TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ARQUITETURA CÚPULA DE BRUNELLESCHI

Por:   •  9/9/2020  •  Seminário  •  2.072 Palavras (9 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2] [pic 3] [pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13]

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO[pic 14][pic 15]

ARQUITETURA CÚPULA DE BRUNELLESCHI

Nara Raquel Nunes Pereira

Itaúna 2019

Nara Raquel Nunes Pereira[pic 16]

ARQUITETURA CÚPULA DE BRUNELLESCHI

Trabalho apresentado à Disciplina de História da Arquitetura e Urbanismo e Artes I do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade

de Itaúna. Prof. André Pereira.

Itaúna 2019

RESUMO[pic 17]

Em busca de um melhor entendimento para o tema Humanismo Renascentista, este trabalho mostra de forma aprofundada a Arquitetura da Cúpula de Santa Maria del Fiore (Cúpula de Brunelleschi) e sua extrema importância para a Itália e para o mundo. Fundamentado pelo contexto histórico dos livros A História da Arte, História Geral da Arte e em documentos por meios eletrônicos. Espera-se como resultado desse trabalho, atender as demandas levantas no início da pesquisa, transmitindo um espaço de aprendizado e acompanhando a evolução da história e da arquitetura.

Palavras chave: Renascença; Humanismo; Cúpula de Brunelleschi.

SUMÁRIO[pic 18]

  1. INTRODUÇÃO        5
  2. HUMANISMO        6

2.1 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO HUMANISMO        6

  1. RENASCIMENTO.        7

3.1 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA RENASCENÇA        7

  1. A CÚPULA DE BRUNELLESCHI        8

4.1 ESTRUTURA        8

4.2 A CATEDRAL        10

  1. CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho traz de forma detalhada como a arquitetura tem influência sobre um determinado local. A Cúpula de Brunelleschi exerce o papel de ser uma das maiores obras já feitas na arquitetura. O trabalho aborda sua construção, mostrando um esboço de como foi feito o seu projeto e execução.

  1. ILUMINISMO

O Iluminismo foi um movimento cultural que os filósofos do século XVIII acreditavam na razão e na busca por conhecimento. Ficou conhecido como século das luzes. Grande parte dos iluministas vinha da burguesia europeia, por isso é tratado também como movimento político.

 Ele influenciou movimentos do mundo todo como a Revolução Francesa, a Independência dos Estados Unidos e até mesmo a Inconfidência Mineira. A razão crítica seria a principal responsável pela orientação do espírito em direção às grandes verdades, que fariam o Homem um ser autônomo e pensante.

O Iluminismo defendia a igualdade, todos deveriam ser iguais perante a lei, ninguém teria direito a privilégios de nascença como os da Nobreza. A capacidade humana das pessoas definia-se pelo “ter” e não pelo “ser”, não importavam as convicções religiosas dos participantes do negócio.

[pic 19]



Figura 1: Ilustração Salão literário. Fonte: Toda Matéria.

2.1-FUNDADORES DO ILUMINISMO:

 • Jonannes Kepler: contribuiu para a revolução científica com as três leis do movimento planetário: os planetas do sistema solar giravam em torno do sol; a segunda consistia na velocidade do movimento que se adaptava à posição do planeta na curva elíptica de modo uniforme, ainda que não constante; a terceira que estabelecia uma proporção fixa entre o raio da órbita e o tempo que o planeta leva para descrevê-la.

• Isaac Newton: identificou o princípio da gravidade universal e fundamentou os seus estudos na ideia que o Universo foi criado por Deus e que é governado pelas leis físicas.

Defendeu a experiência como meio de fundamentação.

2.2-PRINCIPAIS FILÓSOFOS ILUMINISTAS:

John Locke (1632-1704) ficou conhecido como o pai do liberalismo, sendo um dos mais importantes filósofos do empirismo. Afirmava que o conhecimento era proveniente da experiência através das reflexões, depois que começamos a perceber tudo em volta surge às ideias sensoriais simples. Defendia a liberdade intelectual e a tolerância, escreveu em 1690 “Segundo Tratado Sobre o Governo Civil” onde apresentou o princípio da divisão dos três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.

Suas principais obras são: Cartas sobre a tolerância (1689); Dois tratados sobre o governo (1689); Ensino acerca do entendimento humano (1690) e Pensamentos sobre a educação (1693).

Voltarie (1694-1778) critico a igreja católica e defensor da liberdade de expressão, foi um dos mais importantes pensadores do Iluminismo Francês. Era defensor do progresso e da ciência, chegou a combater o absolutismo e criticar o poder da Igreja Católica.

Foi preso duas vezes por publicar versos gozadores sobre os governantes. Seus romances que se destacaram: Olympe Runoyer, Susanne de Livry Emile de Bretiul (marquesa de Chatelet), além de quase setenta obras incluindo peças de teatro, poemas, romances e obras teóricas.

Montesquieu (1689-1755): acreditava que o poder deveria ser dividido em executivo, judiciário e legislastivo. Para ele existia dois tipos de leis: as naturais (feitas por Deus) e as “leis positivas” feitas pelo homem. Cursou Direito com dezesseis anos na Universidade de Bordeaux, foi um crítico do catolicismo e do absolutismo, sendo defensor da democracia com sua obra destacada “O Espírito da Leis”. Suas principais obras são: Cartas Persa (1721); Considerações sobre as Causas da Grandeza dos Romanos e de sua Decadência (1734) e O Espírito da Lei (1748).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (634.5 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com