciência que toda ação da organização afetará as pessoas com as quais têm contato.
  • Convicção: aquisição de valores que limitam a busca dos resultados planejados e a ambição da empresa.
  • Virtude: é a tendência para prática do bem e as pessoas participam das decisões da organização.

        Faz-se necessário lembrar que a ética organizacional não se limita a cada um desses modelos individualmente, mas sim na sua junção.

  1.  RESPONSABILIDADE SOCIAL

        Responsabilidade social é uma forma de conduzir os negócios da empresa de tal maneira que a torna parceira e corresponsável pelo desenvolvimento social. Uma empresa é socialmente responsável quando vai além da obrigação de respeitas as leis, pagar os impostos e observar as condições adequadas de segurança e saúde para os trabalhadores; é aquela que possui capacidade de ouvir interesses das diferentes partes (acionistas, funcionários, prestadores de serviços, fornecedores, consumidores, governo e meio ambiente) e conseguir incorporá-los no planejamento de suas atividades, buscando atender às demandas de todos e não apenas dos proprietários (lucro e riqueza), contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (117.5 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com