TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ARQUITETURA DAS EXPOSIÇÕES

Por:   •  3/5/2020  •  Resenha  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA[pic 1]

FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO

Teoria e História da Arquitetura II

Prof. Msc Lúcio Nascimento

Discentes: Emily Silva Ferreira

                  18202935

LEVY, Ruth. A Arquitetura das Exposições. In.: A Exposição de 1908. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008, p. 49-66.

A Arquitetura das Exposições

A Revolução Industrial trouxe novas vertentes em vários âmbitos da socidade daquela época, desenvolvendo novas tecnologias e abrindo um grande leque de possibilidades, trouxe a importância ao trabalho organizado e mecânico, onde o foco era a agilidade da produção e sua quantidade para oferecer a sociedade seus produtos e serviços da maneira mais rápida possível.

O impacto da Revolução Industrial dentro da arquitetura vem atraves das exposições, onde o intuito era demonstrar sempre o desempenho dos materias mais usados, como por exemplo, vidro, metal, sua amplitude e materiais padronizados, nas exposições a industria tinha a oportunidade perfeita de demonstrar seus avanços e sua tecnologia.

As exposições apresentavam, também, uma grande oportunidade de experimentação, virando o laboratório de arquitetos e engenheiros, para que os mesmos desenvolvessem técnicas construtivas, novas soluções estéticas e desenvolvessem a aplicação de materiais, trazendo grande inovação, para época, e a partir daí difundindo para todo o mundo.

Ao adentrar nessa questão estética, é possível perceber que algumas fases foram incubidas, até chegarmos no ecletismo que usa de todo potencial técnico da época, com fachadas que correspondem aos valores pregados pelo movimento, esse movimento traz pra si diversar críticas da época ao ser classificado como inferior por alguns arquitetos da época.

Ao analisar as falas de Cesar Daly, é possivel esclarecer melhor todos os objetivos deste movimento, onde o autor diz que deve-se conhecer o movimento por completo para assim entende-lo e não criticar como “falta de originalidade”.

O arquiteto debate muitos questionamentos feitos na época e insiste que a arquitetura não deve deixar-se decair a simplesmente a aplicação da técnica somente, como na engenharia, deve-se aplicar a estética as edificações e transforma-las em mais do que a sua função. Considera necessário a sabedoria de explorar os avanços tecnologicos dentro da arquitetura afim de melhorar cada vez mais os projetos, mas sempre manter a sensibilidade de empregar a estética adequada aquela estrutura.

Entede-se o ecletismo, por Daly, o uso livre do passado, a capacidade de combinar características de estilos anteriores, de forma a satisfazer as demandas da época para cada tipo de edificação.

As exposições eram tidas com grandes batalhas entre os Antigos e os Modernos, tiveram diversar polemicas e brigas, por conta de todas as divergencias de opiniões e escolhas, com grande intervenção da Academia nas decisões.

Portanto, atraves do estudo deste texto é possível constatar que houveram diversas vertentes dentro das Exposições de Arquitetura, onde houveram opiniões e ideologias causando muitas discussões e críticas, marcadas na história da arquitetura, cada estilo com suas características, formas de pensar e ideologias. Existiu também grandes avanços técnologicos, pois a descoberta de novos materiais auxiliaram no desenvolvimento de técnicas novas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (59.6 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com