TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1° WEB ATIVIDADE, TEORIA 2

Por:   •  15/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  931 Visualizações

Página 1 de 4

1º Web Atividade

01) Descreva sinteticamente os argumentos defendidos por Sullivan em 1926 no ensaio The Autobiography of na Idea ( a autobiografia de uma ideia) em relação a cidade e a arquitetura.

O edifício comercial de grande altura surgiu da pressão do preço do terrenos, da pressão populacional, da pressão externa...Mas um edifício de escritórios não podia erguer-se além da altura praticável por escada sem um meio de transporte vertical. Assim, a pressão chegou ao cérebro do engenheiro mecânico, cuja imaginação criadora e cujo esforço diligente criaram o elevador de passageiros...Mas era incrente a natureza da construção de alvenaria fixar um novo limite para a altura, e, como suas paredes cada vez mais grossas comiam o solo e o espaço de piso a preço cada vez maior, como a pressão populacional crescia rapidamente..[essa] atividade de erguer altos edifícios em Chicago acabou chamando a atenção dos dirigentes de vendas locais das oficinas de laminação do leste, e seus engenheiros foram postos para trabalhar. As oficinas de laminação tinham produzido havia algum tempo aquelas formas estruturais que durante muito tempo foram usadas na construção de pontes. Portanto seu campo já estava preparado para esse trabalho. Era apenas uma questão de visão comercial baseada na imaginação e na técnica da engenharia. Assim, a ideia de uma estrutura de aço capaz de suportar toda a carga foi apresentada, a título de sondagem, aos arquitetos de Chicago...e foi aceita rapidamente algo de novo veio à luz. (…) Os arquitetos de chicago receberam favoravelmente a estrutura de aço e aplicaram-na. Os arquitetos do Leste ficaram assustados com ela e não foram capazes de dar-lhe nenhuma contribuição.

02) O grande incêndio de 1871 em Chicago mostrou a vulnerabilidade do ferro fundido e da madeira. Como os americanos conseguiram superar esse momento traumático da história da cidade em relação as suas construções.

O subsequente desenvolvimento da estrutura de aço à prova de fogo- com sua capacidade de criar vários pavimentos de espaço rentável- permitiu que os especuladores explorassem ao máximo os terrenos dos centros da cidade.

03) Quais os aspectos que diferenciam as construções a partir de 1886 nos EUA?

Tudo isso mudou em 1886, com a encomenda de projetar o Auditorium Building, uma estrutura cuja contribuição global para a cultura de Chicago deveria ser tanto tecnológica como conceitual. O arranjo básico desse complexo de usos múltiplos era exemplar. Pediu-se aos arquitetos que instalassem, em meio quarteirão de Chicago, uma casa de ópera grande e moderna, tendo os dois lados onze andares, que seriam destinados em parte a escritórios, em parte a um hotel. A organização impar que deram a essas especificações incorporava inovações como pôr a cozinha e o restaurante do hotel no teto, de modo que a fumaça não perturbasse os hóspedes. Ao mesmo tempo, o próprio auditório dava amplas oportunidades para a imaginação tecnológica de Adller. Ele satisfez a exigência de capacidade variável usando painéis de teto dobráveis e telas verticais, que permitiam que o Auditório variasse de um tamanho próprio para concertas, abrigando 2.500 pessoas a uma capacidade de 7.000, para as convenções.

04) Descreva arquitetonicamente as seguintes construções:

a) Auditorium Building

As formas arquitetônicas e decorativas encontradas no auditório são não-convencionais ao extremo e determinadas em grande parte pelos efeitos acústicos desejados (…) uma série de arcos elípticos concêntricos efetua a propagação lateral e vertical do som, da abertura do proscênio ao corpo da casa. Os intradorsos e as faces dessas superfícies elípticas são ornamentadas em relevo, as lampadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (49.2 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com