TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética no trabalho

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 3

Códigos de ética das empresas. Existe?

 A ética é um conjunto de normas e regras criadas com o intuito de garantir transparência e valor moral dentro do universo corporativo, valores esses que visam não apenas proteger a empresa, como também respaldar o empregado sobre a posição da empresa, sobre sua conduta. 

Uma empresa que não tem uma conduta ética, não respeita seus funcionários, seus clientes, fornecedores, atua a margem da lei, segundo seus próprios interesses e com isso sua imagem no mercado é a pior possível, além de perder receita essas empresas perdem o respeito da sociedade.

O que verificamos nos códigos de éticas do mundo corporativo é que o que se aborda com mais abrangência são pontos como missão e visão, os princípios e valores de uma organização,  a conduta da empresa e de seus empregados, assim como a padronização, como utilizar o e-mail, internet e sistemas de informática; política em relação ao patrimônio da empresa, ao uso de álcool, tabagismo e drogas ilícitas,  prevenção do assédio moral e assédio sexual  e contra qualquer outro tipo de discriminação. O modo como um colaborador da empresa se relaciona com empresas concorrentes e como ele se porta no ambiente de trabalho. Deve ser analisado os conflitos de interesses e ser aplicada punições contra aqueles “quebrem” o código estabelecido.

Nas últimas semanas muito tem se falado sobre a falta de ética envolvendo a Petrobras numa rede de corrupção que desviou bilhões de reais da estatal, alimentando um grande esquema de corrupção envolvendo as maiores empresas de construção do Brasil. Diante de tais fatos como fica a questão ética das empresas? Como as empresas se relacionam frente à questão ética? Podemos afirmar que em meio a tantos escândalos nunca se valorizou tanto a questão ética nas empresas como hoje, e justamente por estarmos vivendo esse período que tais fatos causem tanta surpresa e indignação.

É preciso entender que a relação envolvendo empresa e consumidor evoluiu se antes, “o cliente podia escolher qualquer cor, desde que fosse preta”, famosa frase de Henri Ford, que no inicio de suas atividades só fabricava automóveis de cor preta, hoje o cliente não apenas escolhe a cor como também direciona a empresa quanto ao mercado.

Num mundo cada vez mais globalizado, onde as informações são compartilhadas em tempo real, qualquer deslize pode afetar a imagem de uma instituição fazendo com que a mesma sofra um abalo irreparável.

Apesar de tudo, o código de ética costuma ser obrigatório, no entanto há restrições. Onde o código se aplica com mais afinco é no campo jornalístico, área essa   que possue suas regras de condutas éticas.tendo como base   apesar de que as informações adquiridas devem ser analisadas pelo jornalista e se deve adotá-la ou não. Especificamente no código de ética dos jornalistas, a ideia principal a valorizar o direito que a população tem pela informação, no entanto a disputa pela informação é tão acirrada que pode se passar a notícia com imparcialidade*, fazendo com que o profissional não faça um bom trabalho e a população sem o esclarecimento devido sobre o ocorrido. Um bom exemplo em relação ao código de ética pode se aplicado na relação empresa –consumidor. é quando o consumidor opta por escolher a marca líder de um segmento, ainda que o preço seja maior. Porem, ao fazer tal opção o consumidor leva em conta alguns  valores éticas que tal marca carrega. E  por acreditar nesses valores o cliente não abre mão de tal produto. Essa confiança estabelecida fortalece não apenas a relação de consumo como também ajuda a manter o padrão ético.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (75.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com