TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE DOS PARÂMETROS DE CONFORTO TÉRMICO PARA A CIDADE DE FORTALEZA-CEARÁ

Por:   •  14/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL RUAL DO SEMI-ÁRIDO

CENTRO MULTIDICIPLINAR DE PAU DOS FERROS

TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO III

2° UNIDADE

PEDRO ALLAN AZEVEDO SOARES

2021

PAU DOS FERROS – RN

A arquitetura de Alvar Aalto teve grande influencia no que hoje chamamos de arquitetura escandinava. Alvar juntava arquitetura, design e arte em todas suas obras, onde era possível perceber um enorme desejo por humanizar a arquitetura de formas racionais e intuitivas, onde trazia o máximo de luz natural aos edifícios de forma harmônica, por fim sua arquitetura ficou fortemente marcada pelo uso da madeira nas mais diversas formas.

Como o design era um campo onde ele se destacava, ele empregou o uso da madeira nos seus projetos de mobiliários, tais como: cadeiras, mesas, camas e bancos.

[pic 2]    [pic 3][pic 4][pic 5]

   

Podemos perceber que a madeira era empregada nos projetos de Aalto de forma orgânica e racional, onde ele usava técnicas de compensado moldado, obtendo peças esbeltas, que suportam de maneira elegante o peso de uma pessoa. Há uma relação dialética entre a arquitetura de Aalto e a natureza, que junto ao design elegante e a naturalidade do material tomavam formas curiosamente intensas.

A arquitetura de Walter Gropius diferente da arquitetura de Aalter não tinha uso de madeira em suas composições, suas obras eram marcas por estruturas independentes, fechamentos em vidros e volumetrias puras. Gropius defendia a formação de gestalter, onde o profissional deveria ser total responsável por todas as escalas humanas desde o manual até o urbano.

Nas obras de Gropius percebemos o uso de materiais modernos e o uso de cores primárias, a funcionalidade da arte era muito importante para ele, no começo de sua carreira ele fora muito influenciado pela ideia da “obra de arte total”, tal ideia era vinda dos estilos históricos na arte através da transformação da vida numa experencia estética. Por fim suas obras passaram a ser financiadas por grandes industrias, onde sua arquitetura passou a seguir apenas os conceitos de forma e função.

[pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9]

É interessante destacar as superfícies lisas nas obras de Gropius, além das formas geométricas com contornos regulares e também a grande influência do construtivismo.

A arquitetura de Mies van der Rohe, teve em seu estilo técnicas minimalistas e que provaram ser extremamente popular, junto a sua frase eufórica “menos é mais” que ainda é amplamente proferida nos dias atuais por pessoas que desconhecem sua origem, a arquitetura de Mies teve sua base teórica iniciada por volta de 1920 onde o mesmo combinou as preocupações industriais funcionalistas de seus contemporâneos modernistas com um impulso estético em direção aos elementos mínimos, assim rejeitando os sistemas tradicionais de cômodos fechados e confiando fortemente no vidro para dissolver a fronteira entre o interior e o exterior.

Suas principais influencias vieram do Expressionismo, o Suprematismo e o Construtivismo russo, onde as construções eram escultóricas e eficientes, usando materiais industriais modernos, projetou de pequenas obras até os mais enormes arranha-céus feitos em vidro e metal. O estilo de Mies cria a expressão “pele de vidro”, em que esta seria o invólucro da “estrutura óssea” do edifício. Para esse tipo de projeto, abusa de esquadrias metálicas emoldurando lâminas de vidro, conseguindo belos efeitos com os reflexos criados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (479.8 Kb)   docx (629.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com