TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relevância Do Planejamento Dos Processos De Recursos Humanos Aplicado Na Empresa Bertocci Cabeleireiros.

Dissertações: Relevância Do Planejamento Dos Processos De Recursos Humanos Aplicado Na Empresa Bertocci Cabeleireiros.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  5.921 Palavras (24 Páginas)  •  805 Visualizações

Página 1 de 24

LISTA DE FIGURAS

FIGURA 1 – Logomarca da Bertolcci Cabeleireiros 7

FIGURA 2 – Organograma 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 TEMA 4

3 APRESENTAÇÃO DA PESQUISA 4

4 OBJETIVOS 4

4.1 Objetivo Geral 4

4.2 Ojetivos Específicos 4

5 REFERENCIAL TEÓRICO........................................................................................5

5.1 Gestão de Recursos Humanos.......................................................................... 5

5.2 Planejamento de RH 5

6 IDENTIFICAÇÃO DO AMBIENTE ORGANIZACIONAL 6

6.1 Caracterização da Empresa 6

6.2 Finalidade 6

6.3 A Missão 6

6.4 Logomarca 7

6.5 ORGANOGRAMA DA EMPRESA 8

7 POLÍTICA DE RECURSOS HUMANOS 9

7.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal 9

7.1.1 Recrutamento Externo 9

7.1.2 Seleção de Pessoal 10

7.1.2.1 Postura do Entrevistador 11

7.1.3 Remuneração – Política de Cargos e Salários 11

7.1.3.1 Descrição dos Cargos 12

7.1.3.2 Procedimentos e Políticas de Remuneração 12

7.1.3.3 Benefícios - Legislação 14

7.1.3.4 Da Contabilidade 15

8 PLANO DE AUDITORIA 17

8.1 Plano de Auditoria Anual 17

9 CONCLUSÃO 19

REFERÊNCIAS 20

APÊNDICES I a VI 22 a 29

1 INTRODUÇÃO

As empresas tentam de todas as formas conquistar vantagens competitivas através de um diferencial em sua administração, por exemplo, o que na atualidade só é possível através de pessoas. São as pessoas que podem propiciar um diferencial nos produtos e serviços oferecidos às empresas e é através dos recursos humanos que as empresas serão capazes de colocar no mercado produtos e serviços suficientemente competitivos.

Com a observação desse fato, surge a necessidade de estudos mais Detalhados sobre recursos humanos; por ser uma área muito abrangente, o enfoque neste trabalho está no Recrutamento, Seleção e Remuneração, no cumprimento da Legislação e Práticas Trabalhistas e na Auditoria em Recursos Humanos, pois, através desses processos que os candidatos ingressam nas empresas e se tornam colaboradores, sob leis e normas regulamentadoras.

Faz-se necessário avaliar e observar a relevância do planejamento dos

processos de recursos humanos, haja vista que são fatores importantíssimos para o funcionamento de qualquer organização. Sua importância pode variar de acordo com o grau de aplicabilidade dos processos.

É importante observar também os impactos de uma aplicação efetiva de forma equivocada, analisar os custos e a perda de tempo ou até mesmo os prejuízos causados pela mesma, não realizando as tarefas de forma produtiva e satisfatória.

Cabe à área de recursos humanos, no caso específico deste trabalho ao Gerente Geral, que tem titulação para exercê-la, a análise, desenvolvimento, acompanhamento e administração das pessoas e suas relações com a organização.

Tendo as pessoas como principais “recursos” dentro de uma organização, a área de recursos humanos deve ser bem desenvolvida e planejada, contribuindo e orientando todos os recursos para o alcance dos objetivos organizacionais.

Diante da importância e a necessidade de um planejamento na gestão dos recursos humanos, para que os colaboradores contribuam de forma efetiva no alcance dos objetivos e metas da organização, este trabalho visa identificar, analisar e avaliar a área de recursos humanos da empresa Bertocci Cabeleireiros, quanto às suas competências, no que diz respeito à aplicação do planejamento na gestão de seus recursos humanos.

2 TEMA

Relevância do Planejamento dos Processos de Recursos Humanos aplicado na empresa Bertocci Cabeleireiros.

3 APRESENTAÇÃO DA PESQUISA

Planejamento dos processos de recrutamento, seleção e remuneração de pessoal, com análise das questões trabalhistas e de auditoria em Recursos Humanos da empresa Bertocci Cabeleireiros.

4 OBJETIVOS

4.1 Objetivo Geral

Desenvolver, organizar e planejar a área de pessoal na formulação de estratégias de uma política de Recursos Humanos na empresa Bertocci Cabeleireiros.

4.2 Objetivos Específicos

a) Planejar o recrutamento e seleção de pessoal;

b) definir estratégias e políticas de remuneração;

c) analisar questões de legislação e práticas trabalhistas;

d) realizar um plano de auditoria anual.

5 REFERENCIAL TEÓRICO

5.1 Gestão de Recursos Humanos

Considerando que os recursos humanos são “... os únicos recursos vivos capazes de processar os outros recursos inermes e inertes” (CHIAVENATO, 1995. p. 106) a área de recursos humanos torna-se fator essencial na busca de eficiência e eficácia nos processos organizacionais. Ainda segundo Chiavenato (2009), as pessoas correspondem ao capital humano das organizações e seu valor é medido pela sua produtividade, através de competências e talentos.

Cabe ao Gestor de Recursos Humanos a missão de administrar as pessoas a fim de melhorar desempenhos e alcançar objetivos estabelecidos, tornando-se este a gerência de RH de extrema importância dentro das organizações. Gomes (2008) define a gestão destes recursos como um conjunto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com