TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Responsabilidade Social Corporativa

Por:   •  1/5/2017  •  Resenha  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 2

Valter Felipe Santiago

MBA – Gestão Financeira e Controladoria 10/04/17

Ética e Responsabilidade Social Corporativa

SENAC. DR. MG. Ética e Responsabilidade Social Corporativa/ Julio Cesar Vasconcelos. Belo Horizonte: Senac/MG/GPD, 2014. P. 8-10.

 

Clamar por ética é a moda do momento!

Talvez nunca se tenha discutido e tratado tanto acerca do tema quanto nos último triênio, fator maximizado certamente pelo momento político que travessamos neste período.

Mas a discussão política certamente levanta a questão: como reagimos diante de situações eticamente questionáveis?

Diante da proposta apresentada passa-se a discorrer acerca da ética da convicção, ética da responsabilidade, ética moral e ética imoral.

Em relação à ética da convicção, fundamentada no cumprimento do dever , percebe-se que a mesma equipara a ética ao cumprimento de leis e normas, ou seja, fazer algo ou deixar de fazer exclusivamente porque a lei impõe ou porque é “socialmente interessante”. Desta feita não se pode dar grande mérito a quem procede exclusivamente à luz dessa visão de ética, pois o indivíduo que a desrespeita sofre sanção, seja da justiça, seja da sociedade. Pode-se entender ainda como um tipo de ética imoral.

Já a ética da responsabilidade, com fundamento no caráter teleológico, pode-se entender como tipo de ética mais “genuíno”, haja vista que o “fazer ou deixar de fazer” do indivíduo, estará elevado à um nível de mais altruísmo, de entendimento de responsabilidade sobre nossos atos e suas consequências, não focando somente nos benefícios ou prejuízos pessoais das ações. Pode-se ainda entender tais procedimentos como um tipo de ética moral.

Obviamente tentamos viver o mais próximo possível à luz da ética da responsabilidade e da ética moral, mas agindo com absoluta sinceridade, torna-se impossível observar sempre e em todas as situações questionáveis o caminho certo: seja falando ao celular enquanto dirige, “afinal o assunto é urgente”, ou comprando DVD pirata “pois é um roubo o original” ou mesmo fazendo uma fezinha no jogo do bicho, “afinal não estou prejudicando ninguém”, estaremos agindo exatamente dentro dos ditames da ética imoral, afinal, “os fins justificam os meios”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (37.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com