TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

А teória clássica da administração

Pesquisas Acadêmicas: А teória clássica da administração. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.050 Palavras (9 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

O presente trabalho propõe-se a abordar o Cap. 2 do livro Imagens da Organização do autor Gareth Morgan, onde para introduzir o conceito de organizações como um processo de fluxos e transformações, Morgan utiliza metáforas (denominadas imagens), como lentes que devem ser usadas para melhor explorar e compreender o caráter de uma organização com enfoque nas relações entre cultura e mudança organizacional.

No Cap. 2 A Mecanização assume o comando, As Organizações vistas como máquinas, o autor retrata como um estilo de pensamento (visão limitada), tende a projetar o gerenciamento de uma organização como uma máquina feita de partes que se interligam, onde cada um desempenha um papel definido e pré-estabelecido no funcionamento do todo contribuindo para a formação e desenvolvimento da organização burocrática. Pressuposto que pode vir a representar o sucesso ou o fracasso da organização.

MECANIZAÇÃO DO TRABALHO

A ciência de administrar por muitos séculos contribuiu para conceituar organização bem como as necessidades de coordenação e domínio. Através de séculos as normas administrativas e os princípios de organização foram se transferindo das instituições dos Estados (Atenas e Roma) para instituições da Igreja Católica, e organizações militares, isso porque os propósitos e objetivos fundamentava-se na estrutura baseada em uma hierarquia de autoridade, um estado-maior (assessoria) e a coordenação funcional para assegurar a integração. A organização hierárquica da Igreja mostra-se tão eficiente que sua enorme organização opera sob o comando de uma só Pessoa : O Papa.

No Caso das organizações militares, a influência ocorre desde os exércitos da Antigüidade e da época medieval : O princípio do comando; a hierarquia; principio de direção; centralização do comando e descentralização da execução . Em 1665, o conceito ganhava o Staff: oficiais de assessoria e um estado maior para assessorar o comando (linha )militar. Disciplina era o requisito fundamental para a organização. O inspirador dos teóricos da administração que se basearam na estratégia militar adaptando as organizações empresariais foi o general prussiano Carl Von Clausewitz

Com o advento da Revolução Industrial e a invenção de maquinário específico os artesãos se convertem em operário, as oficinas em fábricas e, o mestre desaparece dando lugar ao proprietário. Sem condições de adquirirem equipamentos e concorrerem com a produção, aos poucos os artesãos se rendiam aos proprietários vendendo seu conhecimento e experiência. A migração da população rural para a cidade é inevitável o que contribui para o surgimento de novas classes sociais e novas formas de produção. Tal crescimento trouxe a necessidade de especializar o trabalho humano surgindo, assim, a necessidade de coordenar e, portanto, de administrar não mais atividades numericamente pouco significativas, mas sim a atividade exercida pela grande maioria da população. Surgiam as organizações.

O termo organização advém do grego “organon”, significando instrumento ou ferramenta. “Assim, não surpreende que o conceito de organização esteja quase sempre carregado de significado mecânico e instrumental” como tarefas, metas, propósitos que visam a precisão de forma eficaz e segura ainda que rotineira “. Sob esta ótica os sistemas mecanizados de produção operavam com maior eficiência e o desenvolvimento de fábricas representava o aumento do controle de administração sobre a força do trabalho humano e mão – de obra barata. Pensar em organização como máquinas era primordialmente ver o todo interligado por partes com funções estabelecidas aonde o princípio da autoridade e obediência guiavam os objetivos delimitados (teoria Clássica), ou a análise das tarefas na busca da excelência (teoria científica). Este enfoque burocrático representava a mecanização da vida humana aonde pessoas nada mais eram que peças de máquinas. Daí a metáfora.

Uma grande contribuição para o desenvolvimento da organização mecanicista foi feita pelo grupo de teóricos e profissionais em administração da América do Norte e Europa que estabeleceu as bases daquilo que é agora conhecido como “a teoria da administração clássica” e “administração científica”. Enquanto os teóricos clássicos em administração focalizavam a sua atenção no planejamento da organização total, os administradores científicos visavam ao planejamento e à administração de cargos individualizados. Foi através das idéias desses teóricos que tantos princípios mecanicistas da organização ficaram enraizados no nosso pensamento cotidiano.

A TEÓRIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

Os representantes típicos dos teóricos clássicos foram o francês Henry Fayol, o americano F. W. Mooney e o inglês Cel. Lyndall Urwick, todos interessados em problemas práticos de administração e procuraram sistematizar as suas experiências a respeito das organizações de sucesso para que fossem seguidas por outros.

Toda a crença básica da teoria da administração clássica e a sua aplicação moderna é sugerir que as organizações podem ou devem ser sistemas racionais que operam de maneira tão eficiente quanto possível. Com isso reconheceram que era importante atingir um equilíbrio ou harmonia entre os aspectos humanos e técnicos da organização, especialmente por meio de procedimentos apropriados de seleção e treinamento, mas a sua principal orientação foi fazer com os seres humanos se adequassem às exigências da organização mecanicista.

Cada um desses teóricos classificava as suas descobertas utilizando por base uma combinação de princípios militares e de engenharia:

Unidade de comando – um empregado só deve receber ordens de um único superior.

Hierarquia – a autoridade do superior sobre o subordinado caminha do topo para a base da organização; essa cadeia que é resultante do princípio da unidade de comando deve ser usada como canal de comunicação e de tomada de decisão.

Amplitude de controle – o número de pessoas que se reportam a um superior não deve ser tão grande a ponto de criar problemas de comunicação e coordenação.

Assessoria e linha – o pessoal da assessoria pode oferecer importante ajuda de orientação mas deve ter cuidado para não violar a linha de autoridade.

Iniciativa – deve ser encorajada em todos os níveis da organização.

Divisão do trabalho – a administração deve buscar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com