TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Responsabilidade Social

Por:   •  24/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.981 Palavras (12 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 12

ADMINISTRAÇÃO – ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

  1. Ética
         
    Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter.

      A ética pode ser confundida com lei, embora que, com certa freqüência, a lei tenha como base princípios éticos. As principais semelhanças entre a ética e a lei são: ambas apresentam-se como normas que devem ser seguidas por todos e procuram propor uma melhor convivência entre os indivíduos. Além disso,  resultam de um caráter histórico e social que se orientam por valores próprios de uma determinada sociedade.
     Por outro lado, a ética se caracteriza por ser mais informal, enquanto que a lei se apresenta como um instrumento formal, escrito e promulgado; o âmbito de abrangência da ética é maior, atingindo vários aspectos da vida humana, enquanto que a lei se restringe a questões específicas de condutas sociais.
      Da mesma forma que a ética estabelece as leis que determinam a conduta moral da vida pessoal e coletiva, a ética empresarial determina a conduta moral de uma empresa, seja ela pública ou privada.  É o ramo da ética diretamente ligado às empresas, que é referente à conduta ética das empresas, ou seja, à forma moralmente correta com que as empresas interagem com o seu meio envolvente.

2- Responsabilidade Social

     O que é? Responsabilidade Social é uma forma de conduzir os negócios da empresa de tal maneira que a torna parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social. A empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio-ambiente) e conseguir incorporá-los no planejamento de suas atividades, buscando atender às demandas de todos e não apenas dos acionistas ou proprietários.

     Qual a diferença entre Responsabilidade Social e Filantropia? A Filantropia trata basicamente de ação social externa da empresa, tendo como beneficiário principal a comunidade em suas diversas formas (conselhos comunitários, organizações não governamentais, associações comunitárias etc.) e organização. A Responsabilidade Social foca a cadeia de negócios da empresa e engloba preocupações com um público maior (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio-ambiente), cujas demandas e necessidades a empresa deve buscar entender e incorporar em seus negócios. Assim, a Responsabilidade Social trata diretamente dos negócios da empresa e como ela os conduz.

     Posso ser socialmente responsável mesmo possuindo problemas em alguma área da empresa? A Responsabilidade Social é um processo que nunca se esgota. Não dá para dizer que uma empresa chegou ao limite de sua Responsabilidade Social, pois sempre há algo a se fazer. Assim, o primeiro passo é a empresa fazer uma auto-avaliação que possa indicar onde é necessário melhorar suas políticas e práticas e, a partir daí, estabelecer um cronograma de ações que devem ser realizadas pela empresa. É um processo educativo que evolui com o tempo.

3- Ética e Responsabilidade Social

     Ética é a base da Responsabilidade Social e se expressa através dos princípios e valores adotados pela organização. Não há Responsabilidade Social sem ética nos negócios.

     Não adianta uma empresa, por um lado pagar mal seus funcionários, corromper a área de compras de seus clientes, pagar propinas à fiscais do governo e, por outro, desenvolver programas junto a entidades sociais da comunidade.

      Essa postura não condiz com uma empresa que quer trilhar um caminho de Responsabilidade Social. É importante seguir uma linha de coerência entre ação e discurso.

4- 10 empresas com maior responsabilidade social no Mundo
A responsabilidade social corporativa tem um peso de 41% nas avaliações dos consumidores sobre a reputação de uma empresa. Um estudo realizado pelo Reputation Insitute entre janeiro e fevereiro de 2013, ouviu cerca de 55 mil consumidores de 15 mercados diferentes no mundo todo para descobrir quais são as cem companhias com melhor reputação na opinião deles. Dentre estas, destacam-se:
Microsoft 72,97

 Walt Disney Company 72,83

 Google 72,71

 BMW 72,14

 Daimler 70,65

 Sony 69,49

 Intel 69,32

 Volkswagen 69,29

 Apple 69,21

 Nestlé 69,00

  1.  Ações de Responsabilidade Social
          Partindo de valores como ética e transparência, há várias maneiras de se trabalhar a responsabilidade social, de dentro para fora da empresa. Por exemplo: funcionários satisfeitos transformarão essa satisfação em produtos de maior qualidade, assim como clientes satisfeitos com a qualidade do produto, indicarão para outros potenciais clientes que se tornarão clientes efetivos por terem encontrado funcionários capacitados para atender a demanda.
        Para alcançar esses resultados, basta que sejam desenvolvidas ações simples que, com o tempo, serão agregados à cultura organizacional. Essas ações podem tratar da comunidade, meio ambiente, governo, local de trabalho e mercado. Quais sejam:

- Definição dos valores da empresa, levando em consideração a nova postura;

- Criação do Código de Ética da empresa;

- Transparência nos processos decisórios;

- Estabelecimento de programas de treinamento;

- Obediência às legislações;

- Valorização das iniciativas dos funcionários;

- Atividades recreativas com funcionários e suas famílias;

- Criação de programa de participação nos lucros;

- Doações para ONG’s da cidade;

- Parcerias com outras empresas socialmente responsáveis;

- Doações de móveis e equipamentos usados;

- Realização de projetos comunitários: limpeza de praças e escolas, patrocínio de quermesses etc para integração da empresa com a comunidade;

- Participação em campanhas de doação (de sangue, de agasalho, de alimentos etc);

- Separação do lixo para reciclagem;

- Contribuição para o não desperdício de energia, água e papel.

6- Exemplo de Empresa que realiza ações de Responsabilidade Social

Microsoft:

     Há 20 anos no país, a empresa aposta em iniciativas para contribuir
com a melhoria do ensino público, incentivar a inovação regional e gerar oportunidades de emprego, apoiando assim o desenvolvimento do Brasil. Um dos principais focos de ação da companhia é a Educação. 
Só no ano passado foram investidos 11,2 milhões de reais no setor e em inclusão digital, o que beneficiou 1,7 milhões de pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (140.4 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com