TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Мétodos aplicados à gestão da empresa

Pesquisas Acadêmicas: Мétodos aplicados à gestão da empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.623 Palavras (11 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA 4

2.1.1 Inflação 4

2.1.2 Taxa De Juros 5

2.1.3 Taxa De Câmbio 6

2.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL 7

2.2.1 Medidas Descritivas 7

2.2.1.1 Medidas de tendência central 7

2.2.1.1.1 Média 7

2.2.1.1.2 Mediana 7

2.2.1.1.3 Moda 7

2.2.1.2 Medidas de Dispersão 8

2.2.1.2.1 Intervalo 8

2.2.1.2.2 Variância 8

2.2.1.2.3 Desvio padrão 8

2.2.1.2.5 Curtose 9

2.2.1.3 Técnicas De Amostragem Probalística 9

2.2.1.3.1 Aleatória simples 9

2.2.1.3.2 Aleatória estratificada 9

2.2.1.3.3 Aleatória sistemática 9

2.2.1.3.4 Aleatória por agrupamento 10

2.2.1.3.5 Por área 10

2.2.2 Números Índices 10

2.2.3 Deflação De Dados 10

2.3 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE 11

2.3.1 Produção textual-Estratégia De Valores 11

3 CONCLUSÃO 13

4 REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

O administrador de empresas precisa estar cada vez mais atualizado e munido de informações. Estar a par do que acontece no contexto macro e microeconômico para poder gerir os negócios de forma organizada e eficiente. Além de conhecer o negócio que está gerindo e onde ele tem como interferir, precisa acompanhar o que acontece fora da empresa e o que está além de seu poder de interferência.

É preciso estar atento às mudanças de comportamento de mercado, as influência diretas ou indiretas de fatores como inflação, mudanças nas taxas de juros e de câmbio. Através de dados estatísticos acompanhar o desempenho da sua empresa, do seu produto, do mercado onde atua, projetar metas e buscar os resultados que lhe são desafiados a curto, médio e longo prazo.

Também é preciso conhecer o seu cliente, o que ele pensa, como se comporta, o que gostaria de encontrar. Temos pesquisas para avaliar tudo isso, obtendo resultados estatísticos confiáveis e que apartir destas informações o administrador tem como tomar decisões conforme os interesses ou objetivos da empresa.

Não se pode também tomar decisões esquecendo-se de questões éticas. O que é possivel fazer em negócios, buscando lucros e satisfação ao mesmo tempo ,dentro de uma realidade cultural e comportamental que seja aceita, que atenda os interesses de todos os envolvidos.

Neste trabalho são apresentados alguns conceitos, opiniões e definições do que foi exposto até aqui. Temas de contexto Macroeconômico, Microeconômico, Estatística ,Ética, Política e Sociedade.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Economia é a ciência que estuda os processos de produção, distribuição, acumulação e consumo de bens materiais. A economia observa o comportamento humano em suas necessidades e os recursos disponíveis para satisfazer essas necessidades.

A economia é dividida em dois ramos: Microeconomia e macroeconomia A microeconomia estuda as várias formas de comportamento nas escolhas individuais dos agentes econômicos, enquanto a macroeconomia analisa os processos microeconômicos observando uma economia como um todo.

Dentro deste contexto, a inflação,a taxa de juros e a taxa de câmbio são fatores que estão sempre presentes na relação entre os sistema econômico e os agentes econômicos,refletindo sobre os problemas existentes e propondo soluções.

2.1.1 Inflação

A inflação é o aumento contínuo de preços de bens, produtos e serviços em uma determinada região durante um período. Ao mesmo tempo em que os produtos se tornam mais caros, o poder de compra da moeda nacional diminui.A inflação pode ser dividida em inflação de demanda e de custos.

Conforme (LEITE, 2012), a inflação está sempre presente,insignificante, modesta ou intensa,à excessão de raros momentos de deflação,e isso tanto em países desenvolvidos como nos demais. (LEITE, 2012, Pag 11)

Quando os consumidores elevam o consumo de mercadorias ,ocorre a inflação de demanda e eles terão de disputar entre si as poucas mercadorias disponíveis para a venda. O empresário normalmente decide vender para aquele que pagar mais pela mercadoria escassa,por isso os preços sobem. Para se combater este tipo de inflação, torna-se necessário aumentar a oferta ou diminuir a demanda.

A inflação de custos acontece quando a demanda permanece estável, mas os custos de produção aumentam. Essa elevação pode ocorrer ou por uma elevação dos salários, nos preços dos insumos ou, ainda, por um encarecimento das fontes de energia. Toda elevação de custos implica numa redução do incentivo ao empresário em produzir determinada mercadoria, caso ele não possa repassar integralmente a elevação dos custos ao consumidor.

Algumas das consequências da inflação é a diminuição do poder de compra,desvalorização da moeda nacional em relação à moeda estrangeira elevando os preços de produtos importados ,e aumento da taxa de juros diminuindo os invstimentos.

O Brasil historicamente apresentava inflação.Comércio e supermercados remarcavam preços diariamente. Somente partir de 1994, com a criação do Plano Real, Brasil dá primeiros passos rumo à estabilidade econômica.

2.1.2 Taxa De Juros

A taxa de juro é o preço ou o valor do dinheiro.Indica qual a percentagem investida em determinado capital em um certo período de tempo. A taxa de juro é o preço pago ou cobrado por emprestar ou pedir emprestado o dinheiro.

De acordo com notícia do site Uol Economia ,o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, subiu a taxa básica de juros (a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com