TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética nas relações de trabalho

Por:   •  2/8/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.448 Palavras (14 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 14

Índice

Introdução        2

Justificativa da escolha do tema        3

Delimitação geográfica        3

Objecto de Estudo        4

Problema de pesquisa        4

Motivação        4

Objectivos        4

Objectivo Geral        4

Objectivos Específicos        4

Perguntas da pesquisa        5

Hipótese        5

Metodologia        5

Revisão de Literatura        6

Conceito de Ética        6

A Ética nas Relações de Trabalho        8

Modalidades da Ética        9

Cronograma        11

Orçamento        11

Considerações Finais        12

Referências        13

Introdução

O tema desse estudo é “Ética nas Relações de Trabalho – Uma análise sobre o comportamento dos funcionários no que diz respeito o funcionamento da Administração Pública: Caso da Secretaria Distrital de Namuno (2016 – 2018) ”. É um tema teórico e prático, que nos permite percorrer o quadro teórico e conceptual sobre a  doação de princípios éticos e comportamentais é traduzida também pelo nosso respeito pelas diferenças individuais e preocupações crescentes com a responsabilidade social, focalizando para o caso concreto as relações entre os funcionários da Secretaria Distrital de Namuno.

Ao longo da história da humanidade, a ética foi entendida como sendo parte integrante do pensamento filosófico, com os filósofos buscando estabelecer, cada um em sua época, pressupostos e princípios voltados à compreensão da moral e da ética. Desse modo, é possível asseverar que a ética é parte significativa em todas as relações evidenciadas entre as pessoas, quer na sociedade, quer no desempenho das profissões.

A evolução dos princípios éticos se deu acompanhando a evolução da humanidade, revelando caráter único para a conduta humana. É, pois, através da ética que o ser humano define o que é bom e correto e o que deve assumir, com vista ao bem comum.

No ambiente de trabalho, contudo, não raras são as constatações de que existem muitos que ainda não sabem diferenciar o que é certo do que é errado, revelando, assim, desrespeito à ética, não se adotando a postura que se espera que todo profissional assuma. É fato, porém, que a falta de ética nas relações no trabalho não é fenômeno novo, sendo possível afirmar que ele é tão antigo quanto o trabalho ou as próprias definições da ética.

Justificativa da escolha do tema

A justificativa para a escolha da temática e elaboração desse estudo se fixa na relevância da temática não somente para o meio acadêmico, como, também, para funcionarios e para a sociedade como um todo.

A importância desse trabalho se caracteriza pela necessidade de se analisar situações onde a ética se faz presente e com as constantes mudanças no mundo moderno, o capital humano vem sendo muito valorizado nas Instituições. A questão da ética vem sendo importante tanto para o funcionário, como para a Instituição e para sociedade onde ela esta presente. Diante disso, o propósito deste trabalho é analisar a  ética nas relações de trabalho.

Um dos aspectos fundamentais que incentivou a escolher a Secretaria Distrital de Namuno para desenvolver esta pesquisa, está relacionado com a forma como os funcionarios convivêm no ambiente de trabalho. Porque o ser ético na maioria das vezes, é ter que abrir mão de certas coisas e nós somos seres humanos, erramos, mas temos que ter a postura de assumir o nosso erro e saber perder.

Devemos saber que a ética tem uma base, que a nossa educação, e que o amor é o alicerce, que faz  manter a nossa ética e dignidade de pé, é o que os nossos ancestrais nos ensinam e nos passam, e que devemos levar para o resto da nossa vida, o dom de amar a si mesmo e ao congénere.

Delimitação geográfica

O presente estudo circunscreve-se ao Distrito de Namuno que se dista a 270 km da cidade de Pemba. Situa-se a Sul da Província de Cabo Delgado, e tem como limites: (PEDD – Namuno 2014 – 2018)

  • Norte: O Distrito de Montepuez;
  • Sul: A Província de Nampula através do rio Lúrio;
  • Este: Distrito de Chiúre e;
  • Oeste: Distrito de Balama e a Província do Niassa.

Tem uma população estimada em 211.737 habitantes, sendo 110.499 mulheres e tem uma densidade populacional de 30.6 Hab/Km2. (INE, Projecções, Anuais, da População Total das Províncias e Distritos 2007-2040).

 

Objecto de Estudo

O estudo tem como objecto “a relação dos funcionários no ambiente do trabalho, tendo em conta a componente ética, pois ela  é insubstituível para a nossa conduta é através da ética, que o ser humano define o que é bom e correto e o que ele deveria assumir, visando o bem em comum.

Problema de pesquisa

O trabalho a ser desenvolvido ira analisar, a importância da ética tanto para a Instituição, como para o funcionário e para sociedade, visando a melhoria nas relações de trabalho.

Sendo assim, o problema desta pesquisa esta estruturado em torno do seguinte questionamento: qual é a relevância da ética no ambiente de trabalho?

Motivação

Uma das motivações para a escolha do tema prende-se com a nossa conduta no ambiente de trabalho, no qual você agi de uma forma correta, visando um bem comum, é através da ética que saberemos que tipo de pessoas somos e de que forma se organizamos na nossa área de trabalho.

A outra questão tem a ver com  que a ética encara a virtude da pratica do bem, que individualmente ou coletivamente, gera felicidades e analisa o desempenho e às normas comportamentais. O tema também pode falar o que a Instituição exige dos seus funcionários o nível de estrutura e funcionamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (220.8 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com