TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Acadêmico Engenharia Civil

Por:   •  24/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 4

IDENTIFICAÇÃO DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM FACHADAs DE EDIFICAÇões HISTÓRICAs

Tauhana Eineck1; Diogo Rodrigues²; Patrícia Dalla Lana Michel³.

1 Engenheira Civil. IMED. tauhana.eineck03@gmail.com

2 Acadêmico Engenharia Civil. IMED. 1114936@imed.edu.br

3 Orientadora. Mestre, Engenheira Civil. Doutoranda. IMED. Patrícia.michel@imed.edu.br

1 Introdução

Para que sejam definidas intervenções que garantam a durabilidade das edificações é necessário avaliar as manifestações patológicas, determinar suas causas, e tratá-las. É de vital importância a elaboração de um diagnóstico minucioso. Portanto, o presente trabalho desenvolve-se no âmbito de avaliar as manifestações patológicas ocorrentes na fachada de um edifício antigo.

A identidade dos municípios foi historicamente construída pelas edificações, que fazem parte da evolução da humanidade e ajudam a contar a história vivida em cada região. No entanto, as edificações perdem seu desempenho com o passar do tempo e, para que se mantenham estáveis, seguras e com a intenção de continuarem exercendo o seu ofício para com o município no qual pertencem, há necessidade da realização de manutenções periódicas, não sendo comum a prática de tais reparos nos tempos atuais, por depender de uma burocracia excessiva e de um alto investimento.

Segundo Steen (1991, apud ANDRADE, 2001) a divulgação das manifestações patológicas mais incidentes, o conhecimento da evolução dos problemas, e a identificação precoce dos mesmos, torna menor o custo para reparar os elementos danificados. Ou seja, a execução das correções pode ser mais fácil e muito mais econômica quanto mais cedo for realizada.

O presente estudo tem como escopo avaliar as manifestações patológicas em fachada da edificação histórica.

2 Metodologia

A metodologia utilizada neste artigo foi uma pesquisa bibliográfica de literatura, pois a mesma oferece meios que auxiliam na avaliação de manifestações patológicas.

3 desenvolvimento

A edificação deste estudo de caso apresenta-se com manifestações patológicas por problemas de manutenção, tais manifestações estão comprometendo a edificação e propiciando perdas do âmbito cultural e social que este tipo de edificação contempla.

3.1 MANIFESTAÇÕES patológicas por umidade EM fachada de edificação histórica

O efeito da umidade nas construções caracteriza-se como uma das manifestações patológicas mais complexas de serem solucionadas, pois somente nos últimos trinta anos o homem começou a estudar sistematicamente o assunto (LICHTENSTEIN, 1986). A tabela 1, a seguir, mostra as principais manifestações patológicas por umidade que acometem as fachadas das edificações.

Tabela 1: Manifestações patológicas por umidade.

[pic 1]

Fonte: Adaptado de Perez, 2001.

3.2 MANIFESTAÇÕES patológicas por FISSURAS EM fachada de edificação histórica

A existência das variações térmicas ou de umidade gera um estado de tensões internas, que ultrapassam o limite de resistência das placas do revestimento, causando fissuração. O aparecimento de fissuras pode também resultar de uma deformação da edificação, no qual as tensões são transferidas para os revestimentos.  De um modo geral, a fissuração no revestimento, está associada a movimentos do suporte, onde há incompatibilidade com a deformabilidade do produto de colagem (CHAVES, 2009). Segundo Silva (2007), fissuras em revestimentos ocorrem pelos seguintes fatores: movimentações higroscópicas, movimentações térmicas e deformações de estruturas. Thomaz (1989) salienta que se dê maior atenção às fissuras, uma vez que estas podem ser um aviso do estado de degradação de uma estrutura, ocasionando na falta de segurança. A tabela 2 mostra a configuração típica das fissuras por movimentação térmica, higroscópicas e por deformabilidade da estrutura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (514.5 Kb)   docx (467.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com