TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ARQUITETURA E URBANISMO

Por:   •  10/8/2015  •  Resenha  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

CERES – UDESC

ARQUITETURA E URBANISMO

Metrópolis

- Fritz Lang 

Em 2026 existe uma gigantesca cidade, trata-se de uma sociedade desigual que representa o mundo todo, onde a elite vive na superfície e os operários são escravos na cidade baixa, no subsolo abaixo das maquinas.

Os operários conspiram contra o governo, cansados da exploração que sofrem e de viverem abaixo de terra e maquinas, enquanto a elite desfruta da superfície, mas a situação se inverte quando o filho do governante Joh Fredersen da Metropólis, Freder, emociona-se com as classes operárias, trocando de lugar com um deles para entender a situação em que vivem. E acaba se apaixonando por Maria, líder da revolução operária. Ainda, a narrativa conta com o inventor Rotwang uma espécie de cientista maluco que mistura ciência com magia negra pra conseguir o que quer e decide transferir a “alma”, a aparência, de Maria para o corpo de um robô, para que pudesse controla-la e evitar a revolução, botando os operários contra eles mesmos e programando o robô para instigar os trabalhadores à destruição das máquinas, o que acarretaria a inundação da cidade dos operários e seria um pretexto perfeito para a substituição definitiva dos operários pelas máquinas. Durante sua troca, Freder acaba provocando um acidente com uma das maquinas e sente-se muito culpado visto que provocou mortes e feridos. Porem estes operários são rapidamente substituídos, e a máquina consertada voltando todos ao trabalho como se nada tivesse acontecido. Mostrando que operários são substituídos como peças defeituosas.

Maria é sequestrada e o robô assume seu ligar, sob a aparência da líder, acaba por convencer os operários a partirem para a luta e a destruírem aquilo que os oprime, as máquinas, e não os senhores por trás delas. Como num transe, em hordas enfurecidas, os operários logo partem para a revolta e passam a destruir as máquinas, ocasionando a explosão dos reservatórios de água que inundam a cidade subterrânea e colocam em risco seus próprios filhos. Maria consegue escapar da casa de Rotwang e, juntamente com Freder, que a encontra após muitas buscas, começa a salvar as crianças – o futuro de Metrópolis - da inundação. No fim, o robô e seu criador são os únicos a pagarem por seus atos. Ocorre uma aliança entre operários e elite, intermediada por Freder.

Metropolis, apesar de ser um filme antigo continua muito atual, pois o princípio em que segue é o capitalismo, que apesar de não ser uma ditadura, ainda é um sistema muito opressor e o filme mostra isso claramente. Possui um foco muito grande na desigualdade social e todos os seus feições destacando o fato da Elite sempre viver por cima da maioria tendo todos os benefícios possíveis e imagináveis e a classe pobre sendo oprimida no subterrâneo para manter o luxo da cidade alta. Isto ainda acontece hoje de forma indireta e muitas vezes imperceptível, um exemplo simples é o um bilhão de pessoas que passam fome no mundo, sendo que no mundo há muito mais do que o suficiente para alimentar a todos. Existe o suficiente para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com