TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ARQUITETURA DOS TEMPLOS ROMANOS

Por:   •  31/3/2018  •  Artigo  •  2.083 Palavras (9 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 9

A ARQUITETURA DOS TEMPLOS ROMANOS

Ailene dos Santos e Joycce Alynne de Lima / DeVry Unifavip

RESUMO

O presente artigo é um estudo sobre o legado romano e suas técnicas construtivas, que na época eram consideradas de grande desenvoltura. Dentre muitas de suas construções se destacam os templos, espaços considerados sagrados e grandiosos em sua estrutura. Se tratando deste tipo de construção utilizaremos como base algumas obras bibliográficas, trabalhos científicos e pesquisas sobre a arquitetura desse período histórico, conhecido também como antiguidade clássica. Como objetivo, iremos estudar e analisar alguns aspectos essenciais dos templos, ressaltando as características principais mais utilizadas na época e assim especificando cada uma das obras estudadas, chegando a uma conclusão acerca de quais semelhanças e singularidades eram constituídos os templos romanos.

PALAVRAS-CHAVE

Arquitetura; Templos; Roma;

ABSTRACT

This article is a study of the Roman legacy and its constructive techniques, which at the time were considered to be very resourceful. Among many of its buildings stand out the temples, spaces considered sacred and grandiose in its structure. If we are dealing with this type of construction we will use as basis some bibliographical works, scientific works and research on the architecture of this historical period, also known as classical antiquity. As an objective, we will study and analyze some essential aspects of the temples, highlighting the main characteristics used at the time and thus specifying each of the works studied, arriving at a conclusion about which similarities and singularities were constituted the Roman temples.

KEYWORDS

Architecture; Temples; Roma;

1. INTRODUÇÃO

Os templos romanos foram o resultado de uma combinação de elementos gregos e etruscos: planta retangular, teto de duas águas, vestíbulo profundo com colunas livres e uma escadaria na fachada dando acesso ao pódio. Além das tradicionais ordens gregas - dórica, jônica e coríntia - os romanos inventaram outras duas: a toscana, semelhante a de ordem dórica sendo esta mais simples sem estrias na fuste, e a compósita, com um capitel criado a partir da mistura de elementos jônicos e coríntios, sendo esta altamente mais trabalhada que a coríntia.

O objetivo do trabalho visa verificar e estudar a arquitetura clássica por meio de três estudos de caso com foco nos templos romanos, formulando ao seu final tabelas com especificações de cada obra, sendo elas: Panteão, Vesta e Évora, podendo assim analisar suas características principais, elementos estruturais, materiais e técnicas construtivas utilizadas na época. Como objetivos específicos, pretende-se ressaltar as características principais dos templos estudados, podendo assim fazer uma comparativa entre eles, deixando evidente que todos possuem características e conceitos muito amplos e distintos.

A metodologia proposta é baseada em material científico de autores importantes, examinando conceitos sobre a arquitetura dos templos romanos, chegando a um produto final de três estudos de caso. Que serão abordados no decorrer do trabalho.

2. BREVE HISTÓRICO

O aparecimento da civilização romana surgiu supostamente em 753 a.C.. Sua formação sofreu fortes influências das civilizações gregas e etruscas que auxiliaram para que Roma se tornasse parte de um amplo império. Com o decorrer do tempo os romanos desenvolveram seu próprio estilo arquitetônico que é considerado bastante original dentre várias particularidades e características.

À medida que a cidade crescia e conquistavam áreas vizinhas começaram então as dificuldades em manter um sistema de governo eficiente que conseguisse administrar seu povo, e assim, uma sucessão de imperadores fizeram história no desenvolvimento de Roma, que agora se tornava complexa e exigia práticas construtivas mais adequadas capazes de realizar grandes edificações com maior praticidade e economia.

Considerados muito engenhosos os romanos estabeleciam colônias, construíam casas, mercados, termas, aquedutos, edifícios governamentais e não menos importantes os templos, obras significativas que iremos abordar mais profundamente neste texto.

3. ESTUDOS DE CASO

3.1 Templo Panteão

Situado na cidade romana está localizado o Panteão (VER IMAGEM 1), um dos edifícios mais conceituados na história da arquitetura, tendo sua construção no auge do império romano. Possuindo uma cúpula central (VER IMAGEM 4) como um dos elementos arquitetônicos principais. Sua construção serviu de referência para muitas obras da época.

Imagem 1 - Panteão

Fonte: Glamurama UOL

Imagem 2 – Planta baixa Panteão

Fonte: PREZI

O Panteão é surpreendente pelo seu exterior simples que faz oposição ao interior luxuoso. Dispondo de uma volumetria circular e pesada (VER IMAGEM 2), coberto por uma cúpula com um óculo de 9 metros de diâmetro (VER IMAGEM 3) para a entrada de ar e luz natural.

Imagem 3 – Óculo central Panteão

Fonte: CAPITAISEUROPEIAS.COM

Em contrariedade a outros templos pagãos situados em Roma, o panteão foi reaproveitado para o uso como igreja cristã e jamais teve seus revestimentos de mármore depredados; por essa razão é considerado a obra romana mais próxima de seu estado original.

Apesar da geometria de aparência simples, um sistema estrutural (VER IMAGEM 4) foi produzido no processo evolutivo da tecnologia da engenharia romana. Paredes com espessura de 6 metros com base cilíndrica; aparentemente seu exterior demonstra uma forma monolítica que esconde meticulosamente uma rede de vazios e arcos juntamente com oito pilares

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (143.1 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com